Técnicas para facilitar o parto

15 de novembro de 2016

O trabalho de parto começa quando a futura mamãe está em processo para dar à luz ao bebê e consta basicamente de três etapas: antes, durante e depois das contrações, por isso aplicar as técnicas adequadas segundo cada etapa fará com que o processo seja menos traumático, facilitando em consequência o nascimento do bebê.

A medida em que vai se aproximando a data algumas grávidas implementam conselhos e recomendações para facilitar o partoDividir o processo em três etapas tais como o antes, o durante e o depois das contrações permitirá aplicar técnicas específicas para cada uma dessas fases.

Porém, calcular quanto tempo poderia durar o trabalho de parto é algo difícil, pois cada mulher tem um organismo diferente, e adicionalmente incidirão fatores tais como: o tamanho e a posição do bebê, além da intensidade e da frequência das contrações.

A fonte de ruptura é considerada a fase ativa do parto, ainda que depois disso exista a possibilidade de que se passem horas de contrações prévias antes do momento do nascimento se concretizar. Cada gravidez tem suas particularidades, porém, a seguir apresentaremos uma conjunto de técnicas e recomendações que se aplicam quando o parto se encontra em parâmetros normais. Confira:

Técnicas antes do trabalho de parto

Existem algumas recomendações que poderíamos aplicar para facilitar o parto com o objetivo de que seja menos doloroso e muito mais rápido. Algumas delas consiste em rotinas que integrem: a realização de alguma atividade física de acordo com a evolução da gravidezuma dieta balanceada, abundante hidratação (pelo menos 8 copos de água) e dormir no mínimo 8 horas por dia.

2177691058_9d6502e2d6_z
Imagem oferecida por Teresa Rodríguez
  • Atividade física: A prática de alguma atividade física nas mulheres grávidas costuma atrair como benefício partos rápidos e pouco traumáticos, isso acontece devido à constante estimulação do colo uterino. Alguns exercícios tais como: Pilates, Kegel, Ioga, natação, caminhar ou ter atividade sexual, facilitam o processo de parto.
  • Alimentação balanceada: Cuidar da alimentação evitará qualquer descompensação ou complicação no trabalho de parto, por essa razão deve ser um compromisso consumir frutas e vegetais bem lavados, além de estarem em excelente estado, preparar carnes magras preferencialmente grelhadas e consumir pelo menos 1 litro de água diariamente para nos mantermos hidratadas.
  • Descanso: descansar no mínimo 8 horas diárias é ideal para a futura mamãe devido ao fato de que favorece o desenvolvimento do bebê, evita mudanças repentinas de humor e reagir lentamente diante de certos eventos cotidianos.
  • Dormir naturalmente relaxa, afasta as angústias e ajuda a liberar hormônios do crescimento, colaborando para que seu corpo esteja preparado para a doce chegada de seu bebê.

Técnicas para facilitar o parto durante as contrações

Aplicar as técnicas que mencionaremos a seguir facilitará e reduzirá o tempo de trabalho de parto:

  • Se distraia escutando música, veja um filme ou vídeo, essas podem ser algumas opções que você pode escolher para que as horas de trabalho de parto passem mais rápido e de forma amena.
  • Tomar uma ducha de água morna consegue relaxar os músculos e alivia o mal estar que as contrações causam, além de ajudar a facilitar o parto.
  • Acomodar nossa postura fazendo diferentes alongamentos pode aliviar os nervos e ânsias.
  • Os estímulos no mamilo podem causar secreção do hormônio conhecido como oxitocina, que é quem causa as contrações no útero.
  • A respiração lenta ajuda no processo de relaxamento o que lhe fará descansar das intensas contrações.
  • Uma massagem, além de relaxar faz liberar endorfinas, a pessoa que lhe fizer a massagem lhe fará sentir que está mais envolvida.
  • Escolher a companhia adequada, seja de seu parceiro ou algum familiar é algo que demonstra ajuda para sentir apoio adicional e uma avaliação rápida no parto.
Imagem oferecida por David Martín
Imagem oferecida por David Martín

É recomendável que toda mulher grávida conte com o apoio de seu parceiro e familiares mais próximos durante o processo de trabalho de parto e durante o parto. A assistência de seu médico especialista junto com as pessoas que a futura mamãe escolha farão o processo mais suportável e o recebimento do bebê mais prazeroso.

Técnicas depois das contrações

Uma vez iniciado o trabalho de parto, balançar os quadris e a inclinação para frente podem facilitar ou empurrar o bebê com firmeza para fora, para facilitar o parto. Fazer este exercício controlando a respiração nas vezes que for necessário facilitará a chegada do bebê.

Estar ciente do que acontece acalmará suas ânsias, por isso não duvide em pedir ao médico que lhe explique o que acontece durante o processo. Por último, escolher uma boa e adequada companhia, seja seu parceiro ou algum familiar tem demonstrado, em diferentes ocasiões, ajudar a sentir um apoio adicional e uma evolução incrivelmente rápida no parto.