Por que meu filho nunca chora?
Você pode ficar preocupado porque vê que seu filho nunca chora, apesar de ter motivos. Isso pode ocorrer porque ele segura as lágrimas ou porque realmente há algum problema fisiológico que dificulta isso. Antes de tudo, devemos saber qual é a causa real para resolvê-la.
Quando as crianças são pequenas, permitimos que chorem, mas quando elas têm sete ou oito anos, dizemos que estão muito velhas para chorar. Pior ainda quando são chamadas de “menininhas”, devido aos preconceitos da sociedade.
Contudo, não podemos esquecer que todos temos o direito de chorar, não importa a idade que tenhamos. As crianças menores de idade também enfrentam dificuldades e problemas que as deixam tristes e precisam expressar esses sentimentos por meio das lágrimas.
Não é benéfico encorajar as crianças a segurar as lágrimas
Não é bom encorajarmos as crianças a reprimir as lágrimas, pois elas são a forma de expressar certas emoções. A dor que não é expressada com nenhuma emoção, principalmente na infância, fica dentro e dói. É por isso que é tão importante deixar os pequenos expressarem suas emoções. Assim como riem quando estão felizes, também têm o direito de chorar quando se sentem tristes ou angustiados.
Além disso, imagine como pode ser difícil para nosso filho nunca chorar. Então, como sabemos quando ele precisa do nosso toque, carinho e conforto? A questão não é que a criança se torne muito sensível ou chorona, mas que nós a ajudemos a expressar suas emoções.
O que podemos fazer se nosso filho nunca chora?
Como já dissemos, reprimir as lágrimas não é saudável e pode trazer consequências para o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. Por este motivo, devemos ter em conta o seguinte:
- Observe sua atitude, melhore a comunicação e seja mais compreensiva e afetuosa. Devemos sempre oferecer nosso amor e apoio incondicionais.
- Considere se seu filho tem controle excessivo sobre suas emoções. Essa rigidez leva a uma grande fragilidade e tensão na criança.
- Relembre se você já fez a criança se sentir envergonhada por chorar. Nesse caso, nosso filho pode pensar que essa expressão emocional vai nos envergonhar ou simplesmente que não vai nos atingir.
- Faça a criança sentir que seu humor, suas emoções e seus dias bons e ruins são do nosso interesse. Além disso, devemos permitir que ela expresse como se sente da maneira que precisa. Não seremos capazes de confortar uma criança se ela guardar sua dor para si mesma, por isso temos que ser mais receptivas.
Meu filho nunca chora por causa de uma doença rara
Existe uma doença rara que impede as crianças de chorar. De acordo com alguns estudos realizados por pesquisadores norte-americanos, as células de crianças com deficiência de NGLY1 não possuem proteínas aquaporinas suficientes, e isso não permite que elas produzam lágrimas.
Esta descoberta, feita por cientistas do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute, pode explicar alguns dos sintomas desta doença rara:
- Incapacidade de produzir lágrimas.
- Atrasos no desenvolvimento.
- Epilepsia multifocal.
- Função hepática anormal.
- Convulsões.
Uma doença que não tem cura
No mundo existem aproximadamente 60 pessoas que não choram. Além disso, por enquanto não há cura para esta doença e os tratamentos se concentram em tratar alguns dos sintomas que causam o distúrbio. No entanto, graças a essa descoberta, medidas podem ser tomadas para localizar alguns medicamentos que ajudem a aumentar as aquaporinas.
Por que meu filho nunca chora?
Se seu filho nunca chora e você não entende por que e o que deve fazer, esperamos que este artigo tenha sido útil. Uma criança pode não chorar porque tem um problema fisiológico que a impossibilita de chorar. Além disso, em muitos casos, os pequenos retêm as lágrimas porque em algum momento já os deixamos com vergonha ou os repreendemos por chorar.
É importante ter em mente que não devemos dizer às crianças para não chorarem. Elas devem chorar se precisarem, porque isso faz parte da expressão das emoções, assim como o riso, e não devem se envergonhar por isso. É necessário normalizar que tanto os meninos quanto as meninas podem chorar se quiserem e se quisermos que tenham um bom desenvolvimento emocional.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Caglayan, A. O., Comu, S., Baranoski, J. F., Parman, Y., Kaymakçalan, H., Akgumus, G. T., … & Gunel, M. (2015). NGLY1 mutation causes neuromotor impairment, intellectual disability, and neuropathy. European journal of medical genetics, 58(1), 39-43. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1769721214001682
-
Enns, G. M., Shashi, V., Bainbridge, M., Gambello, M. J., Zahir, F. R., Bast, T., … & Goldstein, D. B. (2014). Mutations in NGLY1 cause an inherited disorder of the endoplasmic reticulum–associated degradation pathway. Genetics in Medicine, 16(10), 751-758.