Por que durante a gravidez alguns amigos se afastam?

· 16 de janeiro de 2018

Dizem que os amigos de verdade são para sempre. Uma amizade se supõe que seja incondicional e eterna. De algum forma os amigos são essa família que escolhemos, e com quem podemos nos dar melhor. Entretanto, algumas relações podem se alterar devido a uma gravidez.

Sem dúvidas, quando estamos grávidas podemos chegar a nos sentir mais sozinhas que de costume. Às vezes é uma questão de emoções, quem sabe seja uma sensação, mas outras vezes é um fato. Se nota com maior intensidade quando estamos acostumadas a uma vida social ativa. Se saíamos com amigos todos os fins de semana, a mudança de rotina pode ser muito notada.

Por mais que tenhamos a intenção de manter a maioria de nossos costumes, certos detalhes os impedem. Por exemplo, os incômodos das primeiras semanas que nos deixam sem grande parte de nossa disposição. Contudo, às vezes o que diminui é a solidariedade de alguns amigos. Muitos de nossos parentes e amigos se distanciam durante a gravidez. Sendo assim, é melhor não nos preocupar, isso acontece para a maioria.

Verdadeiros amigos aqueles que se afastam na gravidez?

Amigos que se afastam durante a gravidez.

Sabendo que talvez todos nós tenhamos feito o mesmo, vale a pena refletir sobre essa situação. Se você considera as amizades verdadeiras, talvez não se deixe dominar por esse sentimento em particular. Reflitamos sobre as vezes que deixamos de visitar a essa amiga que está gravida. Ao que parece, não é costume demonstrar o compromisso de ajudar à essa pessoa, talvez por pensar que não necessita mais da nossa companhia.

Contudo, não se trata de uma revanche. É na verdade uma distância compreensível em muitos sentidos. Porque essas amizades nos queriam? Festas? Passeios? Drinques? A maioria dessas atividades não costumamos realizar durante a gravidez. O álcool está proibido, a agitação excessiva também, a falta de comodidade não é uma opção. Tudo muda quando estamos passando por esse processo.

Ainda assim, podemos dizer que essa amizade terminou por causa disso? Não, com certeza, ainda que essa amizade não se tenha aprofundado, ela não terminou. Em certos casos descobrimos uma melhor conexão com alguns amigos. Entretanto, o avançar da gravidez irá nos limitar de várias maneiras.

Ter amizade com alguém que não é mãe, é um pouco complicado. De alguma maneira, as amigas verdadeiras já experimentaram a maternidade para permanecerem unidas. Podemos manter uma relação de amizade com uma mulher que não compreende muito bem nossas emoções, mas não é fácil nos entendermos.

Uma mudança de vida

As causas mais comuns para perder um amigo são nossas próprias mudanças de vida. Mudarmos de cidade, nos casamos, um novo emprego, e a mudança de hábitos são fatores que tendem a nos deixar sem nossos antigos amigos. Quando a amizade é verdadeira, as velhas rotinas podem ser retomadas, mas a vida se transforma com a chegada dos filhos. Quer dizer, certos costumes talvez nunca mais se recuperem.

Em grande parte, nossa disposição também se altera. De agora em diante teremos outras prioridades. As responsabilidades também são diferentes e os interesses variam em relação à uma nova vida.

Ainda que cada um tenha sua opinião a respeito, se diz que cada pessoa chega a nossa vida com um propósito. Por isso, é importante que saibamos como avaliar cada situação, a fim de tirar proveito de tudo. Olhar o lado positivo das coisas é indispensável durante a gravidez ,e em todas as etapas da vida.

O cérebro da mamãe durante a gravidez

O cérebro da mamãe durante a gravidez

Estudos tem revelado que o cérebro das mulheres se transforma durante a gravidez. Em consequência disso,  nossa personalidade poderia se modificar por completo. As coisas que antes eram importantes, passaram para segundo plano. Não quer dizer que deixamos de dar importância a tal amizade, é que talvez, compreendamos o que é o melhor para nós mesmas.

Daqui para frente teremos mais dedicação com nós mesmas e com o bebê. E quando nos convidem para sair podemos estar sem ânimo ou com outros planos. As coisas que antes eram essenciais já não o seriam, assim, não existe muito com que nos preocupar.

Se nossas amigas não são mães não nos entenderão, e isso não precisamos. A gravidez traz como consequência que os únicos amigos que nos interessam ter, sejam aqueles que nos compreendam.

Na gravidez, alguns amigos se afastam também por falta de acordo. Quando nossos filhos brigam entre si o que pode ocasionar desgostos irreconciliáveis. Quer dizer, nem sempre as amizades se afastam de nós, quem sabe mais à frente o sentimento será mútuo.