Melhore sua recuperação durante o pós-parto com remédios naturais
A experiência de trazer uma criança ao mundo deixa esgotada até a mulher mais preparada. Depois do parto você se dá conta de quanto seu corpo mudou durante a gravidez e também faz com que tenha consciência de que durante o pós-parto, voltará a seu estado habitual. Durante esse lapso de tempo, o mais recomendável é que você consiga uma mãozinha para que lhe ajudar a ter uma rápida recuperação, e uma dessas mãos amigas podem ser os remédios naturais. Estes, além de curar, irão ajudar na sua rápida recuperação.
Quando pensamos em remédios naturais, de imediato vem à nossa mente preparações feitas à base de ervas e plantas, mas além delas, os exercícios físicos e as dicas de nossas avós lhe ajudarão a lutar contra a flacidez, o cansaço e a má circulação.
Uma rotina saudável acompanhada de remédios naturais e constância fará com que você experimente uma rápida e grata recuperação. Essa rotina será o segredo que potenciará sua melhoria durante o pós-parto e, definitivamente, tem que incluir uma alimentação adequada, muito descanso e uma ou outra atividade.
Os remédios naturais mais populares
Desinflame seu períneo com gelo e água morna:
Aplique uma compressa envolvida em um gelo, na parte externa e inflamada de seu períneo, durante os dois primeiros dias, depois de ter dado a luz, com isso você conseguirá desinflamar a área. Você deve envolver os cubos de gelo em um pano. À partir do terceiro dia, deve aplicar calor para acalmar a região perineal, use então um pano com água morna.
Evite as infecções e ajude a curar suas feridas:
Ferva durante 10 minutos um punhado de calêndula e outro de hipérico em um litro de água. Retire a infusão do fogo e deixe esfriar. Coe e coloque em um vasilhame tipo “spray”. Aplique várias borrifadas desta água fervida após cada visita ao banheiro. Também pode colocar um punhado de sal grosso na água de seu banho diário e o sal te ajudará a prevenir infecções.
A episiotomia é um corte no períneo da mãe para facilitar a saída do bebê e isso pode causar dor e desconforto no puerpério. Felizmente, a calêndula também é útil nesses casos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Maternal-Fetal and Neonatal Medicine.
Acelere sua recuperação e acalme seus músculos doloridos:
Para se assegurar de que as contusões desapareçam logo, você pode tomar alguns comprimidos de Árnica D6 a cada duas horas durante os dois primeiros dias depois do parto. Depois, tome esses comprimidos homeopáticos a cada quatro horas. Cumpra esse tratamento durante uma semana e dê adeus às dores.
Alivie a dor e a hipersensibilidade dos mamilos:
Coloque um sachê de chá de rooibos em duas colheres de água fervente. Depois deixe que o sachê se esfrie e coloque sobre o mamilo. Isso causará grande alivio. O rooibos é uma planta de origem sul-africana que tem efeitos calmantes. Ela pode ser aplicada de maneira tópica na pele, tanto em crianças como em adultos.
Existe outro remédio natural que serve para aliviar a dor e a hipersensibilidade de seus mamilos. Pegue uma ou duas folhas de repolho e corte no centro delas um círculo do tamanho do mamilo.
Após feito isso, mergulhe as folhas na água fervendo durante 10 segundos, em seguida tire o excesso de água e as coloque ainda mornas sobre os seios; isso acalmará as dores que você pode estar sentindo e estimulará a produção de leite. Aplique novas folhas a cada vez que for amamentar seu bebê e continue com essa rotina até que se sinta melhor.
Reduza o sangramento do útero ou da episiotomia:
Para aliviar os efeitos dos lóquios, que são os coágulos sanguíneos expulsos pelo útero depois do parto, tome um chá de bolsa-de-pastor nos dois primeiros dias depois do parto, depois mude seu chá por um preparado com partes iguais de folhas de framboesa, almez (especie de lódão), tora grama e flores de milenrama (conhecida como camomila dos montes).
Diga adeus às hemorroidas:
Mergulhe pedacinhos de gaze de 10 x 10 centímetros, em uma infusão de hamamelis, que é uma erva adstringente. Ponha as gazes já umedecidas sobre um papel manteiga e congele, depois coloque diretamente sobre as hemorróidas entre 10 e 20 minutos. Repita essa rotina duas a três vezes ao dia.
Massagem para contrair o útero: massageie o abdômen em círculos no sentido dos ponteiros do relógio, a cada quatro horas. Isso fará com que seu útero se contraia de maneira progressiva. Realize essa técnica durante duas semanas ou até que o sangramento de seus lóquios adquiram uma cor rosada.
Truques extra para sua recuperação
Durante o pós-parto você pode sentir um milhão de coisas, entre as quais uma alegria enorme por poder ver, acariciar e escutar seu bebê e um cansaço terrível. Assim como aconselhamos no início deste artigo, além de usar remédios naturais para se recuperar rápido e bem, é imprescindível que você se alimente de maneira correta.
Já sabe que comer bem é sempre importante, porém, é sobretudo nesta fase que você deve se alimentar pensando em você e no seu bebê. Tenha presente que os alimentos com muitas proteínas como o frango e os peixes magros, além da vitamina C que encontramos em frutas como a laranja e o limão lhe ajudarão a se recuperar rapidamente do parto.
Também é bom que você beba um copo de água ou de outro líquido a cada hora, especialmente se está amamentando. Durante esta etapa é possível que comece a notar que seu cabelo começa a cair mais do que o normal. Isso ocorre pelo efeito hormonal, e que pode levar até um ano para normalizar, para suportar essa situação um novo corte de cabelo pode ajudar.
Mais uma coisa, se você se sente triste e com dificuldade para se adaptar à esta nova etapa, procure ajuda. Com o tempo você se dará conta de que esse sentimento é completamente normal, além de passageiro e que compartilhar seus sentimentos te ajudará a ver as situações ou problemas desde outra ótica.
Já terá visto que um bebê com meses de nascido exige rotinas continuas, porém essas rotinas diárias podem fazer você se sentir meio caída, triste ou deprimida. Rompa esse círculo e saia para passear, sinta a luz do sol na sua pele, fale com outras mães, ria e desfrute a vida, e verá que sair das quatro paredes de casa te fará bem. Além disso, a acupuntura pode ajudar bastante: essa técnica da medicina tradicional chinesa pode ser muito positiva para você.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Amini S, Jafarirad S, Amani R. Postpartum depression and vitamin D: A systematic review. Crit Rev Food Sci Nutr. 2019;59(9):1514-1520.
- Chen Q, Qiu X, Fu A, Han Y. Effect of Prenatal Perineal Massage on Postpartum Perineal Injury and Postpartum Complications: A Meta-Analysis. Comput Math Methods Med. 2022 Jul 14;2022:3315638.
- Francisco AA, De Oliveira SMJV, Steen M, Nobre MRC, De Souza EV. Ice pack induced perineal analgesia after spontaneous vaginal birth: Randomized controlled trial. Women Birth. 2018 Oct;31(5):e334-e340.
- Ghalandari S, Kariman N, Sheikhan Z, Mojab F, Mirzaei M, Shahrahmani H. Effect of Hydroalcoholic Extract of Capsella bursa pastoris on Early Postpartum Hemorrhage: A Clinical Trial Study. J Altern Complement Med. 2017 Oct;23(10):794-799.
- Icke S, Genc R. Effect of Foot Massages on Postpartum Comfort and Pain Level of Mothers After Vaginal Delivery: A Randomized Trial. Holist Nurs Pract. 2021 May-Jun 01;35(3):140-149.
- Jahdi F, Khabbaz AH, Kashian M, Taghizadeh M, Haghani H. The impact of calendula ointment on cesarean wound healing: A randomized controlled clinical trial. J Family Med Prim Care. 2018 Sep-Oct;7(5):893-897.
- Khodadad M, Bahadoran P, Kheirabadi GR, Sabzghabaee AM. Can Vitamin B6 Help to Prevent Postpartum Depression? A Randomized Controlled Trial. Int J Prev Med. 2021 Oct 19;12:136.
- Lopez-Gonzalez, D. M., & Kopparapu, A. K. Postpartum Care Of The New Mother. 2020.
- Pachtman Shetty SL, Fogarty S. Massage During Pregnancy and Postpartum. Clin Obstet Gynecol. 2021 Sep 1;64(3):648-660.
- Smith AG, Miles VN, Holmes DT, Chen X, Lei W. Clinical Trials, Potential Mechanisms, and Adverse Effects of Arnica as an Adjunct Medication for Pain Management. Medicines (Basel). 2021 Oct 9;8(10):58.
- Strøm, M., Mortensen, E. L., Halldorsson, T. I., Thorsdottir, I., & Olsen, S. F. Fish and long-chain n-3 polyunsaturated fatty acid intakes during pregnancy and risk of postpartum depression: a prospective study based on a large national birth cohort. The American journal of clinical nutrition: 2009; 90(1), 149-155.