Exercícios de preparação para o parto
Os exercícios de preparação para o parto são muito comuns entre as mães de primeira viagem, pois permitem evitar ou reduzir muitos dos sintomas incômodos durante o parto. É por isso que preparamos o texto a seguir com o objetivo de aprender a detectar os músculos envolvidos no parto e a maneira de treiná-los corretamente.
Os exercícios de Kegel e a massagem perineal podem ser feitos em casa, mas devem ser complementados com técnicas adequadas de respiração e relaxamento. Se você tiver problemas para manter a calma ou sofrer de ansiedade, pode ser necessário assistir a aulas de preparação para o parto.
Por que os exercícios de preparação são importantes?
Os exercícios de preparação para o parto são fundamentais para assegurar uma gestão adequada da situação, apesar de não estar totalmente comprovado que ajudem a reduzir as complicações durante o nascimento do bebê.
Seja você iniciante ou não, a grande maioria de nós conhece as características de um nascimento. A passagem do futuro bebê pela vagina não só causa dor, como também estimula algumas partes do corpo que podem não estar prontas para tal evento, principalmente se você for uma mulher jovem.
Esses exercícios preparam você emocional e fisicamente para o parto. A parte mental é muito importante, pois somente a força nesta área permitirá que você alinhe sua respiração, seus pensamentos e seu corpo com um único propósito.
O preparo físico também é muito importante: o períneo, que ocupa grande parte do assoalho pélvico, é formado por uma grande quantidade de músculos e outros tecidos que, se alongados mais do que o possível, podem sofrer lesões. Embora seu corpo “deva” estar pronto após nove meses de gravidez, nunca é demais se preparar!
Dois tipos de exercícios antes do parto
A seguir falaremos sobre os exercícios de Kegel e a massagem do períneo. Eles podem parecer mais ou menos semelhantes no início, mas são destinados a treinar estruturas diferentes. É aconselhável iniciá-los entre 6 e 8 semanas antes da data prevista para o parto.
Exercícios de Kegel
O principal objetivo dos exercícios de Kegel é fortalecer o músculo pubococcígeo, que está intimamente relacionado com a atividade dos esfíncteres, especialmente o anal. Você pode estar se perguntando o que são essas estruturas.
Os esfíncteres são conjuntos de fibras musculares, cuja origem pode vir de diversas regiões, capazes de abrir e fechar para permitir a passagem de substâncias entre duas cavidades ou mesmo entre o corpo e o exterior. Os esfíncteres urinário e anal são exemplos deste último grupo.
Esses exercícios foram criados em meados do século XX para melhorar os sintomas de incontinência urinária e anal, principalmente em mulheres no pós-parto. Aos poucos, seu uso foi se difundindo, sendo aplicável a pacientes com diferentes patologias que sofrem da mesma condição, por exemplo, em homens operados por uma patologia da próstata.
Como realizar os exercícios de Kegel?
O mais importante é saber localizar os músculos envolvidos. Para fazer isso, você pode tentar ir ao banheiro e segurar o fluxo de urina. Não demorará muito para você reconhecer a área específica. De acordo com este artigo de revisão (2018) pode ser necessário inserir um dedo na vagina para aprender a contrair os músculos necessários.
Portanto, siga estes passos para treinar seus músculos da melhor maneira possível:
- Sente-se em uma cadeira, com as costas bem apoiadas e os pés afastados (tocando o chão).
- Respire profunda e regularmente por alguns segundos, até se sentir confortável.
- Contraia os músculos pélvicos da melhor maneira possível. Você sentirá como eles sobem um pouco.
- Depois de atingir o pico, mantenha-se nessa posição por 5 segundos.
- Relaxe lentamente os músculos durante um período de cerca de 10 segundos.
- Repita esta sessão cerca de 10 vezes na mesma posição por 3 vezes ao dia.
Embora essa seja a posição que recomendamos, você pode realizá-la de várias maneiras, como deitada ou de lado. Depende do seu conforto, habilidade e gostos particulares, pois o importante é se exercitar.
Massagem perineal
A massagem perineal é apenas uma simples massagem na região para promover relaxamento e preparação. Existem várias técnicas, mas uma das mais recomendadas é esfregar as mãos (limpas) com um pouco de óleo natural e fazer movimentos sincronizados e suaves no períneo.
As massagens podem ser feitas na posição que você preferir e os movimentos podem ser circulares ou seguindo o trajeto dos músculos da região. Uma parte importante da massagem consiste em inserir um pouco os dedos na vagina e pressionar levemente para baixo, lembrando um pouco o movimento que o bebê fará durante o parto.
Para esta última etapa, é aconselhável lavar as mãos e usar apenas um pouco de água. Alguns óleos podem causar reações alérgicas ou irritação, e não queremos que essas massagens se tornem desconfortáveis.
Em caso de dúvida, consulte o seu médico
Embora esses exercícios de preparação para o parto sejam muito genéricos e, portanto, aplicáveis a todas as mulheres, existem algumas condições de saúde que podem exigir outros métodos adicionais.
Em alguns casos pode haver uma condição chamada desproporção feto-pélvica, na qual o tamanho do bebê é inadequado para a pelve da mulher, razão pela qual uma cesariana seria uma indicação médica. O controle pré-natal correto permitirá que você conheça esses e outros detalhes com certeza e com alguma antecedência.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Juárez J, et al. Puntos clave en los ejercicios Kegel. Med Fam Andal 2018(19):53-58.