O repouso na cama durante a gravidez

· 18 de novembro de 2018
Tenha em mente que o repouso é uma condição temporária, que em breve você terá o seu bebê e vocês dois poderão ser felizes e saudáveis.

Provavelmente você deve ter escutado que deve ficar em repouso na cama durante a gravidez. Isso sem dúvida pode aumentar o estresse e a ansiedade.

Especialmente se você pensar que talvez ganhe mais peso do que o necessário por não se mexer e ficar pensando como fará depois para perder esses quilos a mais.

Todo mundo precisa de um dia de folga de vez em quando para passar um tempo na cama e não fazer nada. Mas quando você está medicamente obrigada a ficar na cama por dias, semanas, ou até mais, pode ser uma tortura sem fim.

O repouso na cama durante a gravidez é uma recomendação bastante comum. Cerca de 20% das mulheres grávidas recebem a prescrição de permanecer em repouso na cama durante algum momento de sua gravidez.

O repouso na cama durante a gravidez

repouso na cama

Há muitos tipos diferentes de repouso na cama. Então você terá que ver o que exatamente o seu médico quer dizer quando recomenda o descanso na cama durante uma parte da sua gravidez.

Um repouso pode se referir a períodos de descanso regulares durante o dia, ficar deitada o dia todo (exceto se você tiver que se levantar para ir ao banheiro) ou alguma recomendação intermediária.

O repouso pode ajudar em possíveis complicações que ocorrem durante a gravidez, tais como: hipertensão arterial, hemorragia vaginal ou até mesmo prevenir um parto prematuro.

Claro que o repouso na cama pode ter alguns efeitos colaterais desagradáveis como, por exemplo, o desconforto e o tédio. Se você tiver que passar muito tempo na cama, é necessário mudar sua postura regularmente para evitar dores no corpo.

Como suportar o tempo de repouso na cama

Pode ser extremamente difícil ficar na cama durante o dia todo. Principalmente se você for uma pessoa muito ativa ou tiver muitas outras tarefas, como, por exemplo, cuidar de outros filhos.

Apesar dos pesares, você deve se lembrar de que a saúde do seu filho e a sua podem depender isso. Vale a pena ter paciência e pensar que você terá que aguentar isso somente por um tempo.

Se o seu médico não der outra alternativa ao repouso, é bom ter algumas estratégias na manga para enfrentar esse desafio sem perder a paciência.

Em primeiro lugar, pense em tudo: sobre a importância de ficar em repouso, que a sua saúde e a do seu bebê dependem disso, que é algo que não vai durar para sempre.

Não perca as dicas a seguir para lidar com repouso na cama durante a gravidez.

Algumas dicas para o repouso durante a gravidez

  • Tenha perspectiva. Você sentirá falta de um pouco de tédio quando o bebê estiver em seus braços. Além disso, você terá um bebê saudável graças a esse tédio temporário.
  • Seja produtiva. Você pode fazer coisas na cama que talvez não tenha tido tempo de fazer antes. Você pode tirar o atraso e ler os livros que gostaria, fazer compras pela internet, aprender mais sobre a gravidez, trabalhar online, etc.
  • Esteja preparada. Antes de ir para a cama, você deve verificar que tem tudo o que precisa: livros, revistas, computador, comida, água, etc. Qualquer coisa que você possa precisar deverá estar ao seu alcance.
repouso na cama

  • Cuide do seu lado emocional. É possível que você se sinta ansiosa ou triste por ficar tantas horas na cama. Mas não se deixe levar por esses sentimentos. Lembre-se de que, afinal, são emoções normais. Dessa forma, aproveite a presença das pessoas que você ama como um bom sistema de apoio sempre que precisar.
  • Cuidados físicos. Se você tiver que passar muito tempo na cama, é importante receber massagens ou até mesmo chamar um fisioterapeuta profissional em casa para receber massagem linfática nas pernas, evitando a retenção de líquidos e melhorando a circulação.
  • Lembre-se sempre: é temporário. Não importa o quanto esse momento possa ser difícil, em pouco tempo você poderá abraçar o seu bebê e desfrutar da sua maternidade.
  • Deixe-se ser mimada. Esta situação é temporária. Então, se você tiver familiares ou entes queridos por perto, permita-se ser mimada e receber muito amor. Afinal, você também precisa de cuidados de vez em quando. Então, aproveite!