13 dicas para dormir melhor durante a gravidez

· 5 de fevereiro de 2017

Com as grandes mudanças durante a gestação, é bastante provável que você tenha dificuldade para dormir. Por isso apresentamos essas dicas para que consiga dormir melhor durante a gravidez.

Lembre-se que dormir é fundamental para que o seu corpo tenha o descanso e o relaxamento necessário para dar vida a um novo ser.

Passos simples para dormir melhor durante a gravidez

1. Evite cochilar. Durante o primeiro trimestre de gestação você pode passar dias inteiros com uma tentadora sensação de sonolência. Porém, tente não dormir durante o dia para ficar mais fácil descansar durante a noite.

2. Compense as deficiências de sono que você tiver antes da gravidez. Muitas mulheres engravidam em um momento de suas vidas em que já têm muita deficiência de sono. Assim, para que você possa dormir melhor durante a gravidez, recomenda-se que compense essas horas sem dormir indo antes para a cama ou levantando-se um pouco mais tarde.

gravidez

3. Reduza os níveis de estresse e ansiedade. Ambas as condições têm componentes que afetam o corpo e a mente. A má qualidade do sono pode levar a algumas complicações no momento do parto. Quando você está cansada ou estressada os músculos também se cansam e não têm a flexibilidade necessária na hora do parto.

4. Use travesseiros para apoiar o peso do seu corpo. Não importa em que posição você prefira dormir, mas para que consiga dormir melhor durante a gravidez precisará de um bom apoio. Coloque almofadas em torno de seu corpo até que você se sinta confortável o suficiente.

5. Essência de lavanda. Esta planta tem uma fragrância agradável que também vai ajudar a relaxar o corpo e a mente. Um bom truque é colocar um pouco de essência de lavanda ou um ramo dentro de seu travesseiro de modo que o perfume permaneça durante a noite.

6. Não tome muito líquido depois das 4 horas da tarde. As mulheres grávidas têm peso extra sobre a bexiga, o que pode levar a sentir mais vontade de urinar. Para evitar ter de se levantar para ir ao banheiro durante a noite, tome pouco líquido após as 4 horas da tarde. Dessa forma o corpo terá tempo de eliminar os fluidos que não precisa antes de você ir para a cama.

7. Compressas quentes. Dor nas costas é uma das causas mais frequentes dos problemas de sono em mulheres grávidas. Aqueça uma bolsa de água e faça compressas nos quadris e nas costas. Ao aliviar a dor, será mais fácil dormir melhor durante a gravidez.

8. Imersão em água quente. O banho de imersão com água morna vai ajudar os músculos e o sistema circulatório a estarem melhor preparados para o momento do parto

gravida-356141_640-500x333

9. Regule seus horários de sono. Mesmo nos fins de semana você deve seguir uma programação regular para que o seu corpo se adapte e obtenha a quantidade necessária de descanso para funcionar bem durante o todo o dia.

10. Elimine da sua dieta alimentos que não fazem bem na hora de dormir. As refeições pesadas tais como alimentos fritos e picantes podem causar dificuldades no sistema digestivo e também se tornar um problema para conseguir dormir.

11. Coma porções menores de alimentos durante todo o dia. Para que você não tenha problemas com o peso e com o funcionamento do seu sistema digestivo é muito mais conveniente comer várias vezes durante o dia e em pequenas porções em vez de três grandes refeições que apenas satisfazem por um tempo.

12. Fique longe do tabaco. Claro que você deve parar de fumar antes de iniciar sua gravidez, mas também é necessário que evite qualquer contato indireto com a fumaça do cigarro. As mulheres que estão em contato com a fumaça são mais propensas a desenvolver problemas de sono, para não mencionar dificuldades respiratórias que essas substâncias podem gerar.

13. Mantenha-se em movimento. Uma rotina de 30 minutos de exercício por dia vai lhe ajudar a fortalecer seu corpo e facilitar o trabalho de parto. Pratique atividades físicas como caminhadas, natação ou aeróbica que são exercícios de baixo impacto. Se você nunca praticou qualquer esporte comece com apenas 5 minutos por dia e aumente mais cinco minutos a cada semana até chegar a 30 minutos.