Atividades de mindfulness e meditação para famílias
Será que o mindfulness e a meditação em família podem deixar sua vida diária mais zen? Sabe-se que a atenção plena e a meditação reduzem a ansiedade, aumentam a empatia e promovem a felicidade e o bem-estar em pessoas de todas as idades e culturas.
Meditar com as crianças pode parecer uma perspectiva estressante, mas essa prática simples e antiga pode assumir diversas formas e, de fato, ser magnífica para os pequenos.
Comece com esses exercícios fáceis e divertidos para apresentar a paz interior para as crianças e para que a família toda sinta que as situações mais estressantes podem ser controladas dentro de cada um.
Respiração em família: mindfulness e meditação
A respiração é um desses reflexos biológicos ao quais nem damos atenção. Certamente, é algo que fazemos bem, certo? Aprender a fazer respirações profundas para a limpeza do corpo é uma maneira fácil e instantânea de inspirar alguns momentos de concentração silenciosa.
Peça para o seu filho apoiar as mãos sobre a barriga e fechar os olhos fechados. Incentive-o a respirar profundamente pelo nariz, contando até cinco, segurar a respiração durante dois segundos e então fazer contagem regressiva enquanto expira cada gota de ar. Peça para ele observar como o peito dele sobe e desce enquanto ele enche os pulmões e libera o ar.
No entanto, se isso for silencioso demais para o seu filho, vocês podem sussurrar sons de animais enquanto expiram, tais como o zumbido de uma abelha ou o mugido de uma vaca. Essa atividade de mindfulness e meditação tranquila é perfeita para salas de espera e outros momentos de ansiedade.
Ouvir com atenção
A atenção plena tem a ver com sintonizar o momento presente e aceitá-lo sem apego ou julgamento. As crianças estão constantemente em movimento, tanto física quanto mentalmente, indo e vindo entre o que aconteceu no final e o que vem depois. Então, elas ainda estão desenvolvendo o dom de focar e apreciar o aqui e agora.
Desafie seus filhos com um jogo e peça para se sentarem com as pernas cruzadas e os olhos fechados. Peça a eles para ouvirem com atenção enquanto você toca um sino, um sino de vento ou acordes musicais e para levantarem as mãos quando não conseguirem ouvir mais nenhum som.
Afinal, a paciência e a escuta são habilidades importantes para cada fase da vida. Com essa atividade, seus filhos vão aprender a ouvir e a ter paciência, algo fundamental tanto para a vida pessoal quanto para a futura vida profissional.
Meditação e mindfulness antes de dormir
As dificuldades na hora de dormir fazem com a meditação noturna seja algo difícil, porém ideal, se você puder incorporá-la à sua rotina. A meditação guiada feita enquanto o corpo está deitado e relaxado é uma boa ideia para a família toda, pois tem como objetivo acalmar a mente através de áudios com instruções relaxantes.
Por exemplo, você pode pedir ao seu filho para que ele imagine que é uma árvore, visualizando suas raízes e galhos, folhas ou flores, assim como o campo ou a floresta onde ele está crescendo e como ele chegou até lá. Peça para ele sentir o calor imaginário do sol e o toque da terra que está embaixo dele.
Fale devagar e inclua uma respiração longa e exagerada entre as pausas. Basicamente, essa é a história mais relaxante antes de dormir! Você pode pesquisar no YouTube “meditação de sono para crianças” para encontrar um anfitrião relaxante ou ideias para a sua própria rotina de meditação guiada antes de colocar as crianças para dormir.
Meditação em movimento
As crianças adoram se movimentar. Ficar parado pode ser um fator desafiador ao tentar meditar com as crianças. O yoga, que é como se fosse uma meditação em movimento, ajuda a desenvolver a força física e mental e a flexibilidade, ao mesmo tempo que ensina paciência, concentração, respiração e resistência.
Faça disso uma atividade familiar, procurando aulas de yoga para crianças como um exemplo saudável enquanto vocês aproveitam um momento de união em família.
A meditação não serve apenas para os monges no topo de uma montanha. É uma atividade divertida e acessível que qualquer pessoa pode praticar em qualquer lugar. Introduzir esse conceito relaxante na vida das crianças desde cedo pode proporcionar um efeito cascata de benefícios para a vida toda.
Nesse sentido, qual é a coisa mais importante a ser lembrada ao tentar ensinar sobre a atenção plena para os seus pequenos? Deixar ir. Quanto mais expectativas você tiver, na meditação e em todos os aspectos da vida, mais fáceis serão os seus dias. A meditação e a atenção plena podem ensinar a aproveitar a vida e os desafios.