Conheça 6 acessórios para amamentação

· 29 de abril de 2019
O uso e  manutenção corretos dos acessórios para amamentação é tão importante quanto o ato de amamentar. Você sabe quais são os mais importantes?

É muito útil usar acessórios para amamentação. Algumas mães que acham difícil amamentar veem neles o aliado perfeito para avançar diante das dificuldades do ato.

Você deve conhecer o uso adequado de cada um desses instrumentos, bem como certas regras de higiene que promoverão a saúde do bebê e da mãe. Esses acessórios economizam tempo, trabalho e oferecem vantagens e desvantagens.

Um aspecto fundamental no uso de acessórios para amamentação é a higiene. Embora seja verdade que as mães sempre são muito cautelosas quanto à limpeza das crianças, com esses aparelhos você tem que multiplicar as medidas de limpeza.

Os estão são expostos à propagação de certas doenças através do contato com bactérias ou vírus, devido à falta de higiene desses elementos na hora de se alimentar através do seio de sua mãe.

A higiene varia de acordo com os acessórios para amamentação a serem usados ​​e a frequência com que são usados. Isso deve ser feito como um ritual meticuloso, sempre pensando na saúde e no bem-estar do bebê.

Tipos de acessórios para amamentação

1. Tira-leite

Funciona como um extrator de leite e, além disso, é um dos acessórios mais utilizados para a amamentação. Você pode obter o de uso manual ou elétrico. É popular entre as mulheres com baixa ou muita produção de leite materno.

No primeiro caso, é usado para estimular a produção de leite. Se o bebê, no momento da alimentação, suga e não obtém uma boa quantidade do leite, pode ficar cheio de gás e, com isso, sentir desconforto.

Na segunda situação, é utilizado com o objetivo de extrair a quantidade excessiva de leite que algumas mães podem produzir para não desperdiçá-lo. Em seguida, o leite é armazenado em um local adequado para sua ingestão subsequente.

O leite extraído também pode ser usado para a preparação de alimentos para bebês, como purês, cremes e mingau. Não devemos nos esquecer de esterilizar sempre a bomba tira-leite com água fervida. Assim, as bactérias que podem se tornar prejudiciais não se acumulam.

tira-leite

2. Protetores de mamilos

Em geral, são feitos de silicone e são encontrados diferentes tamanhos no mercado, com o objetivo de se adaptar ao mamilo da mãe. Não se deve usar modelos ​​maiores que o seu mamilo.

Geralmente, quando a mãe inicia o processo de amamentação, seus mamilos racham. Isso é muito doloroso para ela, já que ainda não há uma perfeita adaptação entre a mãe e o bebê nos primeiros dias. Os protetores de mamilos, portanto, fazem com que a hora da amamentação não seja um momento tão doloroso.

O ideal é que o bebê se alimente diretamente pelo mamilo, pois isso estimula a produção de leite na mãe.

3. Compressas frias ou quentes

Compressas mornas são usadas quando há dor intensa após a amamentação, o que ajuda a reduzir a pressão nos seios da mãe. É aconselhável colocá-las alguns minutos antes de alimentar a criança. No caso de mastite, seu uso não é recomendado.

Compressas frias podem ser usadas por 15 ou 20 minutos para aliviar um pouco do congestionamento do leite e prevenir a mastite. Elas devem ser usadas ​​colocando um pano como uma proteção, para que não sejam colocadas diretamente sobre a pele, pois o frio pode queimá-la.

Para que as compressas mantenham sempre a baixa temperatura, elas podem ser mantidas na geladeira.

“Um aspecto fundamental no uso de acessórios para amamentação é a higiene. Com esses instrumentos, você tem que multiplicar as medidas de limpeza.”

4. Mamadeira

Recomenda-se usar com um bico de silicone anatômica para evitar malformações na boca do bebê. Em certos casos, a mamadeira é usada para o armazenamento do leite materno.

Para uma lavagem adequada, o bico deve ser separado do resto da mamadeira e, então, ambas as partes devem ser mergulhadas em água morna com um sabão muito suave para remover quaisquer restos de leite.

5. Almofada para amamentação

É caracterizada por ser redonda e oca no centro, imitando a aparência de um “U”. Essa almofada é ideal para o momento da amamentação, já que o bebê fico no nível do mamilo sem a necessidade de a mãe fazer muito esforço para segurá-lo.

A mãe, portanto, permanece relaxada e fornece uma excelente posição para a criança. Hoje em dia, é uma parte essencial dos acessórios para amamentação.

mãe dando mamadeira ao bebê

6. Sutiã especial para amamentar

Com essa peça de roupa íntima materna, a mãe não terá que se despir completamente no momento de alimentar o bebê. Isso graças aos grampos que permitem abrir o sutiã e deixar o mamilo exposto. Esse acessório beneficia a mãe em termos de posição e apoio dos seios.

Cada um desses acessórios para amamentar traz sua contribuição para que esse lindo e importante momento seja muito mais agradável, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Todos os dias são feitas melhorias nesses acessórios ou novos modelos são lançados no mercado. Se você está prestes a se tornar mãe, recomendamos usá-los para fazer com que sua experiência de amamentação seja ainda mais maravilhosa.