O que é cianose ou pele roxa?
A cianose ou pele roxa ocorre quando uma cor azulada aparece na pele, principalmente relacionada à falta de oxigênio no sangue. Um dos primeiros sinais do aparecimento dessa doença é quando os lábios e os dedos do bebê ficam azuis.
Além disso, pode aparecer de repente acompanhada de problemas respiratórios e outros sintomas que descreveremos abaixo.
Sintomas de cianose ou pele roxa
Geralmente, os bebês com essa doença tendem a ter dificuldade para ganhar peso e até apresentam baixo peso ao nascer. Além disso, eles tendem a se cansar rapidamente quando estão se alimentando.
Ao notar uma cor azulada nos dedos, lábios ou pés dos bebês, devemos ficar muito atentos aos seguintes sintomas que podem aparecer:
- Irritabilidade.
- Baixo peso e dificuldade para ganhar peso.
- Geralmente não apresentam muita atividade.
- Queimação das narinas devido a dificuldades em respirar.
- Emissão de ruídos quando o bebê respira.
- Infecções respiratórias repetidas.
- Espessamento da última articulação dos dedos.
Tipos de cianose ou pele roxa
É importante notar que existem vários tipos de cianose e que cada um deles se deve a uma causa diferente. Portanto, no momento de detectar o tom azulado na pele do bebê, devem ser realizados os exames necessários, determinando de qual tipo de cianose se trata e colocando em prática o tratamento adequado. Aqui mencionamos a causa de cada um:
Cianose central
Esse tipo de cianose também é conhecido como acrocianose, e a coloração azulada ocorre principalmente na região dos lábios. Também pode ocorrer nos dedos das mãos ou dos pés.
É causada por doenças do coração ou dos pulmões, ou por tipos anormais de hemoglobina, como metemoglobina ou sulfemoglobina.
Outras causas:
- Lesão durante o parto.
- Síndrome do desconforto respiratório.
- Edema pulmonar.
- Hérnia de diafragma.
- Obstrução das vias aéreas superiores.
Cianose transitória
Se a criança apresentar esse tipo de cianose, suas mãos e seus pés tendem a adquirir uma coloração azulada, principalmente se o bebê estiver em uma área fria, causando vasoconstrição dos vasos sanguíneos devido ao frio.
É muito comum em recém-nascidos e pode durar vários dias.
Cianose periférica
Esse tipo de cianose acomete principalmente as extremidades quando há diminuição da circulação sanguínea local em órgãos periféricos. Pode-se observar se o bebê apresenta uma coloração azulada nos braços e nas pernas, além de estar frio ao toque.
Também pode ocorrer quando o sangue arterial não tem níveis normais de oxigênio, quando há doença pulmonar ou defeitos cardíacos.
Outras causas:
- Diminuição do bombeamento de sangue pelo coração.
- Doenças como trombose ou embolia.
- Constrição dos vasos sanguíneos nas extremidades.
“Quando a hemoglobina desoxigenada atinge entre 4-6 g dl é quando uma possível cianose pode ser detectada”
Tratamento
As causas determinam o tipo de cianose e, embora o tratamento seja diferente em cada caso, estas serão algumas das medidas:
- Se o bebê desenvolver cianose causada pela exposição ao frio (cianose transitória), é de vital importância reaquecer rapidamente a criança, usando aquecimento ou casacos.
- Em caso de apresentação devido a defeitos cardíacos congênitos, é possível realizar cirurgia.
- Pode ser tratada através do uso de um ventilador respiratório, tudo baseado no tratamento indicado pelo médico.
- Também é possível, em alguns casos, tratar a cianose através de fluidos intravenosos.
- Se o bebê tiver transposição das grandes artérias (TGA) como a causa da cianose no nascimento, uma injeção de prostaglandina pode ser administrada.
Quais exames o médico realizará em cianose ou pele roxa?
Caso o médico suspeite da existência da doença, ele solicitará a realização de vários exames para determinar a causa do aparecimento da cianose e seu tipo. É imprescindível aguardar o pedido do médico para a realização dos seguintes exames:
- Raio-X do tórax.
- Cateterismo cardíaco.
- Monitoramento da saturação de oxigênio.
- Exame de sangue.
É importante ficar muito atento à pele do bebê e, caso você identifique uma cor azulada, consulte seu médico imediatamente. Embora existam vários sintomas relacionados a essa doença, geralmente esse é o sinal mais evidente e aquele que indica a sua presença com maior certeza.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Medlineplus. (2021). Coloración azul en la piel. Consultado el 28 de enero de 2022. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/003215.htm.
- Herranz M, Clerigue N. (2003). Poisoning in children. Methaemoglobi- naemia. An Sist Sanit Navar. 26 (Suppl. 1): 209-23.
- Kyavar, M., & Sadeghpour, A. (2014). Cyanosis. In Comprehensive Approach to Adult Congenital Heart Disease.
- Sánchez, M. P., Del Moral, C. R., Rodríguez, C. S., Casso, S. J., & De Guevara, M. P. V. (2008). Crisis aguda de cianosis en un lactante. Boletín de Pediatría, 48, 124-127. https://www.sccalp.org/documents/0000/0050/BolPediatr2008_48_124-127.pdf.
- Dezube R. (2021). Cianosis. Manual MSD. Consultado el 12 de febrero de 2023. https://www.msdmanuals.com/es/hogar/trastornos-del-pulm%C3%B3n-y-las-v%C3%ADas-respiratorias/s%C3%ADntomas-de-los-trastornos-pulmonares/cianosis.
- Fundación Española del Corazón. (S.F.) Transposición de grandes vasos. Consultado el 12 de febrero de 2023. https://fundaciondelcorazon.com/informacion-para-pacientes/enfermedades-cardiovasculares/transposicion-de-grandes-vasos.html.
- Instituto Nacional del Cáncer. (S.F.). Metahemoglobinemia. Consultado el 12 de febrero de 2023. https://www.cancer.gov/espanol/publicaciones/diccionarios/diccionario-cancer/def/metahemoglobinemia.
- MedlinePlus. (2021). Fenómeno de Raynaud. Consultado el 12 de febrero de 2023. https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/000412.htm.