Tipos de travesseiros para gestantes
Durante a gravidez, é muito provável que as mulheres tenham dificuldade para pegar no sono, principalmente a partir do segundo trimestre, quando a barriga já cresceu consideravelmente. Os travesseiros para gestantes costumam ser a solução para descansar ou dormir na posição correta.
A certa altura, o tamanho da barriga da futura mãe começa a causar diversos tipos de desconforto. Entre eles, destacam-se os musculares, ósseos e estomacais. Além disso, também há dificuldade para descansar ou pegar no sono por causa do peso que o bebê vai ganhando.
É por isso que hoje podemos encontrar no mercado uma grande variedade de modelos de travesseiros para gestantes. Todos eles foram criados visando o merecido descanso das futuras mães.
No entanto, embora sejam poucas, esses artigos também apresentam algumas desvantagens, geralmente associadas ao seu grande tamanho. Para conhecê-los melhor, não perca as descrições a seguir.
Vantagens e desvantagens dos travesseiros para gestantes
Os travesseiros que as gestantes costumam usar a partir do segundo trimestre de gravidez podem ou não ser úteis. Tudo depende das condições apresentadas pela futura mamãe.
Nesse período, o feto começa a aumentar de peso e tamanho, o que é evidenciado pelo crescimento notório da barriga. Esses fatores começam a condicionar o descanso da mulher.
Existem muitas vantagens e poucas desvantagens dos travesseiros para gestantes. Entre seus principais benefícios, podemos citar:
Adaptam-se ao corpo da mulher
Em sua maioria, envolvem as costas, a barriga, os quadris e até mesmo as pernas da mulher. No entanto, alguns modelos podem ser grandes e desconfortáveis para a pessoa que compartilha a cama com a gestante.
Evitam movimentos bruscos
No início do segundo trimestre, a barriga da gestante já tem um tamanho considerável, o que dificulta a movimentação e a obtenção de uma posição que ajude a pegar no sono. Os travesseiros para gestantes são ideais para evitar movimentos bruscos.
Úteis também durante a amamentação
Esses elementos são úteis tanto durante o período gestacional quanto após o parto, pois também podem se tornar um acessório para a amamentação.
Manutenção fácil
São fáceis de lavar, desde que o modelo e enchimento permitam. Existem alguns modelos grandes que não cabem na máquina de lavar. Contudo, caso sejam pequenos, podem perder parte do enchimento.
Ergonomia
Seus designs variados, em sua maioria ergonômicos, evitam desconforto estomacal e muscular.
Tipos de travesseiros para gestantes
Podemos encontrar diversos modelos de travesseiros para gestantes que se ajustam às necessidades específicas da futura mamãe. Entre eles, podemos destacar os seguintes:
Travesseiro em formato de ferradura
São projetados para apoiar o corpo todo e proporcionar conforto da cabeça às pernas. Geralmente, são grandes, o que também impede que a futura mãe faça movimentos bruscos. Um problema desse modelo pode ser a manutenção, pois alguns não cabem na máquina de lavar.
Travesseiro em forma de rosquinha
Geralmente, contam com enchimento de partículas de isopor. São ideais para ler um livro, assistir televisão ou simplesmente descansar um pouco, pois adotam a silhueta da futura mamãe. Posteriormente, também podem ser usados para amamentar.
“A certa altura, o tamanho da barriga da futura mãe começa a causar desconfortos musculares, ósseos e estomacais”.
Travesseiro de corpo
São alongados, ideais para apoiar da cabeça às pernas. A futura mãe pode posicioná-lo da maneira que preferir, até mesmo para envolver o corpo em uma extremidade. Geralmente são finos e, portanto, não ocupam muito espaço na cama, além de não incomodar o parceiro.
Travesseiro triangular
Geralmente, são feitos de espuma de borracha. São perfeitos para que a gestante se apoie enquanto dorme de lado, pois dão suporte para barriga nessa posição. Além disso, também podem ser usados embaixo dos joelhos e das costas. Nessa posição, ajudam a aliviar as típicas dores nessas áreas.
Os travesseiros para gestantes podem proporcionar conforto ou desconforto à futura mãe. Por isso, sua escolha deve ser cuidadosa e deve responder às necessidades específicas da mulher. É sempre recomendável consultar o especialista sobre a funcionalidade fornecida por cada um deles para saber qual é o mais benéfico em cada caso.