Quando a linha alba desaparece?
Durante a gravidez, ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher, dentre as quais está o aparecimento da linha alba abdominal. Embora não seja uma manifestação que gere maior preocupação, muitas mães têm dúvidas sobre o momento do seu desaparecimento. Por isso, hoje vamos contar um pouco mais sobre ela. Vamos lá?
Por que a linha alba aparece?
A pele, assim como o restante do corpo da gestante, sofre alterações durante o período de gestação. Na verdade, esse tecido precisa se esticar muito para se adaptar ao crescimento do abdômen e dos seios, podendo até mudar de cor em certas regiões.
A alteração cutânea mais frequente que ocorre durante a gravidez é a hiperpigmentação que se manifesta em 85% das gestantes, segundo um estudo publicado pelo International Journal of Women’s Dermatology.
Os hormônios da gravidez, como a progesterona e o estrogênio, são responsáveis por essas alterações. Ambos atuam nas células pigmentares da pele (melanócitos) e as estimulam a produzir mais melanina.
Em geral, as mulheres percebem mais manchas escuras que se desenvolvem na face (chamadas de melasma) do que aquelas localizadas em outras partes do corpo, como abdômen e aréolas. Até cicatrizes, sardas e marcas de nascença costumam escurecer também.
Você pode se interessar: Manchas brancas na pele das crianças
Quando a linha alba aparece?
O segundo trimestre da gravidez é caracterizado por um aumento considerável no tamanho da barriga, que também desenvolve uma linha hiperpigmentada que vai do umbigo ao púbis: a famosa linha alba.
Em algumas mulheres, podem aparecer pelos sobre esse local, e é por isso que a American Pregnancy Association a chama de “linha preta”. Em geral, as peles mais escuras a desenvolvem com maior intensidade.
Mas a gravidez não é a única causa ligada ao aparecimento da linha alba. As seguintes condições também podem promover seu aparecimento:
- Ingestão de medicamentos anticoncepcionais.
- Desequilíbrio hormonal.
- Insuficiência ou insuficiência adrenal.
Leia também: Por que a pele coça durante a gravidez?
Quais cuidados devem ser tomados com a linha alba?
Não é necessário implementar nenhuma medida ou tratamento com essa mancha de pele, pois não é prejudicial para o bebê nem para a mãe. Além disso, ela não pode ser eliminada com nenhum método porque responde às alterações hormonais.
Depois que o bebê nasce, as regiões hiperpigmentadas começam a desbotar. No entanto, em algumas mulheres isso pode demorar muito. Quando a linha alba persiste após a gravidez, surgem desconfortos e inseguranças nas mulheres, o que justifica o uso de cremes clareadores para acelerar o processo.
A seguir, contamos como você deve cuidar dessa parte do seu corpo.
Proteção solar adequada
Em caso de exposição ao sol, recomenda-se o uso de protetor solar com filtro UV superior a 30, amplo espectro e resistente à água.
Você deve saber que os raios solares podem estimular ainda mais a pigmentação da pele ou retardar o desaparecimento da linha alba após a gravidez.
Portanto, o protetor solar é essencial para evitar mais danos causados pelo sol. De fato, um estudo publicado no Indian Journal of Dermatology concluiu que o uso diário desse produto pode ser um bom tratamento para a hiperpigmentação.
Hidratação diária
A hidratação é essencial para manter uma pele saudável e capaz de lidar com todas as mudanças que ocorrem durante a gravidez.
Por isso, você deve cuidar da alimentação, da hidratação e adotar o hábito de usar cremes hidratantes todos os dias. Os produtos mais recomendados para essa etapa são aqueles com alto teor de vitamina A, vitamina E, alantoína, ácido hialurônico e ureia.
Outras maneiras de hidratar a pele incluem óleos essenciais, como o óleo de rosa mosqueta. Esses produtos também são excelentes antioxidantes e proporcionam um melhor cuidado da derme.
A linha alba é apenas uma condição temporária
A linha alba não é uma manifestação que deva causar preocupação, pois responde às mudanças naturais da gravidez. Em geral, costuma desaparecer espontaneamente após o término do período de lactação, quando os hormônios começam a se normalizar.
O mais importante é manter uma hidratação adequada, uma alimentação variada e completa e a hidratação diária da pele. Assim, você poderá exibir um abdômen brilhante e saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fatima, S., Braunberger, T., Mohammad, T. F., Kohli, I., & Hamzavi, I. H. (2020). The Role of Sunscreen in Melasma and Postinflammatory Hyperpigmentation. Indian Journal of Dermatology, 65(1), 5–10. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6986132/
- Bieber, A. K., Martires, K. J., Stein, J. A., Grant-Kels, J. M., Driscoll, M. S., & Pomeranz, M. K. (2017). Pigmentation and Pregnancy: Knowing What Is Normal. Obstetrics and Gynecology, 129(1), 168–173. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27926637/
- Vora, R. V., Gupta, R., Mehta, M. J., Chaudhari, A. H., Pilani, A. P., & Patel, N. (2014). Pregnancy and skin. Journal of Family Medicine and Primary Care, 3(4), 318–324. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4311336/
- Motosko, C. C., Bieber, A. K., Pomeranz, M. K., Stein, J. A., & Martires, K. J. (2017). Physiologic changes of pregnancy: A review of the literature. International Journal of Women’s Dermatology, 3(4), 219–224. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5715231/
- American Pregnancy Association. (s. f.). Linea Nigra: Pregnancy Line. Consultado el 4 de julio de 2023. https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-concerns/pregnancy-line-linea-nigra/