Síndrome de Mittelschmerz: sintomas, causas e tratamento

Existem várias teorias que relacionam a síndrome de Mittelschmerz ao processo de ovulação. Além disso, a sensação costuma ser leve e desaparece espontaneamente, de modo que o tratamento nem sempre é necessário.
Síndrome de Mittelschmerz: sintomas, causas e tratamento
Diego Pereira

Escrito e verificado por o médico Diego Pereira.

Última atualização: 07 julho, 2023

A síndrome de Mittelschmerz nada mais é do que a presença de dor intermenstrual associada à ovulação. Geralmente, é leve e temporária, por isso não requer tratamento na maioria dos casos. Porém, em pessoas com curso clínico atípico, pode até ser necessário o uso de anticoncepcionais. Contamos mais abaixo.

O que é a síndrome de Mittelschmerz?

O nome vem do alemão Mittelschmerz, que significa “dor do meio”. É um conjunto de sinais e sintomas caracterizados por dor de intensidade moderada que acomete a região inferior do abdome. Às vezes pode estar do lado direito e às vezes do lado esquerdo.

Essa sensação aparece apenas entre dois ciclos menstruais, momento que coincide com a ovulação. Dito processo é aquele pelo qual ocorre a liberação de um óvulo do folículo ovariano correspondente. Por esse motivo, também é conhecida como dor intermenstrual.

Sintomas

De acordo com uma publicação da Mayo Clinic, a síndrome de Mittelschmerz é caracterizada por dor de início súbito localizada na parte inferior do abdômen. É percebida pelo lado (direito ou esquerdo) que coincide com a ovulação. Portanto, a localização pode variar a cada episódio. Também é característica a presença de corrimento vaginal de quantidade moderada e, às vezes, acompanhado de sangramento escasso.

A síndrome de Mittelschmerz geralmente não requer tratamento. Sendo descrita como um incômodo, a necessidade de uso de anti-inflamatórios devido à presença de dor intensa é muito rara.

Causas

As alterações anatômicas e fisiológicas que acompanham o processo de ovulação são as que melhor explicam a síndrome de Mittelschmerz. Alguns dos seguintes fatores que podem influenciar seu aparecimento são os seguintes:

  • Alongamento da superfície do ovário enquanto o folículo correspondente se rompe.
  • Irritação das fibras nervosas do peritônio devido à liberação de sangue durante a ovulação.

No entanto, ambas as afirmações são teorias possíveis se levarmos em conta que o processo está quase certamente associado à ovulação.

Tratamento

Existem diferentes modalidades de tratamento, de acordo com a gravidade dos sintomas. Se forem leves e descritos apenas como um incômodo, geralmente não requerem o uso de medicamentos. Se a dor for mais intensa e interferir nas atividades diárias, o uso de anti-inflamatórios de venda livre (como o ibuprofeno) pode ajudar a controlar os sintomas.

No entanto, em uma pequena proporção de mulheres, a dor pode se tornar muito incômoda e incontrolável. Nesse caso, é necessário ir a uma consulta médica para avaliar o uso de medicamentos que intervêm no processo de ovulação, como os anticoncepcionais orais (COCs). Claro, é uma medida relacionada ao aparecimento de vários efeitos adversos, além de ser um método contraceptivo por excelência. É preciso pesar bem as vantagens e desvantagens.

Pode ser evitada?

O início da dor pode ser completamente aleatório. Muitas pessoas relatam senti-la esporadicamente, portanto não há nenhum elemento que alerte sobre o desconforto. Por esse motivo, é difícil evitá-la. Por exemplo, o uso de COCs pode impedir a ovulação e, portanto, prevenir o aparecimento de dor. No entanto, não é uma medida utilizada desde o início em todas as mulheres afetadas.

No caso de apresentar sintomas como febre, náuseas ou corrimento vaginal intenso, entre outros, o melhor é consultar o médico, pois alguns quadros mais graves podem ser confundidos com a síndrome de Mittelschmerz.

Quando você deve se preocupar

Embora qualquer dor irruptiva com as características acima mencionadas possa estar associada à síndrome de Mittelschmerz, às vezes pode haver uma condição mais séria do que aparenta. Por exemplo, patologias importantes como apendicite, doença inflamatória pélvica e gravidez ectópica podem ser confundidas com dor intermenstrual. Para fazer isso, é importante monitorar a dor e ficar alerta para qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Febre (temperatura superior a 38,3°C), com ou sem calafrios.
  • Corrimento vaginal intenso.
  • Palidez da pele.
  • Perda de apetite.
  • Náusea ou diarreia.

Se você tiver sintomas graves, deve consultar um médico

A síndrome de Mittelschmerz não é necessariamente experimentada durante toda a vida fértil, pois muitas mulheres relatam senti-la esporadicamente. A duração é de alguns minutos ou algumas horas, enquanto a intensidade é variável. Por esse motivo, geralmente não é necessário nenhum tipo de tratamento, embora um anti-inflamatório ou ibuprofeno possa ser usado se a sensação de dor for intensa.

Por outro lado, se aparecerem sintomas que possam estar associados a uma condição potencialmente mais grave, é aconselhável consultar um médico o mais rápido possível. Dessa forma, será possível determinar o que é e receber o tratamento correspondente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.