O vinagre de maçã funciona contra os piolhos?

Os piolhos são um problema comum e suscita muitas preocupações. Por isso, o uso de remédios naturais, como o vinagre de maçã, está se tornando cada vez mais frequente.
O vinagre de maçã funciona contra os piolhos?
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por o dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 22 Dezembro, 2021

A infestação por piolhos é mais comum em crianças do que em adultos, pois os pequenos têm contato mais próxima com as cabeças uns dos outros ou compartilham roupas e brinquedos.

O vinagre de maçã costuma ser considerado eficaz na prevenção da entrada desses parasitas, mas é realmente útil para combater os piolhos?

Crianças e piolhos

A pediculose é um problema persistente e facilmente contagioso que ocorre com mais frequência em crianças em idade escolar.

Os piolhos não podem voar ou pular, e a transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo compartilhamento de roupas ou acessórios, como chapéus.

São animais muito pequenos que se reproduzem e transmitem rapidamente. Uma vez no couro cabeludo, sugam sangue e vivem aderidos aos fios de cabelos nas áreas de maior calor, refúgio e umidade. Em geral, alimentam-se do sangue da criança a cada 3 a 6 horas e, enquanto picam, injetam sua saliva.

Criança com coceira na cabeça por causa da pediculose.

Manifestações clínicas de pediculose

A coceira que caracteriza essa infestação é produzida quando o corpo da criança se sensibiliza diante dos antígenos da saliva do piolho. Essa reação é conhecida como hipersensibilidade imunomediada.

Em geral, a coceira aparece 1 ou 2 dias após a infecção. As localizações mais comuns das lesões são na nuca e ao redor das orelhas.

É importante ressaltar que coçar induz ainda mais coceira, o que pode favorecer a ocorrência de uma infecção bacteriana secundária.

O vinagre de maçã funciona contra os piolhos?

Embora as opções de tratamento para piolhos incluam agentes orais e inseticidas tópicos, o vinagre de maçã costuma ser considerado útil para melhorar essa condição. No entanto, provavelmente não é tão eficaz quanto é popularmente considerado.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Pediatric Nursery, a eficácia do uso do vinagre para combater os piolhos não é endossada. Na verdade, seu uso foi comparado ao de cinco remédios naturais diferentes:

  • Azeite de oliva.
  • Álcool isopropílico.
  • Vaselina.
  • Maionese.
  • Manteiga.

Entre todos eles, o vinagre foi o método menos eficaz para suprimir a eclosão das lêndeas ou eliminar os piolhos. Ainda assim, nenhum dos outros remédios foi realmente eficaz para esse propósito.

Outra publicação do Penn State Department of Entomology afirma que o vinagre não é eficaz para desgrudar as lêndeas do cabelo.

No entanto, a vantagem de alguns remédios naturais é evitar os potenciais efeitos tóxicos do uso de inseticidas em crianças pequenas.

Então, quais tratamentos são eficazes?

O manejo terapêutico da pediculose inclui medicamentos orais, medidas complementares de higiene, pomadas, cremes e xampus.

Um dos aliados mais conhecidos e eficazes para eliminar piolhos e lêndeas é o pente fino.

Além desse elemento, um artigo da Parasitology Research apoia o uso do óleo de melaleuca por suas propriedades inseticidas.

Por outro lado, os medicamentos que se mostraram eficazes como pediculicidas são os seguintes:

  • Medicamentos com receita: lindano, ivermectina, álcool benzílico.
  • Xampus de venda livre: aqueles que contêm piretrina ou permetrina.

A piretrina é um pesticida natural aprovado para uso em crianças com mais de 2 anos de idade.

Em contraste, a permetrina é um pesticida sintético semelhante à piretrina, mas está aprovado para uso em crianças com mais de 2 meses de idade.

Por sua vez, o álcool benzílico é indicado para pediculose em crianças a partir dos 6 meses.

Ao contrário de todos os outros, o lindano é usado como última opção porque pode causar efeitos colaterais graves, como convulsões e morte. Seu uso em bebês não é recomendado.

Você pode se interessar: Os piolhos pubianos e a gravidez

Medidas higiênicas para combater os piolhos

Menina com piolhos.

Além de usar os medicamentos prescritos, existem outras estratégias que podem ser implementadas para controlar uma infestação de piolhos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, os mais recomendados são os seguintes:

  • Usar um pente fino.
  • Verificar se há mais alguém infestado na família.
  • Aspirar móveis e pisos.
  • Lavar as roupas de cama e os bichinhos de pelúcia com água quente e sabão.
  • Lavar os pentes e as escovas em água quente por 10 minutos.
  • Não há necessidade de usar pesticidas em casa, pois os piolhos não sobrevivem mais do que alguns dias fora da cabeça.

O vinagre de maçã como última opção

Em conclusão, embora não se considere que o vinagre de maçã funciona contra os piolhos, muitas pessoas relatam que ele é eficaz quando usado.

Portanto, se você for usar vinagre de maçã para erradicar os piolhos, lembre-se de que provavelmente não dará resultados positivos. Nesse caso, consulte o médico para receber a indicação da forma mais eficaz e menos tóxica de combater os piolhos.

Pode interessar a você...
7 dicas para evitar os piolhos nas crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
7 dicas para evitar os piolhos nas crianças

A volta às aulas pode ser muito alegre, mas pode trazer experiências desagradáveis como piolhos. Aqui estão 7 dicas para evitar os piolhos no seu f...