Como contar para os meus pais que estou grávida?

6 de julho de 2019
Ter uma relação pré-matrimonial sem a responsabilidade e a maturidade necessária pode trazer consequências ruins, incluindo uma gravidez inesperada. Encarar os pais com uma notícia como essa não é uma tarefa fácil.

Quando você está em um relacionamento e tem relações sexuais antes do casamento sem medir as consequências, uma gravidez indesejada pode acontecer. Nesses momentos de incerteza, muitas mulheres se perguntam: como contar para os meus pais que estou grávida?

A maturidade, na maioria das vezes, anda de acordo com a idade. No entanto, desde o início da adolescência, os pais devem ter as conversas necessárias com os filhos sobre o que é um namoro responsável. A ideia a ser transmitida é a de que todas as experiências da vida devem ser experimentadas no momento certo.

A adolescência e a sexualidade

O namoro é uma fase na qual os casais se conhecem e vivem o amor mais puro. Nela, há uma união íntima, a afinidade com a outra pessoa é descoberta e o respeito é cultivado.

Geralmente, o que acontece é que quando nos apressamos para viver situações ou ‘pulamos etapas’, sendo presas dos impulsos e irresponsáveis quanto aos atos cometidos, depois precisamos assumir com comprometimento e caráter as consequências disso.

Há muitas maneiras de expressar o amor entre os casais, não apenas através do sexo, que deve ser adiado até que ambos estejam totalmente preparados e também sejam responsáveis. Principalmente porque sempre há a possibilidade de trazer outro ser ao mundo.

Se o casal, e especialmente a mulher, não estiver preparado para assumir uma gravidez e as consequências dos atos não forem medidas, ambos deverão encarar a responsabilidade. Nesses casos, é essencial buscar apoio para levar a gravidez adiante.

Quando a decisão é tomada e se decide contar para os pais sobre a gravidez, a mulher deve saber que isso implica mais do que um encontro com eles. O normal é que a jovem esteja assustada e preocupada pela forma como eles vão reagir a essa notícia.

A adolescência e a sexualidade

Provavelmente, eles vão se culpar pelo que aconteceu. Haverá ânimos exaltados, gritos e ofensas que podem ficar fora de controle. Certamente, essa situação nem sempre é igual. Tudo dependerá das crenças, dos valores e da personalidade de cada um.

É importante não se deixar levar pelo momento. Apenas a mulher conhece os seus pais e a situação em que vivem. Porém, o mais recomendável é que ela não fale sozinha com eles, ou seja, o ideal é que o seu parceiro sentimental a acompanhe.

Como contar para os meus pais que estou grávida?

Com as dicas a seguir, você poderá fazer com que esse momento seja muito mais fácil de lidar.

Manter a calma

Embora o momento seja de angústia e nervosismo, a jovem deve tentar se manter muito calma e pensar muito bem no que vai dizer. As palavras devem ser organizadas, sempre se lembrando de que uma notícia importante será comunicada para os pais.

Por outro lado, também não devemos exagerar. A futura mamãe não será nem a primeira nem a última pessoa a engravidar sem planejamento prévio ou no momento menos indicado.

“A mulher deve saber que isso implica mais do que um encontro com eles. O normal é que a jovem esteja assustada e preocupada pela forma como eles vão reagir a essa notícia.”

Encontre a hora e o lugar apropriados para conversar

Na medida do possível, os pais devem ser abordados quando estiverem menos sobrecarregados, tanto pelo trabalho quanto por uma situação específica. É necessário evitar piorar as coisas, por isso a mulher deve tentar encontrar o melhor momento para compartilhar a notícia.

Ao escolher um momento ruim para isso, a situação pode terminar em um drama completo. Nesse caso, tudo pode vir a se tornar um caos familiar. A mulher se sentiria como se o mundo estivesse desabando sobre ela. Por isso, devemos transmitir integridade e segurança para esperar receptividade da parte dos pais.

Porém, também não se deve esperar muito tempo. A gravidez ficará evidente rapidamente, seja pelo aspecto físico ou pelos sintomas que possam surgir.

Pedir apoio

Embora a situação seja muito difícil, é aconselhável pedir o apoio dos pais. Principalmente porque só eles podem ajudar a tomar a melhor decisão. Os pais sempre serão a melhor fonte de motivação. Diante das situações mais difíceis, somente a família pode proporcionar amor e compreensão e fortalecer os laços de união a partir disso.

Esperar e ser paciente

Esperar e ser paciente

Ao enfrentar a difícil pergunta “Como contar para os meus pais que estou grávida?”, é provável que eles fiquem chocados e talvez desapontados com a notícia que acabaram de receber. Mas isso é normal.

Assim, após a conversa, devemos esperar até que os ânimos se acalmem e tudo volte ao normal. Depois disso, é hora de ouvir atentamente as propostas e os conselhos que eles tenham a oferecer. O mais provável é que eles ofereçam o seu apoio.

Na maioria dos casos, os pais apoiam as filhas ao enfrentar uma situação como essa. Certamente, não é algo simples. No começo, pode haver confusão, preocupação e desespero, mas depois tudo fluirá com calma e, acima de tudo, eles estarão ao lado delas para que tudo acabe bem.

Se você passar por essa situação, encha-se de garra e coragem. Dê aos seus pais o mesmo amor e compreensão que eles te dão. Deles, você só receberá apoio e consolo diante das dificuldades mais complexas.