Que tipo de pai você é
Que tipo de pai você é? Segundo a psicologia moderna existem quatro tipos de paternidade que se diferenciam pela relação pai-filho. Essas quatro categorias são: autoritativo, autoritário, permissivo e negligente.
É importante destacar que todas as relações familiares são diferentes e , portanto, não existe uma receita única de como ser pai. Com este breve guia você poderá identificar qual o estilo que predomina em você na hora de educar seus filhos.
Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa quanto a necessidade de se sentir protegido por um pai
– Sigmund Freud –
4 estilos de paternidade: Que tipo de pai você é?
Pais autoritativos
É o estilo de paternidade que conta com mais aceitação, e que é considerado o mais efetivo. É fácil reconhecer um pai autoritativo porque acredita nas capacidades de seu filho e pode apoiá-lo em qualquer situação.
Os pais autoritativos se encarregam de criar um ambiente saudável e seguro para a família, e procuram fortalecer uma relação enriquecedora entre eles e seus filhos.
Como saber se você é um pai autoritativo
- Seus filhos tem conhecimento de rotinas e das regras da casa?
- Existe alguma consequência por não respeitar alguma das regras estabelecidas dentro da organização familiar?
- Seus filhos têm bem claro quais são as expectativas à respeito de seu comportamento? Essas expectativas são realistas?
- Você tem uma comunicação constante e eficaz com seus filhos? Eles sabem que podem falar com você sobre qualquer coisa sem medo de serem julgados?
Pais negligentes
Essa categoria de pais é perigosa. Não existe uma relação estável e real com os membros da família. Os pais negligentes tem comportamentos que atentam contra uma saudável convivência e a comunicação verdadeira com a família.
Como saber se você é um pai negligente
- Você se mantém distante das necessidades físicas e emocionais de seus filhos?
- Tem alguma ideia do que está acontecendo na vida de sua família?
- Sua casa é um lugar seguro para seus filhos onde eles podem compartilhar suas experiências e receber suas opiniões sobre elas?
- Você passa muito tempo longe de casa? Seus filhos ficam sozinhos por muito tempo?
- Você inventa desculpas frequentemente para deixar de fazer as atividades com seus filhos?
- Você conhece os amigos e os professores dos seu filhos?
Pais permissivos
Também são conhecidos como pais tolerantes. Tal como no caso anterior, este tipo de paternidade chega a ser negativa. Esses pais fornecem, mas não exigem uma resposta por parte de seus filhos.
O principal traço de um pai permissivo é que evita o confronto e estabelece poucas regras na convivência do lar. Essa falta de estrutura nas rotinas faz com que os filhos cresçam indisciplinados e sem autocontrole.
Como saber se você é um pai permissivo
- Existem limites e regras para seus filhos?
- Você frequentemente adapta as regras para que as crianças estejam sempre de bom humor?
- Você acredita que é mais importante ser um bom amigo de seu filho do que ser uma figura com autoridade?
- Você evita contradizer a vontade e os desejos de seus filhos?
- Você motiva seus filhos a fazerem as coisas esperando uma grande recompensa?
Pais autoritários
Não se deve confundir com autoritativo. Se denomina assim porque os pais exigem demais, porém não estimulam a boa conduta. Os pais autoritários dão pouca importância ao diálogo e à negociação entre eles e os filhos.
As regras familiares são inflexíveis e as expectativas dos progenitores são demasiado altas e pouco realistas. Costumam recorrer ao castigo para levar seus filhos a obedecer.
Como saber se você é um pai autoritário
- Existem regras muito restritas em casa, que você acredita que devem ser respeitadas sem importar as circunstâncias ou mesmo as situações?
- Se os seus filhos peguntam o porquê de uma determinada regra você responde com algo mais ou menos assim “por que eu quero”?
- Você evita dar opções a seus filhos quando se trata de tomar decisões sobre suas próprias vidas?
- Frequentemente você usa o castigo como um meio de forçar seus filhos a fazerem o que você quer?
- São raras as suas manifestações de afeto e estímulo diante das boas ações deles?
E você, que tipo de pai é?
O ideal é ser um pai autoritário e misturar todas as condutas positivas que cada estilo de paternidade tem. Ainda que seja fundamental conservar a autoridade você pode optar por uma disciplina positiva através da comunicação adequada.
Ser pai é uma lição que dura a vida toda. Procure aprender sempre com seus erros e conservar seus acertos. Assim, sua vida familiar será muito mais saudável e satisfatória.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Girardi, C. I., & Velasco, J. (2006). Padres autoritarios y democráticos y características de personalidad de estudiantes de licenciatura y posgrado. Revista intercontinental de psicología y educación, 8(1), 25-46. https://www.redalyc.org/pdf/802/80280103.pdf
- Ramírez, M. A. (2005). Padres y desarrollo de los hijos: prácticas de crianza. Estudios pedagógicos (Valdivia), 31(2), 167-177. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=s0718-07052005000200011
- López, S. P., Mesa, J. L., & Linares, M. C. C. G. (2002). Los estilos educativos de los padres y la competencia psicosocial de los adolescentes. Anuario de psicología/The UB Journal of psychology, 79-95. https://www.raco.cat/index.php/AnuarioPsicologia/article/download/61699/88466
- Torío López, S., Peña Calvo, J. V., & Rodríguez Menéndez, M. D. C. (2008). Estilos educativos parentales: revisión bibliográfica y reformulación teórica. https://gredos.usal.es/handle/10366/71805