5 hábitos que fazem engordar durante a gravidez
Os hábitos que fazem engordar durante a gravidez estão relacionados com as rotinas que talvez você não tinha antes, ou então tinha mas não faziam você ganhar tanto peso. Considerando a sua saúde e as mudanças que você precisa adotar agora que está grávida, neste post vamos falar sobre o que consideramos os 5 principais hábitos que fazem engordar durante a gravidez.
5 hábitos que farão você engordar
O mau hábito de satisfazer os desejos lhe dá “licença” para comer em excesso
Embora algumas mulheres digam que seja mito ou invenção, durante a gravidez muitas declaram que em algum momento sentiram uma sensação muito forte e precisaram comer alguma coisa, o desejo como é conhecido.
O problema desse desejo é que ele aparece a qualquer hora do dia ou da noite.
Chocolates, batatas fritas, sorvetes, bolachinhas doces, pizza, leite condensado, milkshake, pudim, pão… o universo dos desejos reúne muitos junk foods.
É por isso que entre os principais hábitos que engordam durante a gravidez podemos considerar como principal, o desejo e a facilidade com que eles podem ser satisfeitos.
Se você é uma dessas mulheres que sente desejos por comida e os satisfaz facilmente, pode engordar. Especialmente quando não fica atenta ao horário, à quantidade que consome ou à qualidade em termos de valor nutricional que tais alimentos têm.
O mau hábito de dormir depois de comer engorda
Durante a gravidez a mulher você pode se sentir mais cansada do que antes. Esse cansaço excessivo fará com que queira cochilar ao longo do dia.
Algumas mulheres se deitam para descansar logo após o café da manhã, almoço, lanche da tarde, etc… Este é um dos hábitos contribuem para o ganho de peso desnecessário.
Se colocar em posição horizontal sem esperar que a digestão termine também pode provocar o refluxo gástrico ou ainda a acidez no estômago.
Parar de fazer qualquer tipo de exercício físico contribuirá para o ganho de peso
Uma mulher grávida deve fazer exercícios físicos para controlar seu peso corporal e prevenir algumas doenças que ocorrem durante a gravidez.
Há muitos exercícios físicos que podem ser feitos nesta fase:
- Dança
- Ioga
- Pilates de baixo impacto
- Caminhadas de curtas distâncias
- Hidroginástica
Não cumprir as 5 ou 6 refeições por dia recomendadas pelo ginecologista pode levar você a comer mais
Os especialistas recomendam distribuir toda a alimentação do dia entre 5 a 6 refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, janta e lanche da noite (embora nem todos indiquem o lanche da noite)
Uma grávida que ignora qualquer uma dessas horas de comer, chega à refeição seguinte com muito mais apetite e portanto, acaba comendo mais.
A frequência disso faz engordar.
Entre os hábitos que engordam está o consumo de refrigerantes
Os refrigerantes são prejudiciais à sua saúde. Eles são compostos de sacarose, cafeína, frutose, aromas artificiais e outros ingredientes que aumentam a sua gordura corporal.
Quando esses líquidos são consumidos no lugar de alimentos saudáveis impedem que o corpo receba vitaminas, minerais, proteínas e fibras que tanto necessita.
O refrigerantes favorecem o surgimento de doenças como diabetes, obesidade e alguns problemas renais que podem levar à uma gravidez de alto risco, colocando em perigo tanto a sua saúde como a saúde do seu bebê.
Finalmente, é bom lembrar que os refrigerantes aumentam a acidez do estômago que já uma coisa recorrente durante a gravidez.
Se você engordar durante gravidez é devido aos maus hábitos
Ganhar peso durante a gravidez é normal. À medida que as semanas passam e a barriga cresce, a balança vai marcando um aumento no peso corporal.
Especialistas veem como um problema se a gestante não ganha o peso que tem de ganhar, que é verificado em cada consulta. Mas, como a falta do aumento de peso é um indicador para ficar atento, o aumento excessivo também é.
Uma alimentação incorreta somada a todos os maus hábitos que mencionamos acima fazem com que a grávida exceda o peso que deve ter em cada consulta de acordo com a sua altura, peso inicial, e semana de gestação em que se encontra.
Então, a resposta está em simplesmente reverter a situação. Deixe de lado pouco a pouco esses maus hábitos e melhore a sua qualidade de vida.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Luo HQ, Cao PY, Zuo ZL, Wu K, Qian JH, Ren XH. [Sleep Duration and Abdominal Obesity in Elderly in China]. Sichuan Da Xue Xue Bao Yi Xue Ban. 2017 Jul;48(4):584-588.
- Stanhope KL. Sugar consumption, metabolic disease and obesity: The state of the controversy. Crit Rev Clin Lab Sci. 2016;53(1):52-67.