Por que meu filho vomita sem motivo?

24 de maio de 2018
Se seu filho vomita sem motivo aparente, preste atenção a estes possíveis motivos. Alguns deles são sérios e merecem um tratamento adequado o mais rápido possível.

Quando nos tornamos mães, a saúde de nossos filhos passa a vir em primeiro lugar, acima de todas as coisas. Portanto, se eles ficam doentes, procuramos todas as maneiras possíveis de reverter a situação. Uma das coisas que geralmente mais preocupa as mães é quando uma criança vomita sem motivo; sem perceber, as crianças podem ficar desidratadas rapidamente.

Uma das perguntas mais frequentes nas conversas entre mães é: “Por que meu filho vomita sem motivo?”. É uma dúvida muito razoável.

Se você como mãe observar seu filho vomitar excessivamente sem motivo aparente, a primeira coisa a fazer é procurar as razões mais comuns e associá-las. No entanto, se os vômitos persistirem depois de já haver revisado as causas mais comuns de vômitos em crianças, a preocupação começa a crescer.

A primeira coisa que pensamos quando vemos nossos filhos vomitarem é que algo que eles comeram não caiu bem. Mas se isso se tornar uma ação repetitiva para a qual não podemos encontrar uma explicação, começamos a nos perguntar por que a criança vomita sem um motivo aparente.

Por que acontece o vômito?

Para começar, devemos saber que o vômito é a expulsão rápida e violenta do conteúdo estomacal através da cavidade bucal para o lado de fora. Por outro lado, se uma leve expulsão do conteúdo alimentar é feita pela boca, estaríamos falando sobre regurgitação, algo comum em bebês.

Em geral, o vômito está associado a uma doença e é frequentemente acompanhado por outros sintomas. Se este não for o caso do seu filho e, muitas vezes, ele vomita sem uma razão aparente, podemos estar na presença de um caso de vômito psicogênico.

se seu filho vomita sem motivo, é preciso manter a calma

O vômito psicogênico é um tipo de vômito relacionado com causas psicológicas ou emocionais de forma intensa; eles podem ser muito comuns em crianças pequenas. São vômitos que podem ser apresentados de duas maneiras:

  • Vômitos psicogênicos intencionais: são aqueles que ocorrem de forma consciente ou provocada, como ocorre com as pessoas que sofrem de bulimia nervosa. É um episódio de vômito induzido.
  • Vômitos psicogênicos não intencionais: são aqueles que surgem devido ao nervosismo, à ansiedade excessiva ou a muito estresse.

Estes são os casos mais frequentes em crianças, principalmente quando querem chamar atenção. Quando o vômito psicogênico ocorre constantemente, muitas vezes é difícil para os especialistas indicarem um tratamento; encontrar as causas pode ser bastante difícil, ainda mais se forem crianças pequenas.

Meu filho vomita sem motivo: possíveis causas

1.- Ansiedade

Se você tem um filho que costuma se preocupar muito, que geralmente fica frustrado diante de cada pequena dificuldade, você pode ter um filho ansioso. Essas crianças têm dificuldade em manter a calma em casos de estresse e, inconscientemente, somatizam os problemas com episódios de vômitos.

2.- Mudanças emocionais

Por outro lado, os episódios de vômito do seu filho podem ocorrer em momentos em que há grandes mudanças em sua vida, como um divórcio dos pais, uma briga, entre outros. Nestes casos, o vômito é uma maneira de se livrar das emoções sobre as quais ele tem dificuldade de se expressar.

Se o seu filho vomitar frequentemente sem uma razão aparente, pode ser que você se encontre na presença de um caso de vômito psicogênico”

3.- Irritação

Esta é outra demonstração das emoções da criança. Pode acontecer devido a frustrações por não conseguir o que quer, e pode ser usado para manipular. Nestas situações, as crianças aprendem que o vômito é uma ferramenta eficaz para alcançar um objetivo.

Um exemplo claro é quando a criança se irrita porque não queremos lhe dar alguma coisa e começa a chorar sem que lhe demos atenção; de tanta raiva e choro, vômitos ocorrem. Então, toda nossa atenção recai sobre o bem-estar da criança; a criança pode assim entender que o vômito a ajuda a conseguir o que ela quer.

Por que meu filho vomita sem motivo?

O que se pode fazer?

A primeira coisa que você deve fazer se seu filho vomitar sem motivo é manter a calma. Vomitar é algo comum para as crianças; se ficarmos alarmados, a criança pode ser ainda mais afetada pela situação.

Se você já levou seu filho ao pediatra e não conseguiu encontrar uma razão física ou orgânica para essa situação, é hora de procurar um especialista em psicologia infantil. Ele poderá avaliar o seu filho e dar uma melhor solução.

Recomendados para você