11 dicas para que seus filhos se alimentem melhor

16 de fevereiro de 2017

Estas dicas para que seus filhos se alimentem melhor contribuem com o desenvolvimento de seus organismos e de muitas de suas faculdades de nível cerebral, por isso é tão importante que as aplique e ajude seus filhos a melhorarem seus hábitos.

Ponha em prática estas recomendação para conseguir que as crianças tenham melhores condições de saúde e possam desenvolver todas as suas atividades da melhor forma possível.

11 dicas para que seus filhos se alimentem melhor

1. Estabeleça horários precisos. As crianças precisam comer a cada três ou quatro horas, por isso o ideal é distribuir as refeições em três pratos principais, dois lanches e uma boa quantidade de líquido ao dia. Para que você não tenha que cozinhar muitas vezes no dia ou dar a eles refeições pouco saudáveis, mantenha alimentos frescos congelados que possam ser consumidos no horário que você estabelecer.

alimentacaomelhor2

2. Faça um plano de alimentação. Pensar em um cardápio para uma semana inteira é um pouco exaustivo, sendo assim, no começo você pode optar por planejar dois ou três dias por vez. Na hora de programar as suas receitas pense que cada porção deve ser balanceada com um grão integral, frutas ou vegetais e uma fonte de proteína.

3. Sirva os mesmos alimentos para toda a família. Algo que se vê com frequência é que quem cozinha em casa prepara comidas diferentes para satisfazer aos gostos de todos. Para evitar essa grande carga extra, prepare o mesmo cardápio desde o princípio. Procure preparar coisas das quais todos poderão desfrutar e que não tenham contraindicações com relação a condições de saúde.

4. Introduza alimentos novos no cardápio. A grande maioria das crianças tem muito receio na hora de provar um alimento diferente e criam ideias sobre os sabores simplesmente ao olhá-lo. Inclua os alimentos aos poucos em suas preparações, pois as mudanças muito bruscas podem ocasionar rejeição com relação ao alimento.

5. Envolva seus filhos na hora de cozinhar. Se seus filhos participarem da preparação da comida terão muito mais interesse em consumir os alimentos que vocês prepararam juntos. Leve-os ao mercado para comprar os ingredientes, permita que eles ajudem a cozinhar e decorem seus pratos para fazer deles mais atrativos.

 

alimentacaomelhor3

 

6. Evite fast foods. Lembre-se que a responsabilidade de escolher os alimentos está em suas mãos, não nas de seus filhos. Escolha as refeições preparadas em casa, sem aditivos e com alimentos naturais e frescos acima da comida rápida. Se eles aprenderem desde pequenos a comer de maneira saudável conservarão o hábito de comer bem.

7. Faça agrados esporadicamente. As comidas como os vegetais e as proteínas são alimentos que sempre devem estar presentes em seus pratos, mas há outras coisas que podem ser dadas ocasionalmente, como é o caso dos doces, dos biscoitos e outros. Permita que eles escolham estes alimentos quando forem comer fora para que os consumam com pouca frequência.

8. Apresente a comida de uma forma divertida. Principalmente quando seus filhos começarem a comer sozinhos decore os pratos de uma forma graciosa, dê apelidos aos alimentos ou qualquer brincadeira que torne divertida a hora do jantar. Se você se diverte cozinhando, eles podem se divertir enquanto comem o que lhes prepara.

9. Faça com que o café da manhã seja uma refeição muito completa. A maior quantidade de fibras a ser incluída no cardápio diário deve ser introduzida no café da manhã. Escolha alimentos como cereais ricos em fibra e alguma fruta ou iogurte para começar o dia com uma fonte considerável de nutrientes que lhes deem energia para suas atividades.

10. Seja um modelo de boa alimentação. Se você faz dietas constantemente ou tem hábitos desordenados na hora de comer, as crianças crescerão pensando que isso é uma coisa normal. Elas muitas vezes comem o que veem você comer; mostre a elas que é bom provar alimentos diferentes e que existem hábitos saudáveis que devem ser seguidos para ter uma boa vitalidade.

11. Prepare molhos e temperos caseiros para disfarçar os vegetais. O grupo alimentício mais conveniente para seus filhos e, por sua vez, o que eles menos preferem, são o das frutas e dos vegetais. Se eles não os consomem com facilidade invente um molho ou um tempero que possa usar como acompanhamento e variar um pouco os sabores. Evite consumir temperos com conservantes e substâncias artificiais que sejam nocivas para seu organismo.