Os melhores métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade

14 Janeiro, 2021
Muitas são as situações que podem causar ansiedade e estresse nas crianças. Diante disso, devemos saber quais técnicas utilizar para que os pequenos possam relaxar.

Pais e filhos precisam relaxar. A sociedade em que vivemos torna indispensável reservar um momento para o nosso bem-estar. As crianças às vezes ficam nervosas e inquietas, seja por raiva ou frustração, e precisam relaxar. A seguir, veremos alguns métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade.

Certamente você já colocou em prática algumas das técnicas das quais vamos falar aqui, mas é sempre bom ter à mão os métodos a serem usados de acordo com a idade do seu filho para ajudá-lo a relaxar.

Benefícios do uso de métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade

O relaxamento é bom não apenas para os adultos, mas também para as crianças. O fato de podermos usar diferentes técnicas adaptadas à idade da criança vai facilitar essa tarefa. Vamos ver alguns dos benefícios do uso dessas técnicas:

  • Diminuir o nível de ansiedade.
  • Deter a gagueira.
  • Prevenir ataques de asma.
  • Melhorar a qualidade e os problemas de sono.
  • Aumentar a qualidade da aprendizagem da criança.
  • Diminuir a frequência dos tiques nervosos.
  • Melhorar a concentração e a memória.
  • Melhorar, em geral, no bem-estar das crianças.
  • Reduzir a tensão muscular.
  • Ajudar a controlar as emoções, especialmente nos casos em que as crianças têm acessos de raiva e agressividade.

Métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade

Todos os pais já tiveram que brigar com uma criança que estava com raiva, frustrada, cansada ou nervosa por ter que fazer uma apresentação na escola. Como mãe e psicóloga, o que mais recomendo é aplicar técnicas de relaxamento, tanto para os pais quanto para os filhos, a fim de combater o estresse.

Em casa, eu as uso com bastante frequência com o meu filho e, além disso, fazemos a atividade juntos. Essa é outra maneira de passar algum tempo com os pequenos. Vamos ver quais métodos podemos usar de acordo com a idade da criança.

Para bebês de 0 a 3 anos

Nessas idades, as crianças participam menos, então devemos usar técnicas através das quais os pais possam ajudá-las a relaxar.

Os melhores métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade

Massagem Shantala

Essa técnica consiste em estimular, relaxar e ajudar a criança a dormir através do tato. É importante fazer essas massagens quando o bebê estiver mais calmo, não no meio de um acesso de raiva. Podemos contar com a ajuda de uma música calma e leve, uma iluminação tênue e uma temperatura adequada no espaço.

As massagens são direcionadas às seguintes partes do corpo: pés, pernas, barriga, costas, peito, braços e mãos. Na internet, certamente poderemos encontrar alguns exemplos de como fazer essa massagem.

Pote da calma

Esse método pode começar a ser empregado quando as birras surgirem, por volta dos dois anos de idade. Podemos construir um pote da calma para que, ao sacudi-lo, o glitter se mova e fique fora de controle, assim como a criança naquele momento e, conforme o glitter for caindo e se depositando no fundo pote, a criança comece a relaxar.

Para crianças de 3 a 7 anos

Nessa etapa, a participação das crianças é mais ativa do que na anterior.

Técnica da tartaruga

Aqui, a criança deve imaginar que é uma tartaruga e, portanto, ela terá que se deitar de barriga para baixo. Vamos dizer a ela que o sol se pôs e que a tartaruguinha tem que dormir. Então, ela terá que encolher lentamente as pernas e os braços até que fiquem sob as costas, que será o casco. Depois disso, avisamos à criança que já amanheceu e que ela pode sair novamente do casco da mesma forma que entrou.

Técnica da formiga

É parecida com a anterior. Basta que a criança imagine que ela é uma formiga e que precisa se encolher para ficar bem pequena e, enquanto se transforma, pedimos para que relaxe os músculos.

Técnica do balão

Trata-se de fazer a criança imaginar que ela é um balão e que precisa respirar profundamente até encher os pulmões. Depois disso, ela deve expirar o ar muito lentamente. Esse processo deve ser repetido várias vezes.

Essa técnica é muito eficaz para crianças com problemas de TDAH. É importante que, ao fazer essas atividades, as crianças controlem a respiração para que possam se acalmar e relaxar os músculos.

Outros métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade

Os melhores métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade

Para crianças de 7 a 9 anos

Nessa idade, as crianças já têm um melhor controle sobre si mesmas e, portanto, podemos usar alguns métodos um pouco mais complexos.

Boneca de pano

Primeiramente, devemos pedir à criança para tensionar os músculos e se mover como se fosse um robô. Depois de um minuto sendo um robô, pediremos que ela imagine que é uma boneca de pano. Dessa forma, os braços, as pernas e o tronco precisam ficar relaxados. Então, pegaremos os seus membros e teremos que conseguir movê-la como se ela realmente fosse uma boneca de pano.

Mindfulness

Podemos acompanhar essa técnica com música e ela pode ser guiada por nós ou por qualquer áudio que encontrarmos sobre meditação. É importante que os adultos acompanhem as crianças durante essa atividade, sentados no chão, em silêncio e prestando atenção a tudo o que acontece ao nosso redor enquanto estamos parados.

Pintar mandalas

Esse método está sendo cada vez mais difundido e pode ser feito tanto por crianças quanto por adultos. Trata-se de uma atividade muito relaxante que liberta a mente de quaisquer pensamentos além das cores. Pintar mandalas ajuda a desenvolver a paciência e reduz os níveis de ansiedade.

Os melhores métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade

Para crianças de 9 a 12 anos

Nessas idades, podemos usar qualquer técnica que ajude a criança a relaxar e que possa ser aplicada em qualquer situação em que ela se sinta nervosa, como, por exemplo, antes de uma prova. Um dos métodos que podemos usar é o relaxamento muscular progressivo de Jacobson. Além disso, se as crianças praticarem com frequência, elas terão muita facilidade para aplicá-lo quando necessário.

A ideia é tensionar as diferentes partes do corpo durante 10 segundos e então relaxá-las suavemente. A respiração deve ser feita inspirando profundamente durante alguns segundos e expirando lentamente.

Em suma, apresentamos alguns dos métodos de relaxamento para crianças de acordo com a idade que certamente serão úteis para situações em que tanto você quanto os seus filhos precisam relaxar.

Atualmente, estamos imersos em um constante ir e vir em que o estresse faz parte da vida, mas devemos saber parar um pouco e encontrar um momento para o nosso próprio bem-estar e para o bem-estar dos nossos filhos. Então, o que você está esperando para colocar todas essas técnicas em prática?