10 benefícios da rosa mosqueta na gravidez

A rosa mosqueta tem propriedades benéficas para a gravidez. A seguir, vamos falar sobre eles.
10 benefícios da rosa mosqueta na gravidez

Última atualização: 08 Outubro, 2021

A rosa mosqueta é um elemento natural, altamente recomendado para rotinas de cuidados com a pele na gravidez. Seus benefícios são inúmeros nessa e em outras fases da vida, inclusive no pós-parto.

Você quer saber mais sobre esse produto? Não perca as informações a seguir.

As propriedades da rosa mosqueta

O óleo de rosa mosqueta é extraído dos frutos e das sementes da planta. É muito utilizado na dermatologia clínica e estética, devido ao seu alto teor de vitaminas, ácidos graxos essenciais e fenóis.

A seguir detalhamos todos os seus benefícios para a saúde da pele.

1. Aumenta a produção de colágeno

O colágeno é um dos componentes básicos da pele, conferindo firmeza e elasticidade a esse tecido. À medida que envelhecemos, seus níveis diminuem e a barreira cutânea perde sua tensão.

Vários estudos têm demonstrado que a rosa mosqueta evita a degradação de diferentes tipos de colágeno e favorece sua produção na pele.

2. Hidrata a pele

A hidratação da pele da gestante é fundamental para proporcionar a maciez e a flexibilidade desejadas.

Por isso, a enorme quantidade de ácidos graxos essenciais que esse óleo possui contribui para a manutenção de uma barreira cutânea funcional. Acima de tudo, é uma excelente opção para hidratar peles secas e com coceira.

3. Atua como um antioxidante

A superfície da pele tem a capacidade de absorver óleos facilmente. Isso permite que os antioxidantes presentes na rosa mosqueta penetrem profundamente no tecido.

De acordo com um estudo publicado pela Clinical Interventions in Aging, esses componentes previnem o envelhecimento de todas as células da pele.

cosmético natural de roseira brava

4. Estimula a circulação sanguínea

O uso de óleo de rosa mosqueta melhora a circulação, pois regula o fluxo de sangue dentro dos pequenos vasos da pele. Por sua vez, favorece o fornecimento de nutrientes a todas as células do corpo.

5. Contribui para a cicatrização

Um estudo publicado na revista Planta médica concluiu que a rosa mosqueta tem propriedades benéficas para a cicatrização de feridas.

Durante o período de gestação, as mulheres podem desenvolver estrias, que são geradas pela quebra das fibras de colágeno e elastina da pele. Portanto, um dos benefícios do uso na gravidez é a prevenção desses tipos de lesões.

6. Atenua certas manchas na pele

As manchas na pele se desenvolvem a partir de um excesso de melanina e se manifestam como marcas escuras. Em geral, surgem em decorrência da exposição ao sol, de alterações hormonais ou do consumo de certos medicamentos.

A vitamina A da rosa mosqueta é composta de retinoides que reduzem as lesões pigmentadas e outros sinais de envelhecimento da pele.

7. Ajuda a prevenir a celulite

Não existem soluções mágicas para eliminar permanentemente a celulite da pele. No entanto, o uso de rosa mosqueta na gravidez pode ajudar a manter a pele saudável e funcional.

O uso do óleo é recomendado através de massagens linfáticas, para aliviar a sensação de peso nas pernas e assim evitar o desenvolvimento de celulite ou edema indesejados.

Você pode estar interessado: Por que a pele coça durante a gravidez?

8. Previne rugas

Além de melhorar a umidade e a elasticidade da pele, a rosa mosqueta ajuda a prevenir as rugas da pele.

A vitamina A, a vitamina C e a vitamina E atuam juntas para combater os danos visíveis à pele causados pelo sol. Elas ajudam até a prevenir o envelhecimento causado pela exposição prolongada aos raios ultravioleta.

9. Fornece elasticidade à pele

As propriedades secas e não oleosas da rosa mosqueta ajudam a promover os efeitos hidratantes naturais de qualquer tipo de pele. Seu alto teor de vitamina A e vitamina C estimula a renovação das células da epiderme, a camada mais superficial da pele. Consequentemente, aumenta sua luminosidade e brilho.

frasco de colher de pau de frutas de rosa mosqueta óleo natural cosmético

10. Reduz certas condições dermatológicas

A rosa mosqueta possui antocianinas, polifenóis e vitamina E, que, além de serem antioxidantes, podem reduzir a inflamação. Portanto, é útil para atenuar a irritação e o eczema das seguintes patologias:

Os benefícios da rosa mosqueta e a gravidez

Os benefícios da rosa mosqueta não são tão conhecidos. No entanto, é uma opção terapêutica interessante devido ao seu alto teor de ácidos graxos, antioxidantes e vitaminas.

Além de ser fácil de comprar e usar, também é considerado um dos óleos naturais mais seguros para usar em todos os tipos de pele. Principalmente durante a gravidez.

Pode interessar a você...

7 dicas para acabar com a dor menstrual
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
7 dicas para acabar com a dor menstrual

É um problema comum e que muitas mulheres apresentam todos os meses. Vamos oferecer algumas dicas para acabar com a dor menstrual que certamente va...



  • Phetcharat L, Wongsuphasawat K, Winther K. The effectiveness of a standardized rose hip powder, containing seeds and shells of Rosa canina, on cell longevity, skin wrinkles, moisture, and elasticity. Clin Interv Aging. 2015 Nov 19;10:1849-56. doi: 10.2147/CIA.S90092. PMID: 26604725; PMCID: PMC4655903. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4655903/
  • Lei Z, Cao Z, Yang Z, Ao M, Jin W, Yu L. Rosehip Oil Promotes Excisional Wound Healing by Accelerating the Phenotypic Transition of Macrophages. Planta Med. 2019 May;85(7):563-569. doi: 10.1055/a-0725-8456. Epub 2018 Sep 10. PMID: 30199901.