Receitas para reduzir a dor menstrual
A dismenorreia ou dor menstrual se manifesta em 60-70% das mulheres durante toda sua idade fértil. Embora tenhamos assumido que isso é normal, essa dor é produzida por várias causas e existem diferentes maneiras de reduzi-la, e a alimentação é uma delas. Por isso, vamos propor várias receitas para reduzir as dores menstruais.
A seguir, você descobrirá quais são os nutrientes benéficos para combater essa dor da maneira mais eficaz. Continue a leitura e confira nossas dicas.
Aliados da alimentação para reduzir a dor menstrual
Embora existam poucos estudos que abordem o assunto, algumas revisões sistemáticas indicam que a dieta é um fator causal da dismenorreia. Essa dor é produzida pelo aumento dos níveis de progesterona e pela secreção de substâncias pró-inflamatórias. Isso faz com que o útero se contraia, fazendo com que chegue menos sangue a esse órgão.
Por outro lado, sabemos que os alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como os peixes azuis, as oleaginosas, as sementes e o azeite são anti-inflamatórios. Quando digeridos, estimulam a formação de substâncias que inibem a secreção de citocinas responsáveis pelo inchaço e pela dor.
Além disso, aumentar o consumo de magnésio, presente nos vegetais de folhas verdes, reduz as contrações musculares. Também é aconselhável reduzir ou eliminar a cafeína durante os 5 a 7 dias de duração do período menstrual, pois é uma substância que aumenta a intensidade da dor por atuar como vasoconstritora.
Outros nutrientes importantes são os antioxidantes, como a vitamina E (azeite e oleaginosas), zinco (peixes e mariscos), vitamina A (verduras e legumes vermelhos, laranja e amarelos). Além disso, foi observado que meninas com baixos níveis de vitamina D no sangue (<30 ng/ml) têm dores mais intensas.
Também é aconselhável potencializar as fontes de cálcio, pois sua absorção é menor. Esse mineral pode ser encontrado em crucíferas (brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, etc.), feijão, amêndoas, sementes de gergelim e laticínios.
Receitas para reduzir a dor menstrual
Panaché de vegetais com tahine e vinagrete de limão
Ingredientes
- 1 brócolis
- 2 pimentões vermelhos.
- 4 cenouras médias.
- 1 espiga de milho.
- Azeite de oliva.
Para o vinagrete:
- 1 colher de sopa de azeite virgem.
- 2 colheres de sopa de tahine torrado.
- 3 colheres de sopa de suco de limão.
- Sal.
Modo de preparo
Primeiro, lave todos os vegetais com água e seque com papel de cozinha para remover quaisquer vestígios de terra. Em seguida, retire as sementes dos pimentões e as folhas das cenouras. Corte o brócolis em pequenos buquês (guarde o talo para outro uso) e as cenouras em rodelas.
Em seguida, acrescente azeite em uma assadeira e coloque todos os vegetais por cima. Asse em forno preaquecido a 200º C por 30-40 minutos. Antes de retirá-los, verifique se estão bem macios espetando com uma faca. Para acompanhar, você pode preparar feijão ou grão-de-bico torrado.
Enquanto os vegetais cozinham, prepare o vinagrete misturando todos os ingredientes em uma tigela.
Tartar de salmão, abacate e tomate
Ingredientes
- 300 g de salmão fresco.
- 1 abacate
- 1 tomate médio.
- Sementes de gergelim.
- 40 ml de azeite virgem.
- 40 ml de suco de limão.
- Sal.
- Pimenta.
Modo de preparo
Primeiro, remova a pele e os espinhos do salmão. Corte em cubinhos do mesmo tamanho. Em seguida, lave o tomate e retire as sementes. Corte-o em cubinhos também. Em uma tigela, misture com o salmão e reserve. Em seguida, prepare o vinagrete misturando o azeite com o limão, o sal e a pimenta.
Por fim, descasque o abacate, retire o caroço e corte a fruta em cubos. Adicione à tigela para misturar com o resto dos ingredientes. Acrescente o vinagrete por cima para temperar os ingredientes e evitar a oxidação do abacate. Decore com algumas sementes de gergelim.
Aspic de frutas vermelhas e pêssego
É um prato gelatinoso e frio à base de carne, peixe, vegetais ou frutas, ideal para consumir no verão.
Ingredientes
- 300 ml de água.
- 3 g de ágar-ágar em pó.
- 300 g de morangos.
- 300 g de mirtilos frescos.
- 2 kiwis.
- 1 pêssego
- Folhas de menta.
Modo de preparo
Em primeiro lugar, lave e seque bem os frutos vermelhos. Em seguida, descasque o pêssego e os kiwis. Corte todas as frutas em cubos do mesmo tamanho e misture em uma tigela. Coloque-os em uma forma retangular ou redonda. Em seguida, lave as folhas de hortelã, pique-as e misture nas frutas.
Por fim, leve a água para ferver em uma panela. Assim que ferver, adicione o ágar-ágar e mexa para diluir. Deixe agir por 3 minutos. Certifique-se de que não tenham se formado pedaços ou você terá que coar. Para finalizar, despeje a mistura da água sobre as frutas e leve à geladeira por pelo menos 12 horas.
A alimentação e as dores menstruais
Como você pode notar, a alimentação pode ajudar a combater esses desconfortos durante a menstruação, junto com outras medidas como controle emocional, relaxamento, colocar uma almofada quente na área dolorida, etc. Então, o que você está esperando para experimentar essas receitas simples para reduzir a dor menstrual?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Major Dietary Patterns in Relation to Menstrual Pain: A Nested Case Control Study. BMC Womens Health, 18(1): 69.
- Relationship Between Diet, Menstrual Pain and Other Menstrual Characteristics Among Spanish Students. Nutrients, 12(6): 1759.
- Nutrition as a Potential Factor of Primary Dysmenorrhea: A Systematic Review of Observational Studies. Gynecol Obstet Invest, 84(3): 209-24.
- The Effect of Diet on Primary Dysmenorrhea in University Students: A Randomized Controlled Clinical Trial. Pak J Med Sci, 34(6): 1478-82.
- The Effect of Micronutrients on Pain Management of Primary Dysmenorrhea: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Caring Sci, 9(1): 47-56.