5 truques para aliviar a coceira durante a gravidez
A vida de uma mulher durante a gravidez muda completamente. Os seus hormônios, o corpo, e até mesmo a sua mente pode ficar totalmente diferente. Ela começará a sentir algumas mudanças bruscas, especialmente na pele. Esse é o caso da coceira durante a gravidez. Uma situação muitas vezes desconfortável que não sabemos como tratá-la, e às vezes podem até deixar marcas permanentes em nosso corpo. Superar sem grandes traumas é parte da realidade durante a maior parte da gestação.
O nome científico é colestase intra-hepática da gravidez (CID), também conhecida como colestase obstétrica
Geralmente as futuras mamães se preocupam em pesquisar e lidar com informações que lhes permitirão tomar devidas medidas quando o momento das mudanças chegar. Algumas dessas mudanças podem ser superficiais, outras podem deixar marcas significativas, se medidas necessárias não forem tomadas.
A coceira durante a gravidez!
Durante a gravidez é possível que você tenha coceira em todo o corpo, principalmente em áreas como os seios, abdômen e quadris. Isso também é conhecido como “prurido”, e acontece quando o o abdômen estica abrindo espaço para o bebê que está crescendo.
Hormônios como o estrogênio chegam a níveis tão elevados que se torna um dos fatores responsáveis pelo terrível comichão
Quão comum pode ser sentir esse desconforto?
Este é um sintoma muito comum que afeta cerca de 40% das mulheres grávidas. Geralmente isso ocorre no segundo ou terceiro trimestre da gravidez quando a pele se estende mais. Costuma ser um incômodo bastante comum ao longo deste maravilhoso processo em que você leva uma criatura pequena e frágil em sua barriga.
Por que isso acontece?
É preciso lembrar que as mudanças imunológicas, endócrinas, e metabólicas são importantes durante a gravidez, e a textura ou aparência da pele não escapa. É por isso que a coceira aparece, e com isso também o ressecamento da pele, as comichões e aparência escamosa da epiderme.
Outro sintoma que pode aparecer é o avermelhamento e coceira das palmas das mãos ou dos pés. Isto se deve ao aumento de estrogênio, e quase sempre desaparece após o parto.
Você não deve se alarmar porque apesar de ser irritante a coceira é perfeitamente normal
Existem também outros tipos de erupções cutâneas que podem aparecer nesse período. Um exemplo disso é uma espécie vermelhidão ou manchas no abdômen muito maiores do que comichões normais. Elas são chamativas e grandes, e parecem urticárias. Elas são chamadas de pápulas, placas pruriginosas, ou urticariformes da gravidez.
Truques para aliviar a coceira durante a gravidez
Uma vez que temos claros os aspectos básicos sobre o que significam os tipos de coceira, apresentaremos a seguir 5 truques para aliviar este desconforto.
- Tome banhos frios, utilize sabonetes suaves, antialérgicos, e que contenham glicerina, amêndoas, aveia ou aloé vera.
- Use cremes hidratantes de preferência com ingredientes naturais ou faça os seus próprios cremes à base de mel e camomila. Ou ainda aplique óleos naturais tais como óleo de coco, de amêndoa ou de lavanda (este é conhecido pela sua alta propriedade de embelezar a pele).
- Beba muita água. Se você fizer exercícios suaves como caminhar, faça em horários mais frescos. Isso fará com que a sua circulação trabalhe melhor fazendo com que a coceira diminua. Não se esqueça de aplicar protetor solar sempre, para evitar manchas no corpo causadas pelas erupções em contato com o sol.
- Use roupas folgadas feitas com fibras naturais como algodão, que sejam de cores claras.
- Tome banhos de imersão com água de aveia ou de bicarbonato de sódio, que tem propriedades antipruriginosas.
Outras dicas para diminuir a coceira durante a gravidez
Aqui estão algumas outras dicas que você pode considerar para reforçar a eficácia dos truques acima:
- Tente evitar banhos quentes pois eles ressecam a pele e agravam a coceira.
- Utilize detergentes e produtos de limpeza naturais.
- Se enxague bem com água fresca e use toalhas macias.
- Tente não sair nas horas mais quentes pois pode agravar a coceira.
- Contate o seu médico imediatamente se você achar que apresenta colestase pois pode ser um problema muito grave para o seu bebê.
- Sempre que possível se mantenha em lugares frescos, à sombra, evite o contato com objetos antigos, poeira e ácaros.
As recomendações indicadas lhe ajudarão a enfrentar esse desconforto e lhe permitirão a estar mais relaxada. Dessa forma poderá se preparar melhor para o dia tão especial que é a chegada de um novo membro da família.
Todas as sugestões que propomos aqui devem ir de mãos dadas com orientações e conselhos do seu médico. Assim tentamos lhe acompanhar de forma segura durante a melhor etapa de sua vida, ser mãe.