Descubra porque os bebês não devem usar travesseiro

· 17 de agosto de 2017

Os bebês não devem usar travesseiro porque a constituição de seu corpo, ainda que à simples vista pareça que sim, não é igual a dos adultos de sua espécie. Os bebês não nascem fortes para já começarem a caminhar, correr, se alimentar e sobreviver por sua conta. Eles necessitam de proteção e cuidados extremos que lhes garantam não só seu bem estar, como também sua saúde. E por isso é importante falar sobre travesseiros aqui.

O travesseiro no berço do bebê: um perigo constante

O travesseiro no berço do bebê é um desses elementos que podem colocar em perigo seu bem-estar. Diferentemente do que algumas mães consideram – “meu filho está mais protegido ao bater nas grades do berço se está rodeado de travesseiros” – na verdade os travesseiros que rodeiam o bebê o colocam em risco.

los bebés no deben usar almohada 2

Os recém-nascidos são fracos, seus movimentos são escassos, lentos e suaves. Eles todavia não têm a força necessária para girar sozinhos sobre o colchão ou agarrar as coisas.

Suas habilidades psicomotoras são primitivas, mas, precisamente, por isso é que os travesseiros dentro do berço dos recém-nascidos são tão perigosos.

Se em qualquer descuido um deles cair em cima do rostinho do bebê este seria incapaz de tirá-lo, somente poderia chorar (se é que pudesse) para que sua mãe viesse socorrê-lo, não teria nenhuma outra opção para evitar a asfixia.

No caso dos bebês maiores o perigo não diminui.

Como já são capazes de pegar os travesseiros e levantá-los, se virar no berço e fazer tantas outras peripécias, também podem estar em risco.

O travesseiro como símbolo de comodidade?

Para os adultos dormir com um travesseiro pode simbolizar que se dorme de uma maneira cômoda. De fato, realmente muitas pessoas desensolvem certa dependência de seus travesseiros até o ponto de que não conseguem conciliar o sono sem eles.

Entretanto, para as crianças pequenas não ocorre o mesmo, e longe de resultar confortáveis para seu descanso, dormir sobre travesseiros pode lhes trazer vários problemas.

Cada bebê é um milagre único e impossível de repetir

-Anônimo-

Mamãe, você deve saber que as proporções do corpinho de seu bebê não são iguais à dos adultos.

As crianças nascem com uma cabeça maior em proporção ao resto de seu corpo. Seu pescoço é curto e conta com uma musculatura ainda fraca que necessita se fortalecer à medida que se exercita e alcança certas habilidades.

Esse pescoço, que nas primeiras etapas é incapaz de sustentar a cabeça (controle cefálico), deve contar com a mobilidade suficiente para se desenvolver, e não estar limitado pela suavidade que os travesseiros oferecem.

O pescoço necessita alcançar sua curvatura natural à medida que o bebê cresce.

Os bebês não devem usar travesseiros

los bebés no deben usar almohada 3

Mamãe, quando você colocar seu filho para deitar em seu berço, este deve estar livre de qualquer elemento que possa colocar sua vida em perigo, sobretudo, quando você deixá-lo sozinho, mesmo que seja por alguns momentos.

Os travesseiros, os bichos grandes de pelúcia , os móbiles pendurados acima de sua cabecinha… hoje existem muitos objetos que servem para enfeitar e entreter os bebês.

Nós não recomendamos a você que prive seu bebê de nenhum deles, mas damos este conselho: se você vai distrai-lo com tais objetos, se mantenha ao seu lado enquanto isso ocorre.

Quando dar a criança um travesseiro para dormir?

Dê a seu filho um travesseiro para dormir se você nota que ele gosta de apoiar sua cabecinha sobre ele, mas somente quando ele seja capaz de falar, agarrar e de retirá-lo por si só; quer dizer, quando possa escapar do perigo.

Também quando tenha crescido o suficiente e tenha a musculatura de seu pescoço fortalecida.

Quem sabe, após os 3 anos de idade seja o momento apropriado. Em qualquer caso, isso será determinado por ele e por você.

Somente tenha em conta que, antes de buscar o travesseiro que ele usará, escolha um que seja preferencialmente de espuma e não de outro material. A espuma não acumula muito pó e pode ser lavada com facilidade.

Ah! E quando o use, mude a fronha com frequência para que esteja sempre limpa e não provoque alergias.