7 dicas para retomar a rotina de sono antes da volta às aulas
As férias são aquele momento em que não há correria e nem rotina estruturada. As crianças vão para a cama e acordam sem horários fixos e os planos são abundantes. Elas têm o dia inteiro pela frente, sem agenda e sem obrigações. Consequentemente, a rotina é completamente alterada, principalmente a do sono. Então, como retomar a rotina de sono antes da volta às aulas?
É claro que, depois de várias semanas com essas características, a volta às aulas exige que entremos em sintonia novamente, então às vezes esse processo parece uma tortura. No entanto, existem algumas recomendações que nos permitem retomar a rotina de sono antes da volta às aulas e tornar essa transição um pouco mais agradável. Vamos ver quais são elas.
Preparar-se para a volta às aulas é muito mais do que organizar
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que a volta às aulas também envolve um processo emocional e psicológico. Significa o início de um novo ano ou uma nova etapa que terá seus próprios desafios e aprendizados.
Portanto, não se trata apenas de estabelecer uma rotina e ordem, mas também de ter a capacidade de acompanhar crianças e adolescentes. Para isso, devem ser criados espaços de diálogo, questionamentos e expressão de desejos, medos e expectativas. Além disso, devemos ser capazes de comunicar e transmitir entusiasmo e alegria pelo que está por vir.
Leia também: O sono das crianças com autismo
7 dicas para retomar a rotina de sono antes da volta às aulas
Algumas das recomendações para descansar bem antes da volta às aulas são as seguintes:
1. Tire alguns dias antes da volta às aulas para praticar
Em outras palavras, finja que amanhã a criança tem que ir à escola. Nos dias anteriores, é preciso tentar restabelecer os horários e a rotina. Por exemplo, ir para a cama cedo, não ver televisão depois de um determinado horário e tomar banho em determinado horário do dia, entre outras atividades.
2. Aplique o regime de 20 minutos: a rotina de sono antes da volta às aulas
Em consonância com a recomendação anterior, alguns especialistas sugerem iniciar essa prática por 10 dias antes do retorno às aulas. Uma boa ideia é antecipar o horário de sono desejado em blocos de 20 minutos. Por exemplo, se durante as férias a criança vai para a cama às 23h e queremos que ela comece às 22h, o processo pode ser feito da seguinte forma:
- Primeiros dias: diremos para ela ir para a cama às 22h40.
- Nos dias 4 a 6, antecipamos mais 20 minutos, então ela terá que ir para a cama às 22h20.
- Nos dias restantes, diremos para a criança ir para a cama às 22h00.
3. Redefina o plano de refeições
As férias são um período que se presta a desfrutar de fast food no geral: hambúrguer, pizza, doces, entre outros. No entanto, a alimentação também influencia a qualidade do nosso descanso. Por esta razão, nos dias que antecedem o regresso à atividade escolar, também é importante tentarmos regressar a uma alimentação mais equilibrada e menos calórica.
4. Reserve as atividades mais exigentes fisicamente para o período do dia
Tanto o exercício quanto o esporte têm inúmeros benefícios para o sono. Após a atividade, no final da tarde ou à noite, as crianças chegam cansadas e é mais fácil para elas adormecerem.
Por esse motivo, também é recomendável deixar as atividades mais tranquilas e desconectadas para as últimas horas do dia. Dessa forma, faremos com que elas comecem a se desconectar e sintonizar em um ritmo mais lento, adequado ao descanso.
5. Suspenda o uso de telas a partir de determinado horário
Para evitar a excitação cerebral e conseguir um sono reparador, recomenda-se que as crianças sejam impedidas de ter acesso a telas por pelo menos duas horas antes de dormir. Isso inclui telefones celulares, tablets e televisão. Talvez, durante as férias tenhamos sido mais flexíveis e permitido outros tipos de uso, mas na proximidade da retomada das aulas, é importante voltar a esclarecer essas regras.
6. Prepare o material escolar com antecedência
Seja para renovar o uniforme, a mochila ou comprar cadernos, é importante conseguir resolver essas pendências a tempo. Desta forma, eliminamos imprevistos e a ansiedade gerada por deixar tudo para a última hora. Uma forma de envolver crianças e adolescentes é pedir para que eles ajudem a fazer uma lista de coisas a fazer ou a comprar. Dessa forma, a resolução das pendências se torna algo colaborativo e, ao mesmo tempo, permite que eles assumam progressivamente suas responsabilidades.
7. Prepare algumas atividades de lazer após as aulas
Para que o golpe da realidade não seja tão forte, podemos pensar também em algumas atividades extracurriculares durante a primeira semana do retorno. Por exemplo, leve as crianças para tomar um sorvete, fazer um passeio de bicicleta pela praça ou fazer a atividade que a criança mais gosta.
Não deixe de conferir: 6 consequências da falta de sono em adolescentes
Os adultos também devem se preparar
Restaurar a rotina de sono antes da volta às aulas não é responsabilidade apenas de crianças e adolescentes. A família também é afetada, pois sua dinâmica e atividades mudam. Nesse sentido, os adultos também devem se conscientizar de que uma rotina deve ser retomada e é necessário voltar ao modo de organização anterior. Além disso, eles devem facilitar essa vida cotidiana e reajustar sua agenda e atividades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Martínez Béjar, M. P. (2019). El descanso como rutina escolar en niños de 3 a 6 años para el manejo de sus emociones (Bachelor’s thesis, Universidad Casa Grande. Facultad de Ecología Humana, Educación y Desarrollo).
- Balboa Alcon, T. F. Las rutinas escolares como estrategia para el mejoramiento del desarrollo infantil de niños y niñas en educación inicial escolarizada Unidad Educativa “Americano Néstor Peñaranda” (Doctoral dissertation).