Cuidados com a pele após o parto
Embora durante a gravidez o rosto pareça radiante e macio, é fundamental tomar alguns cuidados após o nascimento. Dessa forma, é possível tratar de tudo, desde melasma até vermelhidão, acne e opacidade. Lembre-se de que, nessa fase, os níveis de progesterona e estrogênio caem, causando algumas alterações na superfície da pele. Continue lendo para descobrir quais cuidados com a pele você deve implementar após o parto.
Manejo das estrias
As mulheres costumam encontrar estrias no corpo após a gravidez, geradas pelo aumento e subsequente perda de peso. Talvez elas não desapareçam por completo, mas vão ficar mais claras com o tempo. No início, são rosa, marrom, avermelhadas ou roxas. Esta etapa é a que requer menor complexidade de tratamento.
Uma das opções terapêuticas para estrias é a aplicação de óleos ricos em vitamina E e manteiga de cacau. Além disso, os óleos de rosa mosqueta podem ser usados em áreas propensas e contribuem para sua atenuação. Eles devem até ser usados regularmente durante e após a gravidez para manter a pele do seio e ao redor do abdômen livre de estrias.
Limpeza de pele
Usar um limpador suave é ideal de manhã e à noite, seguido de um hidratante e protetor solar. Além disso, existem rotinas de cuidados mais extensas e com várias etapas a serem seguidas. No entanto, a melhor opção é aquela que é feita e mantida ao longo do tempo.
Acne
Surtos de acne pós-parto são muito comuns devido aos altos níveis de progesterona. Assim, podem aparecer desde pápulas até quadros de acne mais complexos. Consequentemente, para tentar recuperar o brilho da pele, recomenda-se limpar a pele pela manhã e à noite.
Peelings em casa
A cada 15 dias, a esfoliação da pele pode ser implementada para eliminar as células mais superficiais e ajudar na renovação epidérmica. Além disso, uma máscara desintoxicante e uma máscara hidratante podem ser realizadas em noites diferentes.
Você deve ter cuidado com os esfoliantes físicos porque eles podem causar pequenos rasgos na superfície da pele e ser uma porta de entrada para bactérias que causam acne cística.
Despigmentação de manchas de gravidez
A melhor maneira de prevenir ou tratar manchas de gravidez e reduzir sua gravidade é evitar os raios solares ou proteger-se deles quando estiver exposta. O uso diário de protetor solar é fundamental para manter o melasma sob controle e contribuir para sua redução, segundo publicação do The American Collegue of Obstetricians and Gynecologists. Além disso, esfoliantes suaves podem auxiliar no processo de despigmentação, assim como alguns produtos com agentes clareadores.
Diversas opções estão disponíveis para o manejo tópico, sendo a hidroquinona uma das mais utilizadas. Por sua vez, outros agentes tópicos são os seguintes:
- Ácido azelaico.
- Ácido kójico.
- Retinoides.
- Esteróides tópicos.
- Ácido glicólico.
A terapia de agentes combinados é o tratamento de escolha para reduzir possíveis efeitos adversos e sinergismo. Na verdade, a combinação mais popular é hidroquinona, um esteroide tópico e ácido retinóico.
Hidratação da pele
Além de loções ou soros, a hidratação geral é essencial. Ela deixa a superfície da pele mais extensível, macia e flexível. Além disso, muitos hidratantes também têm um efeito calmante na pele inflamada. Inclusive, a busca por um hidratante ideal é difícil de ser alcançada, pois os resultados e as necessidades são subjetivos.
O uso de hidratantes leva a um aumento do teor de água na superfície da pele. Além disso, pode-se observar um alisamento da pele devido ao preenchimento dos espaços entre as células descamadas. É aconselhável optar por um produto hipoalergênico, sem perfume, não comedogênico e de rápida absorção.
Tratamentos estéticos para a pele
Além dos cuidados domiciliares que são recomendados para as mulheres após o parto, existem os tratamentos estéticos por meio de aparelhos. A par de uma alimentação variada, hidratação correta e prática de esporte, os seguintes tratamentos podem atuar de forma complementar no cuidado da pele após o parto:
- Carboxiterapia.
- Pressoterapia.
- Radiofrequência.
- Cavitação.
É aconselhável esperar pelo menos 8 semanas após o parto para iniciar qualquer um dos tratamentos estéticos mencionados e três meses no caso de o parto ter sido por cesariana. A drenagem linfática é, inclusive, uma boa opção devido à sua grande capacidade de reduzir o inchaço e o edema dos membros inferiores.
A pele e o pós-parto
Após a gravidez, surgem o estresse, o cansaço e o desequilíbrio hormonal, provocando uma alteração na textura da superfície da pele. Alguns dos mais comuns são hiperpigmentação, estrias e acne. No entanto, com alguns cuidados com a pele após o parto, juntamente com nutrição e hidratação adequadas, esses problemas podem ser facilmente resolvidos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Liu DT. Letter: Striae gravidarum. Lancet. 1974 Apr 6;1(7858):625. doi: 10.1016/s0140-6736(74)92681-6. PMID: 4132285.
- Lang, C., Fisher, M., Neisa, A., MacKinnon, L., Kuchta, S., MacPherson, S., Probert, A., & Arbuckle, T. E. (2016). Personal Care Product Use in Pregnancy and the Postpartum Period: Implications for Exposure Assessment. International journal of environmental research and public health, 13(1), 105. https://doi.org/10.3390/ijerph13010105
- Matarasso A, Smith DM. Strategies for Aesthetic Reshaping of the Postpartum Patient. Plast Reconstr Surg. 2015 Aug;136(2):245-257. doi: 10.1097/PRS.0000000000001410. PMID: 26218374.
- van Pelt HP, Juhlin L. Acne conglobata after pregnancy. Acta Derm Venereol. 1999 Mar;79(2):169. doi: 10.1080/000155599750011516. PMID: 10228648.