5 benefícios de uma boa hidratação durante a gravidez
A correta hidratação durante a gravidez é básica, necessária, e obrigatória. Não se esqueça de que estamos entrando em um processo no qual ocorre uma série de alterações fisiológicas nas quais a água terá um papel vital, pois nossos requerimentos aumentam nesse sentido.
A ingestão diária de água por mulheres grávidas aumenta em pelo menos 300 mililitros. Desta forma, o nosso organismo dispõe da quantidade necessária para atender à formação do líquido amniótico na direção certa.
Além disso, a ingestão de água durante a gravidez em maior quantidade irá melhorar o crescimento normal e adequado do feto, e adicionará a energia que faz falta neste maravilhoso e complexo processo em que nos encontramos como mães.
Porque é necessária uma boa hidratação durante a gravidez
Durante a gravidez, nosso organismo estabelece mecanismos preventivos a fim de diminuir o limiar de sede, por isso quando nós sentimos que precisamos beber água, geralmente é porque o processo de desidratação começa a ocorrer.
Por isso é benéfico ingerir pelo menos 2,3 litros de água por dia. Para isso, devemos estabelecer períodos regulares de tempo que em nenhum caso irão exceder 5 horas.
Não devemos esquecer que a Agência Europeia de Segurança Alimentar, em conjunto com o Instituto de Pesquisa de Água e Saúde, recomenda que cada grávida aumente a ingestão hídrica em pelo menos 300 mililitros por dia, conforme comentamos no início deste artigo.
Por isso é muito importante tentar evitar sentir sede, pois assim não apenas iremos melhorar o estado de nosso próprio organismo, mas também a saúde do feto e futuro bebê, que irá ter o cuidado ideal com esta medida.
Benefícios de uma boa hidratação durante a gravidez
Além do que foi anteriormente exposto, uma boa hidratação durante a gravidez oferece outros muitos benefícios que irão melhorar o bem-estar tanto da mãe como do próprio bebê. Conheçamos os mais importantes:
- A ingestão de dois litros de água por dia fornece os oligoelementos e os minerais essenciais que cada organismo precisa para satisfazer as necessidades e funções habituais. Como dissemos, em mães grávidas deve-se aumentar a ingestão tomando 2,3 litros ou mais.
- Beber água mineral natural é uma vantagem sobre outros tipos de líquido pois está protegida contra a contaminação que pode ser encontrada em outras, mesmo que tenham sido filtradas. Desta forma podemos garantir que tomamos os minerais e oligoelementos em seu estado mais natural, puro e saudável.
- A água não contém calorias, por isso é fantástica para continuar com hábitos de vida saudáveis ao longo de toda a gravidez. Por isso devemos sempre priorizar a sua ingestão acima de qualquer outra bebida.
- Além disso, a água permite ao nosso organismo o transporte de nutrientes, a eliminação de resíduos, uma correta digestão e um cuidado especial do peso, tão necessário neste processo de gravidez.
- Por último, um quinto benefício que devemos destacar é que a água ajuda poderosamente para o trabalho dos rins, o que melhora o trânsito intestinal, ajudando regularizá-lo.
É evidente que uma correta hidratação durante a gravidez não só traz grandes benefícios, mas também é necessária para que a gestação do bebê seja adequada e nosso organismo supere o processo sem complicações.
Lembre-se, o seu bem-estar é muito importante, não só para a saúde do seu filho, mas também para o seu próprio desenvolvimento. Quanto melhor você estiver mais atenção e felicidade irá receber de seu filho, daí a importância da ingestão de água.
Outros benefícios da ingestão de água
Além disso, existem outros benefícios que valem a pena serem destacados. Por exemplo, um corpo bem hidratado está mais purificado, de modo que se reduz o risco de infecções do trato urinário.
Também ajuda a melhorar a redução de retenção de líquidos, a purificação de toxinas no sangue, hidratação do saco amniótico, a redução dos riscos de hipertensão, o estado da pele e inclusive problemas como prisão de ventre, hemorroidas ou as náuseas matinais.
Então, não hesite e mantenha a correta hidratação durante a gravidez de todo o seu corpo. Tanto o seu organismo quanto seu filho irão te agradecer.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bardosono S., Morin C., Guelinckx I., Pohan R., Pregnant and breastfeeding women: drinking for two? Ann Nutr Metab, 2017. 1: 13-17.
- Jeong JN., Effect of pre meal water consumption on energy intake and satiety in non obese young adults. Clin Nutr Res, 2018. 7 (4): 291-296.