10 técnicas para facilitar o parto

· 10 de julho de 2017

Ser mãe é uma das experiências mais maravilhosas e felizes da vida de uma mulher, mas o medo do parto pode provocar estresse e ansiedade. Se a data do nascimento do seu filho se aproxima, é normal sentir preocupação. No entanto, existem algumas técnicas para facilitar o parto. Nesse artigo vamos ver algumas delas.

Essas técnicas para facilitar o parto irão nos ajudar não somente a controlar a ansiedade e o estresse, mas também a preparar nosso corpo para o momento tão esperado. Tome nota!

Técnicas para facilitar o parto

facilitar

Yoga pré-natal

 Praticar yoga durante a gravidez é bastante saudável. Além de preparar o corpo para o parto, você também aprende a controlar a respiração para qualquer situação da sua vida.

Com essa técnica você fortalece os músculos e aprende a ter um maior controle sobre seu corpo e suas emoções. Pode aliviar alguns incômodos durante a gravidez, assim como favorecer a preparação física para o parto.

 Frequente aulas de educação maternal

O que você aprender nessas aulas vai ajudar muito na hora do parto. Os conhecimentos que trazem, assim como o esclarecimento de dúvidas que você possa ter sobre esse assunto fazem a ansiedade diminuir e também ameniza o medo desse momento tão especial que é o nascimento do seu bebê.

Técnicas de alongamento e respiração

Saber controlar a respiração é muito importante para mulheres grávidas. O corpo feminino durante a gravidez precisa de mais oxigênio que antes. Além disso, respirar bem vai lhe ajudar a relaxar e se sentir melhor no nível emocional.

Separe alguns minutos por dia para relaxar e respirar conscientemente: inspire por 5 segundos, prenda o ar por 3 e, em seguida, expire lentamente. Você pode repetir esse processo por 5 ou 10 minutos.

Fazer alongamentos com os braços, esticando da esquerda para a direita suavemente vai fazer com que seus músculos se movimentem e vai ajudar a relaxar.

Faça exercícios leves com regularidade

O exercício durante a gravidez facilita o parto e faz com que este dure menos tempo. Caminhar, nadar, fazer pilates e outras atividades favorecem sua flexibilidade e aumentam sua energia.

Massagens no períneo

Outra técnica que facilita o parto e evita a necessidade de uma episiotomia são as massagens no períneo. Você, ou seu companheiro, pode fazer essas massagens usando um óleo especial vendido em farmácias. Dessa forma, o períneo vai ficar fortalecido e, assim, evitamos que se rasgue ou precise ser cortado durante o parto.

Técnicas de pré-parto na água

 Fazer exercícios na água também ajuda na preparação para o parto, já que estar na água diminui a pressão que sua barriga exerce sobre as extremidades e as articulações. Além disso melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos sem desgaste e alivia o estresse.

Tome uma ducha

A água morna relaxa os músculos tensionados ou cansados e alivia o mal-estar que as contrações provocam. Quando você sentir contrações, tome uma ducha. Isso vai facilitar o parto, já que vai fazer com que a dor diminua.

Escolha a posição

Uma maneira de facilitar o parto é se colocar na postura que você se sentir mais confortável, seja de cócoras, com uma bola de pilates, virada de lado ou de quatro…a dor vai ser mais branda se você estiver na posição em que se sentir mais confortável.

Massagens

facilitar

Uma massagem libera as endorfinas que irão ajudar a nos sentirmos bem. Você pode pedir ao seu companheiro para fazer uma massagem nas suas costas, desde os ombros até os quadris, e pressionar o cóccix com a palma da mão em cada contração.

Movimente-se

Se você não vai receber anestesia epidural pode passear se quiser. Isso ajuda o bebê a descer pelo canal vaginal. Você também pode se movimentar usando uma bola de pilates. A questão é estar em movimento, porque além de fazer a dor diminuir, vai facilitar o parto.

Essas são algumas técnicas para facilitar o parto. Algumas podem ser realizadas durante toda a gravidez e outras são exclusivas para o momento tão esperado. Você pode realizar aquelas às quais mais se adaptar.  Com certeza elas vão lhe ajudar e, assim, vai ser muito mais fácil dar as boas-vindas ao seu bebê.