Receitas doces para bebês de 6 a 9 meses
Você está procurando uma maneira de manter seu filho feliz com comidas deliciosas? Se gosta de cozinhar, pode preparar excelentes receitas de doces para bebês que têm entre 6 e 9 meses.
O melhor de tudo é que serão feitas com amor e se mostrarão uma excelente fonte de nutrientes. Tome nota das seguintes ideias e faça com que o seu bebê coma de forma saudável.
7 receitas doces para bebês dos 6 aos 9 meses
Ao atingir os seis meses, seu bebê pode começar a experimentar outros tipos de alimentos além do leite materno ou da fórmula. Neste período você introduzirá algumas frutas, legumes, grãos, carne ou leguminosas.
A princípio é fundamental que você os ofereça um a um para poder observar possíveis reações alérgicas. Da mesma forma, é interessante que o bebê se acostume com o sabor de cada alimento, pois isso melhora sua futura aceitação de novos produtos e da variedade na dieta.
No entanto, aos poucos você pode fazer algumas receitas combinando várias delas. Lembre-se de que o sabor doce é obtido graças à doçura de cada alimento e que não é conveniente adicionar açúcar, mel ou qualquer tipo de adoçante nesta idade.
Aproveite os benefícios de todos os alimentos introduzidos e faça as melhores receitas de doces para bebês dos 6 aos 9 meses. São ideais para complementar a sua alimentação!
1. Mingau de Maçã
A maçã é uma das primeiras frutas que costuma ser oferecida aos bebês. Você pode usá-la para fazer um delicioso mingau como o indicado abaixo.
Ingredientes
- 1 maçã
- Um pouco de baunilha ou canela pura (opcional).
Preparação
- Lave e descasque a maçã e coloque-a para ferver em um pouco de água. Se desejar, pode adicionar um pouco de baunilha (pura) ou canela em pó.
- Quando estiver macia, retire do fogo e deixe esfriar.
- Em seguida, esmague com a ajuda de um garfo ou bata no liquidificador e está pronto.
Lembre-se de que a maçã possui altos níveis de pectina, uma fibra comprovadamente benéfica para a microbiota intestinal.
2. Purê de banana com pera
Com essas frutas doces você pode fazer um delicioso purê. A banana madura é uma das frutas que pode ser o melhor adoçante natural.
Ingredientes
- 1 pera pequena
- 1/2 banana madura
Preparação
- Para começar, lave e descasque a pera e cozinhe no vapor por alguns minutos.
- Coloque no copo do liquidificador e acrescente a banana descascada e cortada. Bata bem até obter uma mistura homogênea.
3. Sorvetes de frutas
Smoothies e frutas refrigeradas são uma boa ideia para fazer sorvete caseiro e saudável.
Ingredientes
- 40 mililitros de leite materno.
- 1 banana (ou qualquer outra fruta).
Preparação
- Amasse a banana com o leite materno. Coloque em uma forma própria para fazer picolés e deixe no congelador por algumas horas. Então está pronto para consumir.
Os sorvetes de frutas podem ser uma boa opção no verão ou quando as gengivas dos bebês doem devido à dentição.
Porém, é preciso tirar do freezer um pouco antes para evitar que o frio machuque o rosto do bebê. Da mesma forma, não é conveniente usar leite em pó, pois não é recomendável congelá-lo.
“Ao completar seis meses, seu bebê pode começar a experimentar outros tipos de alimentos além do leite materno”
4. Mingau de cenoura com laranja
A introdução da cenoura em receitas doces para bebês de 6 a 9 meses é muito recorrente e pode ser muito útil. É um legume com bom aporte de carboidratos, oferece uma textura cremosa e combina bem com muitas frutas.
Ingredientes
- 1 cenoura
- 1 laranja.
Preparação
- Para começar, lave e retire a pele da cenoura. Cozinhe com um pouco de água até ficar macia.
- Em seguida, coloque no copo do liquidificador junto com a laranja e bata os dois ingredientes.
5. Iogurte com frutas
É uma excelente alternativa se o seu filho já tiver nove meses. Um aspecto positivo deste alimento é que pode ser misturado com frutas doces para obter uma preparação deliciosa.
Lembre-se de que o melhor iogurte é o natural, integral e sem adição de açúcar. Também nessa idade você deve começar oferecendo apenas algumas colheres de sopa.
Ingredientes
- 4 ou 5 colheres de sopa de iogurte natural.
- 1 pêssego.
Preparação
- Descasque e corte a fruta em pedaços pequenos. Em seguida, adicione o iogurte e misture os dois ingredientes.
Em vez de pêssego, você pode usar qualquer tipo de fruta macia (manga, mamão, morango, banana, etc.). Algumas mais duras como maçãs ou peras podem ser introduzidas cozidas ou em compota.
Se você começou a complementar a alimentação com mingau, é conveniente mudar a textura aos poucos. Isso ajuda o bebês a aprender a mastigar, mover a comida na boca e engolir.
6. Biscoitos
Os biscoitos são uma excelente alternativa às receitas doces para bebês dos 6 aos 9 meses. Você pode oferecê-los de vez em quando ou em passeios ao parque ou fora de casa.
Ingredientes
- 400 gramas de banana madura.
- 180 gramas de flocos finos de aveia.
- Raspas de laranja.
Preparação
- Comece amassando as bananas com um garfo até obter uma textura de purê. Dependendo da idade do bebê e dos alimentos introduzidos, você pode adicionar um pouco de purê de amêndoa ou amendoim (1 colher de sopa).
- Lave bem a laranja e rale um pouco da casca em cima da banana. Adicione os flocos de aveia e misture bem.
- A seguir, forre uma assadeira com papel e, com o auxílio de uma colher, coloque porções da massa. Quanto mais grossos forem, mais macios serão.
- Asse 15 minutos a 180 graus. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar antes de comer.
Recomendações para preparar receitas doces para bebês
A alimentação infantil é um dos meios pelos quais é garantido o aporte necessário de vitaminas e nutrientes essenciais para o crescimento da criança.
O consumo excessivo de açúcar e carboidratos pode levar à obesidade infantil e ao diabetes. Portanto, é aconselhável controlar o consumo de doces e limitá-los ao máximo: a saúde do seu filho agradece.
Em resumo, preparar receitas doces para bebês de 6 a 9 meses pode ser uma experiência divertida. Apenas lembre-se de consultar seu pediatra sobre os ingredientes permitidos e observar as porções. Bom proveito!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Agencia de Salud Pública de Cataluña. Recomendaciones para la alimentación en la primera infancia (de 0 a 3 años). Generalitat de Cataluña. Departamento de Salud. 2016.
- Chung WS., Meijerink M., Zeuner B., Holck J., et al., Prebiotic potential of pectin and pectic oligosaccharides to promote anti inflammatory commensal bacteria in the human colon. FEMS, 2017.
- Gómez Fernández-Vegue G. Recomendaciones de la Asociación Española de Pediatría sobre la alimentación complementaria. Comité de Lactancia Materna y Comité de Nutrición de la Asociación Española de Pediatría. Noviembre 2018.
- Jensen T., Abdelmalek MF., Sullivan S., Nadeau KJ., et al., Fructose and sugar: a major mediator of non alcoholic fatty liver disease. J Hepatol, 2018. 68 (5): 1063-1075.
- Medline Plus. Nutrición del niño. Biblioteca de Salud de Estados Unidos.
- NHS. Foods to avoid giving babies and young children. National Health Service of England. Agosto 2022.
- NHS. Your baby’s first solid. National Health Service of England. Octubre 2022.
- U. S. Food and Drug Administration (FDA). Infant formula: safety do’s and don’ts. Mayo 2022.