Mãos inchadas na gravidez: causas e dicas

O edema das mãos não é uma das condições mais comuns durante a gravidez. Neste artigo, contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso.
Mãos inchadas na gravidez: causas e dicas

Última atualização: 30 julho, 2022

Embora o mais comum seja o edema das pernas, algumas mulheres podem notar as mãos inchadas durante a gravidez. Na verdade, são desconfortos comuns que começam a aparecer mais claramente no último trimestre da gravidez.

Aqui, contaremos tudo sobre o inchaço das mãos na gravidez. Você quer saber mais?

Alterações nas mãos durante a gravidez

Durante a gravidez, o corpo sofre várias alterações circulatórias, e as mãos não são exceção. Além do edema devido ao acúmulo de líquido, algumas outras alterações podem ser percebidas:

  • Coceira e eritema nas palmas das mãos ou solas dos pés são causados por alterações hormonais. No entanto, os sintomas tendem a desaparecer por conta própria após o parto. Enquanto isso, os emolientes são uma boa opção para proporcionar alívio.
  • Parestesias. Embora não seja motivo de preocupação, uma sensação de formigamento nas mãos pode aparecer esporadicamente.
  • Neuralgia. De acordo com um estudo publicado em 2021, a síndrome do túnel do carpo é muito comum na gravidez devido ao acúmulo de fluido e pressão ao redor dos nervos do pulso. No entanto, após a gravidez, os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente.

Causas de mãos inchadas na gravidez

O edema gestacional costuma ser uma condição comum em mulheres e se torna mais evidente à medida que a gravidez avança. Especialmente durante os meses de verão.

Embora o mais comum seja o edema dos membros inferiores (pernas, tornozelos e pés), as mãos também tendem a inchar em algum momento da gravidez. De acordo com um estudo publicado pela Therapeutic Magazine, o fluido corporal total que aumenta é distribuído no espaço extracelular e é isso que predispõe a futura mãe a desenvolver edema.

O volume de sangue aumenta em 50% para poder cobrir todas as necessidades do bebê e garantir seu desenvolvimento ideal. Por sua vez, a presença de fluido contribui para o crescimento do feto e a expansão das articulações do quadril no momento do parto.

Mulheres com edema na gravidez.
O edema de membros inferiores é o mais comum de todos, principalmente no terceiro trimestre. No entanto, pode se manifestar nas mãos e no rosto.

Pré-eclâmpsia, uma patologia perigosa

A pré-eclâmpsia é uma complicação grave da gravidez, na qual o edema é um dos sintomas cardinais, juntamente com os descritos abaixo:

  • Presença de proteína na urina (proteinúria).
  • Pressão alta.
  • Ganho de peso repentino.
  • Inchaço do rosto.

Outras manifestações já foram descritas, como vertigem, visão turva, dor abdominal ou sonolência. Diante do aparecimento de qualquer um deles, é recomendável consultar o médico imediatamente.



Dicas para evitar o inchaço das mãos na gravidez

A retenção de líquidos ocorre com maior frequência e intensidade quando a gestante inicia o terceiro mês de gestação. Para evitar isso, você pode implementar algumas das medidas que compartilharemos abaixo.

Hidratação correta e suficiente

O inchaço das mãos na gravidez pode se tornar mais perceptível nos meses de verão, devido ao calor excessivo. Por isso, recomenda-se manter a hidratação adequada em qualquer época do ano.

Embora possa parecer contraditório, beber mais líquidos estimula a eliminação renal e reduz a retenção de água no organismo.

Dieta variada e controlada

Uma alimentação equilibrada é importante para poder passar por uma gravidez saudável e incorporar os nutrientes necessários para o bom crescimento do bebê. Por isso, é aconselhável ter uma alimentação rica em frutas e verduras, com alto teor de vitaminas e minerais, e baixa presença de produtos ultraprocessados e enlatados, pois possuem grande quantidade de sódio.

Outra causa de mãos inchadas durante a gravidez pode ser a deficiência de potássio, razão pela qual as bananas são uma excelente recomendação.

Limitação no uso de acessórios nas mãos

Se o inchaço das mãos for crucial, é recomendável não usar anéis ou pulseiras, pois pode ser muito perigoso. De fato, é comum notar que os anéis são colocados mais facilmente pela manhã e que são mais difíceis de remover à noite.

Para evitar o inchaço das mãos na gravidez, é aconselhável não mantê-las em declive (para baixo) e movimentar os dedos para estimular a circulação e reduzir o edema.



Mulher grávida andando de saia e tênis.
Realizar pelo menos uma caminhada diária ajuda a melhorar o retorno do sangue venoso e limitar o desenvolvimento de edema.

Atividade física diária

Fazer exercícios, seja caminhando ou nadando, é um ótimo hábito que até as grávidas podem adotar.

Manter o corpo em movimento contribui para o retorno venoso e, além disso, regular o calor nos ambientes melhora a congestão e o acúmulo de líquidos nos membros inferiores.

Todos esses desconfortos podem ser aliviados com banhos frios no final do dia para diminuir o inchaço.

O inchaço das mãos na gravidez não é uma condição comum

Embora a retenção de líquidos e o inchaço não sejam condições graves, podem ser desagradáveis e desconfortáveis. Algumas vezes serão inevitáveis (porque respondem às alterações hormonais), mas em outras, podem ser controlados com alguns cuidados.

Pode interessar a você...
12 dicas para evitar cãibras nos pés e nas pernas durante a gravidez
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
12 dicas para evitar cãibras nos pés e nas pernas durante a gravidez

As cãibras nos pés e nas pernas durante a gravidez podem ser evitadas com uma boa dieta e exercícios diários adequados. Confira!



  • Mohaupt MG. Odeme in der Schwangerschaft–banal? [Edema in pregnancy–trivial?]. Ther Umsch. 2004 Nov;61(11):687-90. German. doi: 10.1024/0040-5930.61.11.687. PMID: 15605462.
  • Rana S, Lemoine E, Granger JP, Karumanchi SA. Preeclampsia: Pathophysiology, Challenges, and Perspectives. Circ Res. 2019 Mar 29;124(7):1094-1112. doi: 10.1161/CIRCRESAHA.118.313276. Erratum in: Circ Res. 2020 Jan 3;126(1):e8. PMID: 30920918.
  • Afshar A, Tabrizi A. Pregnancy-related Hand and Wrist Problems. Arch Bone Jt Surg. 2021 May;9(3):345-349. doi: 10.22038/abjs.2020.50995.2531. PMID: 34239963; PMCID: PMC8221449.
  • Danielewicz H, Myszczyszyn G, Dębińska A, Myszkal A, Boznański A, Hirnle L. Dieta durante el embarazo: más que comida. Eur J Pediatra . 2017;176(12):1573-1579. doi:10.1007/s00431-017-3026-5