7 receitas de jantar para grávidas
Comer quando estamos grávidas é fácil, mas cozinhar nem tanto. Ainda que na maioria dos casos podemos comer de tudo, no geral, nos cuidamos muito nesta etapa. Por esta razão na hora de jantar é comum que fiquemos sem argumentos para cozinhar. O que poderei jantar hoje? Lhe apresentamos sete receitas práticas de jantar para grávidas ideais.
1. Jantar para grávidas de creme de espinafres
Ingredientes
- 250 ml de creme de leite líquido
- 1 kg de espinafres
- 1 ovo
- Sal e pimenta
- Azeite de oliva extra virgem
- 2 dentes de alhos
Preparo
Primeiro lavamos muito bem o espinafre e colocamos para ferver por um minuto, depois disto se deve escorrer e cortar. Enquanto isso, esquentamos uma frigideira com um pouco de azeite. Cortamos o alho em finas lâminas e salteamos junto aos espinafres cortados.
Depois de refogar por alguns minutos colocamos o creme de leite, adicionamos sal e pimenta a gosto e mexemos bem. Servimos e decoramos com um ovo cozido.
2. Jantar para grávidas de salada de atum com molho de iogurte
Ingredientes
- ½ kg de atum fresco
- Alface ou espinafre
- Um copo de iogurte natural
- O suco de meio limão
- Salsinha
- Sal
- Azeite de oliva extravirgem
Preparo
Cozinhar o atum ao vapor por aproximadamente dez minutos. Enquanto isso, limpar o alface ou espinafre e cortar rusticamente. Numa saladeira, misturar o iogurte com a salsinha picada, o azeite e o limão, além de adicionar sal e pimenta.
Quando o atum estiver cozido, limpamos a pele e as espinhas e cortamos em cubos. A mistura anterior é adicionada ao alface e em cima colocamos o atum.
3. Tortilha francesa com peru
Ingredientes
- Peru cozido e cortado
- 2 ovos
- Azeite de oliva extravirgem
- Sal
Preparo
Batemos os ovos em uma taça grande e em seguida adicionamos o peru, e colocamos um pouco de sal. Em paralelo, esquentamos uma frigideira e adicionamos azeite. Quando estiver bastante quente adicionamos a mistura e deixamos cozinhar por alguns minutos em cada lado. Para acompanhar, sugerimos uma salada de tomates ou cenoura.
4. Robalo ao forno com batatas
Ingredientes
- 2 lombos de robalo
- 2 batatas grandes
- 1 cebola
- Azeite de oliva extra virgem
- Sal
Acender o forno a 180º e deixar aquecer. Lavar, descascar e cortar em discos as batatas e as cebolas em julliene . Colocar o azeite em uma bandeja no forno e sobre ela os discos de batata e as cebolas. Levar esta preparação ao forno por uns dez minutos; passado este tempo adicionamos o robalo e deixamos por mais 20 minutos. Para servir podemos colocar um pouco de salsinha finamente cortada.
5. Jantar para grávidas de Brócolis, batata e cenoura cozidas
Ingredientes
- 1 batata
- 1 cenoura
- 1 brócolis pequeno
- Sal
- Azeite de oliva extravirgem
Preparo
Ferver a água com sal em uma panela. Enquanto isso, limpar e cortar o brócolis, as batatas e as cenouras, preferivelmente em cubos. Colocamos os vegetais na água fervendo e deixamos cozinhar por 30 minutos. Depois, retiramos a água com a ajuda de uma escumadeira. Ao servir, usar azeite ou uma maionese light.
6. Lentilhas ao creme
Ingredientes
- 400 g de lentilhas
- 2 litros de água
- 2 nabos
- 1 tutano
- 2 alhos-porós
- 2 colheradas de queijo para untar
- 2 cenouras
- Azeite de oliva extravirgem
Preparo
Colocar a água para ferver junto ao tutano e um pouco de azeite. Quando estiver fervendo, adicionar as verduras cortadas. Deixar cozinhar por 45 minutos com a panela tampada em fogo médio. Após este período, retirar as verduras e adicionar as lentilhas para poder cozinhar até que esfrie a panela. Após isto, colocar as verduras de volta, e bater até que fique com consistência de purê. Servir com queijo para untar, azeite e sal.
7. Jantar para grávidas de verduras grelhadas
Ingredientes
- Abobrinha
- Alho-poró
- Aspargos
- Cenoura
- Tomate
- Cebola
- Champignon
- Azeite de oliva extravirgem
- Sal grosso
Preparo
O primeiro a ser feito é preaquecer a grelha ou chapa. A partir disto, começar a lavar as verduras e cortar em rodelas, menos as cenouras e o alho-poró que vão na diagonal. Os aspargos são servidos inteiros e os champignons, laminados.
Começamos a assar cada uma das verduras separadamente, primeiro as mais duras. Assamos os dois lados assegurando-se que estejam cozidas. Servimos com sal grosso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- American Pregnancy Association. Foods to avoid when pregnant.
- Carr AC., Maggini S., Vitamin C and immune function. Nutrients, 2017.
- Coletta J. M, Bell S. J, Roman A. S. Omega-3 fatty acids and pregnancy. Reviews in Obstetrics and Gynecology. 2010. 3 (4): 163-171.
- Gómez Roig L. Durante el embarazo: ¿qué tipo de pescado se comer y cuál no para evitar la ingesta de mercurio? Faros Hospital Sant Joan de Déu. Enero 2021.
- Lynch S. R, Cook J. D. Interaction of vitamin C and iron. Annals of the New York Academy of Science. 1980. 355: 32-44.
- Mayo Clinic. Iron deficiency anemia during pregnancy: prevention tips. Febrero 2022.
- Stella AB., Cappellari GG., Barazzoni R., Zanetti M., Update on the impact of omega 3 fatty acids on inflammation, insulin resistance and sarcopenia: a review. Int J Mol Sci, 2018.