Os 10 problemas de pele mais comuns no primeiro ano da criança

A pele dos bebês é mais sensível e delicada do que a dos adultos. Portanto, existem várias patologias que se manifestam com mais frequência.
Os 10 problemas de pele mais comuns no primeiro ano da criança
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 13 abril, 2023

Os problemas de pele mais comuns em crianças costumam se manifestar de diferentes formas durante o primeiro ano de vida, mas muitos deles tendem a ser transitórios e desaparecem espontaneamente com o tempo. Neste artigo, detalhamos 10 das patologias mais frequentes e suas respectivas características.

1. Acne do bebê

A acne do bebê é uma condição comum da pele que pode aparecer no rosto ou no corpo. Geralmente, é temporária e, na maioria dos casos, desaparece por conta própria sem exigir tratamento.

Manifesta-se com pequenas espinhas brancas ou vermelhas nos primeiros meses de vida, devido a hormônios maternos ou infantis, segundo revisão em Dermatology .

2. Dermatite atópica

A dermatite atópica é um dos problemas de pele mais comuns em crianças. É um distúrbio da camada superficial da superfície da pele que se caracteriza por ressecamento e coceira, com episódios de exacerbações e remissões.

Este tipo de eczema afeta entre 5 a 20% das crianças e o seu tratamento visa suprimir a inflamação, reduzir o prurido e eliminar os desencadeadores do quadro clínico. Os pilares do tratamento são hidratantes tópicos, corticosteroides e inibidores de calcineurina.

3. Arranhões

Os recém-nascidos geralmente nascem com unhas pequenas, mas longas. Além disso, são bastante cortantes e qualquer atrito ou movimento pode machucar sua pele delicada e sensível. Na maioria dos casos, as lesões causadas não requerem a intervenção de um profissional, pois resolvem-se espontaneamente.

As unhas dos bebês ao nascer podem ser longas e geralmente muito afiadas, portanto, lesões na pele são comuns.

4. Impetigo, um dos problemas de pele mais comuns em crianças

É uma infecção das camadas mais superficiais da pele que se caracteriza por apresentar placas vermelhas com uma crosta amarela que a recobre. Além disso, se espalha com muita facilidade, pois tem uma grande capacidade contagiosa.

Cortes, traumas, picadas de insetos ou dermatite atópica lesam a superfície da pele e estimulam a autoinoculação em outros locais. As opções de tratamento incluem antibióticos tópicos, antibióticos orais e cuidados sintomáticos.

5. Psoríase

A psoríase é uma patologia crônica da pele que acelera a produção das células mais superficiais. Por sua vez, estas começam a se acumular e formar manchas vermelhas e escamosas. Não é uma condição contagiosa e, em crianças, o início geralmente é precedido por uma infecção. Na verdade, resfriados podem ser um gatilho comum em bebês.

6. Crosta láctea

Também conhecida como dermatite seborreica, é uma dermatose que se apresenta com escamas de caráter não inflamatório nas primeiras semanas de vida. Na maioria dos casos, desaparece por conta própria, sem necessidade de tratamento.

Em geral, localiza-se em áreas com grande número de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, orelhas ou linha T da face. Segundo a Academia Americana de Pediatria, quando o quadro não melhora após medidas conservadoras, pode ser tratado com cetoconazol 2% ou hidrocortisona 1% por 1 ou 2 semanas.

7. Molusco contagioso

Essa dermatose infecciosa é transmitida pelo contato direto com a pele infectada. Por sua vez, tende a se resolver espontaneamente em um período de 6 a 9 meses.

Aparecem pápulas firmes e arredondadas, da mesma cor da pele, com umbilicação central e brilho característico. Existem várias opções terapêuticas que incluem produtos químicos, mecânicos, imunomoduladores e antivirais. Em crianças, as principais áreas acometidas são as áreas expostas da pele, como extremidades, tronco, genitais e face.

8. Urticária

As urticárias são geradas quando há contato com um alérgeno e causam manchas elevadas na pele que desaparecem com o tempo. Os sintomas mais característicos aparecem na face, mãos, genitais ou pés e podem ser os seguintes:

  • Coceira.
  • Edema cutâneo.
  • Erupções vermelhas ou rosa.
A urticária é um dos problemas de pele infantis mais comuns. Pode se manifestar no rosto, mãos, genitais ou pés e geralmente se resolve por conta própria.

9. Doença mão-pé-boca

A doença mão-pé-boca é uma patologia viral comum e altamente contagiosa. Geralmente começa com febre, coriza e dor de garganta, como um resfriado comum. No entanto, uma erupção cutânea e pequenas vesículas aparecem na boca, palmas das mãos, solas dos pés e nádegas. O tratamento é sintomático. A dor e a febre devem ser aliviadas com analgésicos.

10. Assaduras, um dos problemas de pele mais comuns em crianças

A assadura é uma das dermatoses mais frequentes que ocorrem em crianças. Caracteriza-se pelo aparecimento de eritema, pústulas e pápulas na zona da fralda. Algumas das causas que a provocam são as seguintes:

  • Hiperidratação da pele.
  • Exposição prolongada a urina ou fezes.
  • Atrito.
  • pH elevado da pele.
  • Alterações do microbioma da pele.

O tratamento de assaduras tem dois objetivos principais:

  1. Prevenir a recorrência da erupção cutânea.
  2. Curar a pele danificada.

Mantenha a barreira protetora natural da pele

A manutenção e o cuidado do manto ácido da pele é uma das recomendações essenciais em crianças e bebês. Portanto, uma hidratação constante e adequada deve ser realizada.

A pele das crianças é mais delicada e sensível do que a dos adultos. Consequentemente, protetor solar deve ser aplicado todos os dias em todas as regiões expostas do corpo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lucky AW. A review of infantile and pediatric acne. Dermatology. 1998;196(1):95-7. doi: 10.1159/000017838. PMID: 9557239.
  • Nardi NM, Schaefer TJ. Impetigo. 2020 Nov 21. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 28613693.
  • Leung AKC, Barankin B, Hon KLE. Molluscum Contagiosum: An Update. Recent Pat Inflamm Allergy Drug Discov. 2017;11(1):22-31. doi: 10.2174/1872213X11666170518114456. PMID: 28521677.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.