Mingau de espinafre para bebê: receita e benefícios

Vamos mostrar como fazer um mingau de espinafre simples para bebês, um alimento que fornece muitos antioxidantes de qualidade. Sabia?
Mingau de espinafre para bebê: receita e benefícios

Última atualização: 05 maio, 2022

Graças ao mingau de espinafre, os bebês podem introduzir uma grande quantidade de nutrientes de alta qualidade no corpo, o que beneficiará muito seu desenvolvimento. Esse alimento pode ser consumido a partir do sexto mês de vida, sempre como complemento ao leite materno.

Antes de começar, devemos destacar a importância de garantir a presença regular de vegetais na dieta. Esses alimentos concentram vitaminas e antioxidantes necessários para evitar algumas patologias crônicas e complexas ao longo dos anos.

Ingredientes para o mingau de espinafre

mulher cozinhando salada espinafre folhas verdes tigela prato faca de mesa
Para começar, é necessário garantir a higiene adequada das folhas verdes. Acima de tudo, remova os restos de sujeira antes de cozinhar na água.

Para preparar um delicioso mingau de espinafre para bebês, serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 1 maço de espinafre.
  • 40 mililitros de leite.
  • 1 colher de chá de manteiga.
  • 1 pitada de sal (se a criança tiver mais de um ano).

Recomenda-se que o espinafre seja fresco. A versão congelada é considerada de boa qualidade do ponto de vista nutricional, mas ao usar o espinafre fresco temos um resultado superior a nível organoléptico. Além disso, é sempre mais saudável optar pelas folhas cruas do que pelas de manipulação industrial.

Passo a passo

Antes de tudo, você deve lavar bem o espinafre e depois colocá-lo em uma panela com água fervente por pelo menos 5 minutos.

Quando o processo de cozimento terminar, você deve colocar os legumes no copo do liquidificador e adicionar o leite. É necessário moer tudo para obter uma pasta lisa.

Passado esse ponto, adicione a manteiga e o sal e volte a bater até obter um resultado homogêneo.

A partir daqui, resta apenas verificar a temperatura e servir. É um prato particularmente adequado para incluir no almoço.

Além disso, um alimento com alto teor de proteína pode ser incluído na receita, como peito de frango ou alguns cubos de peixe, para enriquecer a densidade nutricional.

Benefícios do mingau de espinafre

O consumo de mingau de espinafre pode gerar uma série de benefícios, desde que inserido no contexto de uma alimentação equilibrada e variada.

Estamos falando de uma elaboração que se destaca fundamentalmente por seu teor de fibra e vitamina C, um nutriente que demonstrou promover a função imunológica. Seu consumo regular reduz a incidência de doenças infecciosas e melhora o controle dos sintomas.

Por outro lado, o espinafre também tem ferro dentro. Esse elemento ajuda a prevenir a anemia, uma patologia que reduz a eficiência do transporte de oxigênio pelo sangue. No entanto, tem uma taxa de absorção bastante limitada, que aumenta quando o mineral é consumido junto com a vitamina C.

Finalmente, o espinafre é uma fonte de fitonutrientes. Essas substâncias têm a capacidade de neutralizar a produção de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo. Esse mecanismo impede o desenvolvimento de muitas doenças crônicas e complexas, conforme evidenciado por pesquisas publicadas no European Journal of Medicinal Chemistry.

Contudo, além do espinafre, você também precisa incluir vários tipos diferentes de vegetais no cardápio semanal. Assim, todas as vitaminas e fitoquímicos presentes neles podem ser melhor aproveitados, o que terá um impacto positivo no funcionamento do organismo da criança.

abóbora ervilhas pepino amoras framboesas mingau pedaços
A dieta do bebê deve conter uma variedade de vegetais para atender às necessidades de micronutrientes do corpo. Quanto maior a variedade de cores, melhor a densidade nutricional da dieta.

Prepare mingau de espinafre em casa

Como você viu, é fácil preparar um maravilhoso mingau de espinafre em casa. É um prato que os pequenos aceitarão de bom grado e assim melhorarão a qualidade de sua dieta. Claro que até o primeiro ano de vida não é aconselhável adicionar sal ou retirar a amamentação, pois o leite ainda é o alimento principal.

Por fim, é necessário enfatizar a importância de incutir bons hábitos desde os primeiros estágios da vida. Isso porque as crianças são muito mais propensas a adquiri-los e a reproduzi-los facilmente no futuro. Dessa forma, o corpo estará protegido do desenvolvimento de patologias crônicas e complexas que podem causar danos à saúde e alterar seu bem-estar.

Pode interessar a você...
4 receitas divertidas com espinafre
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
4 receitas divertidas com espinafre

Fazer as crianças comerem vegetais costuma ser uma tarefa árdua para os pais. Mas veja essas receitas divertidas com espinafre para ter algumas ide...