Benefícios da pera na gravidez

Vamos mostrar aqui uma série de razões pelas quais você deve incluir peras em sua dieta durante a gravidez. É uma fruta com vários benefícios para a saúde.
Benefícios da pera na gravidez
Saúl Sánchez Arias

Revisado e aprovado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 22 outubro, 2022

A pera é um alimento que apresenta vários benefícios durante a gravidez. É um dos vegetais mais recomendados para incluir na dieta com frequência. Este alimento não só contém uma grande quantidade de antioxidantes, mas também é uma fonte de fibra. Estamos falando de um elemento que melhora o funcionamento do tubo digestivo.

Antes de começar, lembre-se de que os especialistas em nutrição recomendam comer pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia para manter uma boa saúde ao longo dos anos. Além disso, essa estratégia está associada a um menor risco de morte por qualquer causa e envelhecimento mais lento.

A pera é boa para o trato digestivo

As peras são ideais para consumir durante a gravidez, pois fornecem fibras, são ricas em água e ajudam a prevenir diversas patologias.

Um dos principais benefícios da pera durante a gravidez tem a ver com o seu teor de fibras. Esta substância demonstrou aumentar o volume do bolo fecal e causar maior estimulação dos mecanorreceptores. Graças a isso, a motilidade aumenta e você terá menos probabilidade de sofrer com prisão de ventre, que é bastante comum durante o período de gestação. No mínimo, seria positivo garantir um consumo de 25 gramas de fibra por dia.

Tenha em mente que a fibra da pera também pode servir como substrato energético para as bactérias que vivem no tubo. É ainda classificada como alimento prebiótico. Graças a isso, a densidade dos microrganismos aumenta e os problemas de disbiose que podem condicionar negativamente a digestão posterior são evitados. Isso é importante para evitar a gênese de patologias intestinais do tipo inflamatório.

Claro, quando certas doenças ou uma situação de disbiose já se desenvolveram, pode ser necessário limitar a ingestão de fibras, pelo menos temporariamente. Caso contrário, os sintomas podem piorar e ficar cada vez mais irritantes. Se isso acontecer durante a gravidez, é melhor consultar um profissional de nutrição para propor uma solução adequada.

Pera reduz o risco de diabetes gestacional

Outro benefício de consumir peras durante a gravidez tem a ver com a capacidade deste alimento de ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. Em parte, isso se deve ao seu teor de fibras. É sempre importante modular a entrada de glicose na corrente sanguínea, mas mais ainda durante a gravidez. É possível que, nesta fase, se desenvolva uma patologia conhecida como diabetes gestacional, que causaria alterações metabólicas no bebê. Isso é evidenciado por um estudo publicado na Clinical Chemistry.

Para limitar o risco, é melhor priorizar a ingestão de carboidratos complexos e garantir o consumo de vegetais. Se os requisitos diários de fibra estipulados forem atendidos, também será mais difícil que o problema ocorra. No entanto, caso apareça, alguns ajustes terão que ser feitos para evitar níveis descontrolados de açúcar no sangue que podem causar sérias alterações na saúde da mãe e do feto.

De qualquer forma, boa parte das chances de encarar esse problema é dada pelo estado anterior da composição corporal da mãe. Quando não se está partindo de uma situação de sobrepeso, é mais raro ocorrerem alterações significativas no metabolismo. Ainda assim, é melhor otimizar sua dieta no início da gravidez para garantir o sucesso reprodutivo.

A pera é um alimento que favorece o controle da glicemia, por isso contribui para a prevenção do diabetes gestacional.

A pera tem vários benefícios na gravidez

Como você viu, a pera traz diversos benefícios para a saúde da mãe e do feto quando consumida durante a gravidez. Por isso, deve fazer parte das dietas com frequência. Claro que o segredo está na variedade, por isso é positivo que também sejam incluídas outras frutas para garantir uma boa saúde ao longo dos anos. Dessa forma, as necessidades nutricionais serão atendidas.

Para finalizar, lembre-se de que durante a gravidez existem alguns alimentos que são proibidos, pois seu consumo pode acarretar riscos à saúde do feto. Portanto, devem ser completamente excluídos da dieta. Se você tiver dúvidas, é melhor consultar um profissional. Desta forma, poderá obter um menu individualizado que cobre todas as necessidades e garante o bom desenvolvimento do bebê.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Tabbers MM, Benninga MA. Constipation in children: fibre and probiotics. BMJ Clin Evid. 2015;2015:0303. Published 2015 Mar 10.
  • Coustan DR. Gestational diabetes mellitus. Clin Chem. 2013;59(9):1310-1321. doi:10.1373/clinchem.2013.203331

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.