Por que é melhor evitar os lenços umedecidos para seu bebê

05 Julho, 2017
 

Os lenços umedecidos são os melhores aliados de muitas mães, já que algumas mães os usam não somente para limpar o bumbum de seu bebê, mas também para limpar seu rostinho e suas mãos quando estão fora de casa. O ruim é que este produto cosmético, que se fez indispensável para muitas pode prejudicar a pele dos bebês, pois entre seus componentes está o fenoxietanol, um produto químico que está relacionado com a dermatite.

Esta substância é alérgica e irritante para muitos bebês, e sua ação não somente se evidencia na pele, mas também pode irritar as vias respiratórias da criança e inclusive algumas associações de defesa dos consumidores qualificaram o fenoxietanol como cancerígeno. Além disso, esta substância pode inibir a resposta imunológica natural do seu filho.

Recentemente foi publicado na revista Pediatrics um estudo sobre o uso de lenços umedecidos na pele dos bebês. A doutora Mary WuChang, professora de dermatologia na Universidade de Medicina de Connecticut, localizada em Farmintog, é co-autora desse estudo que se concentrou no impacto que teve este produto sobre a pele de várias crianças.

Os relatórios sobre as reações aos produtos químicos presentes nos lenços umedecidos, destacam a aparição de manchas que desfiguram até converter-se em escamas, inflamação da pele, bolhas e feridas minúsculas na boca das crianças participantes.  Além do fenoxietanol, o estudo revela que a maioria dos produtos cosméticos contém alta dose de melitisotiazolinona, um conservante que pode causar reações alérgicas.

 

Os lenços umedecidos causam graves erupções

Seis das crianças que participaram do estudo feito pela dermatologista, apresentaram dermatite crônica na zona perianal e no rosto, a qual não melhorou com a aplicação de antibióticos  nem com corticoides tópicos e orais.

De fato, uma menina de 8 anos chegou a ter uma enorme erupção nas nádegas e na boca. Após vários testes se determinou que a causa da severa erupção eram os lenços para bebês. A mãe da menina deixou de usá-los e todas as erupções sararam.

“O conservante é o culpado pelas erupções (…) mas o mais importante é que as erupções se resolveram uns dias depois de que os pais deixaram de usar os lenços, e eram erupções que haviam durado meses ou semanas na pele das crianças”, explica a dermatologista Mary WuChang.

Os efeitos colaterais para a saúde que produzem as substâncias químicas que contêm os produtos cosméticos em geral, são alarmantes. Por exemplo, phenoxitamol é um agente orgânico bactericida muito usado em loções, cremes, perfumes e produtos de higiene para crianças.

O uso deste produto está proibido em países como o Japão, pois pode afetar o desenvolvimento das crianças menores de 3 anos de idade.

 

Ler os rótulos pode ajudar

O melhor é que você esteja atenta aos rótulos dos produtos que você usa para assear seu bebê, e tente usar aqueles que estejam livres de parabenos e ftalatos, os quais são componentes químicos associados com a aparição do câncer, além do polietinglicol.

Este é um produto químico que se usa como dissolvente ou emulsionante, cujo uso pode interferir n o desenvolvimento das crianças e afetar seu sistema nervoso. Devido ao seu alto poder de penetração, o polietinglicol se acumula no coração, no cérebro e nos rins, criando danos a longo prazo. Conhecer o efeito desses produtos lhe ajudam a ter mais consciência na hora de comprar e também quando você os utiliza, o ideal é não abusar deste tipo de produtos, e tentar usar cada vez mais alternativas naturais e menos produtos químicos.

As alternativas para os lenços umedecidos

É verdade que os lenços umedecidos são muito práticos, principalmente quando somos pais de primeira viagem e não adquirimos a habilidade que requer trocar a fralda de um bebê inquieto.

O mais recomendável para manter limpa a delicada pele de seu bebê, é usar água e sabão neutro. Assim você evitará expor seu bebê ao efeito nocivo que produzem as substâncias químicas que contêm os lenços umedecidos.

 

No entanto, no mercado também existem marcas de lenços umedecidos naturais e ambientais. A particularidade deste tipo de produto cosmético é que é biodegradável e por isso não contém produtos químicos que danificam a pele de seu bebê.

Também há os que usam lenços de tecido, estes lhe permitem ter controle total sobre os produtos que estão em contato com a pele de seu bebê, e são tão fáceis de lavar como as fraldas de pano. E se a questão for praticidade, há os que abstraem até o sabão, e preferem usar somente água para lavar os bumbuns de seus bebês.