Gravidez: expectativas versus realidade

· 20 de outubro de 2017

A experiência de uma gravidez pode ser muito diferente de uma mulher para outra, mesmo que por via de regra existe uma coisa em comum em todas elas: não existe gestação perfeita. Uma gestação é uma fase mágica, quando a mulher gesta uma nova vida dentro do seu ser, mas, na verdade, nem tudo é tão belo quanto retratam, nem tão horrível como contam. Cada mulher vai ter sua própria experiência.

Se você se orienta pelas gestações das celebridades é possível que pense que a gravidez é uma época de sonho sem fim, que ficará com sua pele radiante e um corpo que, mesmo com barriga de grávida, não perde para os das outras mulheres. Ainda que algumas mulheres tentem expor nas redes sociais que sua gravidez é prefeita, a realidade pode ser bem diferente.

Embora algumas mulheres sintam que sua gestação é bastante difícil ou muito intensa, outras só engordam 9 quilos durante toda a gravidez, enquanto que outras ganham 20 quilos mesmo fazendo dieta. A magia da vida faz as mulheres grávidas se depararem com experiências muito diferentes. Mesmo que não seja tão fácil como dizem, nem tão complicado como você achava, vale à pena separar as expectativas da realidade.

mulher grávida acariciando a barriga e sorrindo

Gravidez: expectativas e realidade da gestação

Vou ter um corpo elegante e não vou precisar comprar roupa de mulher grávida 

A verdade é que seu corpo não vai ficar feio, porque o corpo de uma mulher grávida sempre tem alguma beleza. Contudo, na verdade você vai ter que gastar dinheiro para comprar a roupa que seja adequada ao seu novo corpo temporário. As calcinhas para mulher grávida vão ser indispensáveis para seu conforto, os sapatos mais largos, sutiãs maiores, camisas de manga para mulher grávida. Tudo é importante para sua comodidade.

Vou ficar com uma pele maravilhosa

Embora seja verdade que a pele e os cabelos de uma mulher grávida se tornam mais vistosos graças aos hormônios, a verdade é que nem sempre você vai ter uma pele sedosa e perfeita. Existem mulheres que durante a gestação e por causa dos hormônios ficam com espinhas e manchas no rosto. Quando faz calor, além disso você também vai ficar com um rosto bastante oleoso.

Posso comer o que eu quiser

Não, não pode. Você também não pode comer por dois. Embora esteja correto, que vai haver momentos em que você vai sentir mais fome do que o normal, sobretudo durante o primeiro e o terceiro trimestre da gravidez, isso não significa que deve comer tudo o que tiver na geladeira e você tiver vontade no momento. O ideal é você ter consciência do que come à cada momento, e acima de tudo seguir uma dieta equilibrada pelo bem da sua saúde e da de seu bebê.

mulher grávida segurando sua barriga ao pôr-do-sol

As pessoas vão ter mais consideração por mim

A realidade é que vai haver pessoas que vão levar você em consideração, cedendo seu lugar se perceberem que você está apressada, mas outras podem olhar para o outro lado, de maneira egoísta, só para não fazer um favor. Além disso, também vai encontrar pessoas que podem fazer perguntas pessoais demais à você, justamente pelo fato de estar grávida. Se não quiser responder, simplesmente não responda.

Você fica com uma barriga adorável no terceiro trimestre de gestação

É verdade que você vai ficar com uma barriga bonita, mas também não vai saber como se mexer. Quando caírem as coisas da sua mão, para pegá-las do chão vai ser uma tortura para você. Dormir vai se tornar uma missão impossível, você vai parecer um pato enjoado caminhando, porque vai perder o senso de equilíbrio, tomar banho vai ser como praticar um esporte olímpico. Sim, você vai ficar com uma barriga bonita porque seu maravilhoso bebê vai estar crescendo dentro do seu interior, mas ficar com essa barriga vai tornar sua vida um pouco mais complicada.

Vou me apaixonar por todos os bebês que vir pela frente

Não exatamente. Embora seja certo que quando vir seu primeiro pela primeira vez vai se apaixonar como seu não houvesse amanhã, na verdade ver um recém-nascido pode provocar em você um pouco de estresse. Irão contar para você que os pais caem no sono, que ficam cansados constantemente. Até que, talvez você sinta tontura só de pensar em como vai mudar sua vida, quando tiver o seu bebê nos seus braços. Verdade seja dita, vale à pena.