4 testes caseiros para saber se você está grávida

21 de abril de 2020
Ao contrário dos testes de gravidez comprados na farmácia, existem testes caseiros extremamente populares para saber se você está grávida. Você pode usá-los como uma brincadeira ou para dar a notícia para o seu parceiro ou a sua família.

Atualmente, temos os famosos testes de gravidez que garantem uma porcentagem muito alta de eficácia. De fato, podemos até mesmo fazer outros exames para verificar se há uma gravidez, mas como os nossos antepassados ​​faziam para saber? Além da ausência ou dos atrasos do período menstrual, existiam testes caseiros para saber se você está grávida.

O engraçado é que alguns desses testes ainda são usados ​​até hoje, seja como uma forma de se divertir ou uma maneira incomum de verificar esse estado. Você sabe quais são eles? Vamos te contar neste artigo.

Testes caseiros para saber se você está grávida: são confiáveis?

Alguns testes são baseados em superstições, outros em lendas. De qualquer forma, nenhum dos testes caseiros para saber se você está grávida foi cientificamente comprovado. Embora possam ter funcionado para algumas mulheres, não podemos ‘acreditar’ neles cegamente.

Vários desses testes incluem coletar a primeira urina pela manhã e misturá-la com alguma outra substância. De acordo com o efeito alcançado, seria possível dizer se a pessoa está grávida ou não.

A ideia é detectar o hormônio hCG, que é encontrado na urina e que é produzido em maiores quantidades durante a gravidez. É a mesma base que mais tarde foi usada para fazer os típicos testes que são comprados em farmácias ou para os exames médicos que permitem determinar se uma mulher está esperando um bebê.

Os testes caseiros para saber se você está grávida têm uma alta taxa de erros. Eles são escolhidos acima de tudo para confirmar as nossas suspeitas ou para comprovar que seremos mães por meio de um método divertido. No entanto, se você deseja verificar se está grávida, a melhor maneira é fazer um teste cientificamente comprovado.

Exemplos de testes caseiros para saber se você está grávida

O melhor momento para fazer um teste de gravidez – caseiro ou não – é após duas ou três semanas da ausência de período menstrual. Somente então o corpo começa a secretar mais hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana). Se você fizer o teste antes, ele dará negativo.  

testes caseiros para saber se você está grávida

Às vezes, alguns sintomas da gravidez são confundidos com os da menstruação, já que os seios ficam mais sensíveis, há dor abdominal, talvez mau humor, irritação ou cansaço excessivo. No entanto, existem outros que são específicos da gravidez, tais como os famosos vômitos. 

Provavelmente você ainda não queira fazer o teste porque prefere esperar um pouco mais para confirmar se está grávida. Enquanto isso, você pode brincar um pouco com os seguintes testes caseiros para descobrir:

1. Teste do vinagre

Se você perguntar para a sua mãe ou avó, elas certamente te dirão que o usaram ou que conhecem alguém que o usou para saber se estava grávida. O teste envolve a coleta da primeira urina da manhã em um copo de vidro previamente fervido.

Então, adiciona-se uma colher de sopa de vinagre, deixando o líquido descansar durante meia hora, sem mexer. Se não houver nenhuma mudança, isso significa que você não está esperando um bebê. Mas, se o líquido formar espuma ou mudar de cor… Parabéns!

2. Teste do corrimento vaginal

Na verdade, esse não é um teste, pois se baseia na análise da cor do corrimento vaginal durante alguns dias. Quando há uma gravidez, ele se torna quase transparente e permanece dessa forma durante pelo menos algumas semanas.

“Os testes caseiros para saber se você está grávida têm uma alta taxa de erros. Eles são escolhidos acima de tudo para confirmar as nossas suspeitas ou para comprovar que seremos mães por meio de um método divertido”.

3. Teste do sabão

Esse é outro teste caseiro para saber se você está grávida que tem muitos anos de uso, pois parece funcionar. Você precisará de uma barra de sabão branco – aquele usado para lavar roupas – e, é claro, de urina.

O teste consiste em colocar o sabão em um recipiente de vidro e então despejar a urina da manhã até que ele esteja completamente coberto. Tampe imediatamente e mexa um pouco. Se uma espuma espessa se formar, significa que o resultado é positivo.

testes caseiros para saber se você está grávida

4. Teste da agulha

Também podemos encontrar alguns testes que são principalmente uma brincadeira entre as mulheres da família. Para esse em particular, são necessárias agulha e linha. Se você não tiver, pode usar um pingente e uma corrente.

Passe cerca de 30 centímetros de linha pela agulha e dê um nó na ponta. Então, deite-se na cama ou no sofá e segure a agulha a cerca de 10 centímetros da barriga (pendurada pelo fio). Fique completamente parada e aguarde durante alguns minutos para ver o que acontece. Se ela se mover sozinha, é porque você está grávida.

E ainda tem mais: de acordo com o movimento da agulha, é possível dizer se o bebê é um menino – se o movimento ocorrer em linha reta – ou uma menina – se a agulha se mover em círculos.

Você pode usar alguns desses testes caseiros para saber se você está grávida ou então no momento em que quiser dar a notícia para o seu parceiro ou para a sua família. Vai ser muito divertido e emocionante!