Almofadas para grávidas: usos e benefícios

· 1 de outubro de 2017

Atualmente existem almofadas para grávidas, especialmente desenhadas para solucionar seus problemas de insônia ou de dormir mal. Essas almofadas proporcionam o descanso que você tanto necessita.

Com certeza você procura ficar confortável na hora de dormir, porém a preocupação sobre qual é a melhor postura para não criar problemas para o bebê enche sua cabeça por encontrar uma posição boa.

Isso parece não melhorar à medida que os meses passam. Nosso ventre aumenta de tamanho e então conciliar o sono e o descanso que você necessita se torna cada vez mais complicado.

Frequentemente durante a gravidez não conseguimos conciliar o sono porque não podemos adotar a posição que queremos ou nos sentiremos mal: dores lombares e/ou estomacais que não nos deixam respirar bem, etc… Estamos incômodas.

Uma das dificuldades mais comuns durante a gravidez – sobretudo quando já está avançada– é conseguir dormir bem. Isso ocorre em grande parte pelo incômodo e a própria preocupação sobre se a postura está certa, ou não para o bebê.

Se você está tendo problemas para dormir ou tem dores nas costas, já pode dizer adeus à essas noites de insônia. As almofadas para grávidas são especialmente desenhadas para dar um apoio cômodo ao seu corpo.

Os benefícios das almofadas para as grávidas

O descanso e o equipamento que será utilizado para dormir são indispensáveis para seu bem-estar e do seu bebê.

  • Proporcionam um ajuste perfeito às costas, ventre, quadris, e pernas quando a mãe se deita.
  • Estão desenhadas para se adaptarem totalmente ao formato do corpo da mulher grávida
  • Reduz a possibilidade de se movimentar demais na cama
  • Alivia as dores pélvicas, nos quadris e das costas.
  • Seu contorno é especial para ajudar as mães a prevenir a acidez estomacal e problemas das costas
  • São compactas para não ocupar espaço demais.
  • Podem ser lavadas simplesmente colocando na máquina de lavar roupas.
mãe dormindo com uma almofada para grávidas

São perfeitas para dormir, relaxar e, inclusive, para amamentar o bebê, já que proporcionam um grande apoio e reduzem as câimbras nos braços e ombros.

Tipos de almofadas para as grávidas

Atualmente você poderá encontrar uma grande variedade de almofadas pré-natais, com diferentes estilos, formatos, materiais, e recheios para escolher conforme seu gosto e necessidade.

Almofadas em forma de cunha

Esse tipo de almofada se caracteriza por ter a forma de triângulo ou de uma meia-lua e de ser fabricada à base de espuma. Sua função é oferecer suporte ao ventre volumoso quando dorme de lado.
A vantagem dessas almofadas é que são pequenas e você pode guardar com facilidade. Inclusive, podem ser utilizadas depois da gravidez.
Almofada tipo cunha para grávidasAlmofadas grandes em formato de “U”

Costumam vir em tamanho XXL, com o objetivo de dar conforto a todo o corpo, já que você pode apoiar cada parte de seu corpo, desde a cabeça, barriga, pernas e até as costas.
A principal vantagem das almofadas para grávidas é que incitam a conciliar o sono na posição de lado. Essa é a postura mais adequada para a gravidez já que limita sua capacidade de realizar movimentos bruscos.

Almofadas em formato de “C” ou corpo inteiro

As almofadas no formato de “C” costumam ser as preferidas pela maioria das grávidas. São desenhadas para que você durma de lado e tenha apoio para a cabeça, para parte de baixo de sua barriga e entre suas pernas, os lugares estratégicos para seu bom descanso.
As almofadas de corpo inteiro oferecem apoio onde você mais precisa, porém seu tamanho como das almofadas em formato de “U” pode ser incômodo.
mãe dormindo com uma almofada para grávidasAlmofadas de formato reto e comprida

São muito parecidas com as em formato de “C”, pois seu formato comprido também funcionam para apoiar todo seu corpo. Sua característica principal e que são mais manejáveis e resultam muito úteis para que você possa encontrar uma postura cômoda na cama na hora de dormir.

Uma almofada pré-natal para apoiar pontos chaves do corpo pode ser tudo o que você necessite para dormir tranquilamente, e esse tipo de almofadas são desenhados para dar todo o conforto e descanso necessário.

Almofadas comuns ou travesseiros 

Algumas mães preferem tentar dormir com os travesseiros ou almofadas comuns que já t~em em casa, e isso dependerá de colocá-las estrategicamente nos pontos onde você necessita de maior apoio.

Ao dormir de lado não se corta o fluxo sanguíneo e a oxigenação contínua sendo a adequada tanto para a mãe como para o bebê. Os especialistas asseguram que o ideal é dormir sobre o lado esquerdo do corpo.

A vantagem de não investir numa almofada para pré-mamães é que você pode usar qualquer almofada que encontre em casa e pode continuar usando depois da gravidez, só que pode chegar a ser incômoda, pois que se deslocam com facilidade cada vez que você se mexa.