4 remédios contra a psoríase em crianças

8 de março de 2019
Muitas crianças sofrem de doenças de pele, tais como a psoríase. A seguir, vamos colocar à sua disposição quatro remédios contra a psoríase. Tome nota e comprove a sua eficácia!

A psoríase é uma doença que faz com que as pessoas desenvolvam placas escamosas na pele. Essas manchas podem ser dolorosas e desconfortáveis para as crianças. Além disso, geralmente aparecem em muitas partes do corpo, incluindo cotovelos, joelhos, costas ou couro cabeludo.

Por isso, neste artigo, apresentamos uma lista com alguns remédios contra a psoríase em crianças.

Essa condição é um problema da epiderme que se manifesta com coceira, inflamação, vermelhidão e a presença de placas na pele. Ela se desenvolve quando o sistema imunológico deixa de funcionar como de costume.

Nesse caso, o sistema de defesa diz ao corpo para desenvolver células da pele mais rapidamente do que o normal e, assim, elas não são eliminadas como de costume. Como resultado, as células se acumulam na pele, o que faz com que as placas escamosas se formem.

Além disso, a psoríase é uma condição crônica que normalmente é transmitida pela família, embora não seja contagiosa. Felizmente, a maioria das crianças com essa doença responde bem aos tratamentos disponíveis.

Assim como acontece com os adultos, a forma mais comum de psoríase em crianças é a psoríase em placas. Muitas vezes, o primeiro lugar que essas manchas surgem nas crianças é o couro cabeludo.

Os melhores remédios contra a psoríase em crianças

A seguir, apresentamos alguns tratamentos alternativos disponíveis para crianças com psoríase. Naturalmente, não os considere como um substituto para uma consulta médica, e sim como um complemento.

1. Cúrcuma

O primeiro dos remédios contra a psoríase em crianças é a cúrcuma. Na verdade, o tratamento com cúrcuma geralmente visa a reduzir o crescimento das células da pele e diminuir as escamas na pele.

Tenha em mente que a cúrcuma é eficaz em tratamentos de pele porque controla a inflamação e a propagação da psoríase.

Alguns estudos confirmam que essa especiaria contém poderosas capacidades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar os sintomas da psoríase. Se você quiser usá-la, recomendamos adicioná-la a alimentos como sopas ou ensopados, por exemplo.

Os melhores remédios contra a psoríase em crianças

2. Casca de banana

Embora não exista nenhuma pesquisa científica para apoiar a eficácia da casca de banana no tratamento da psoríase, é um dos muitos remédios caseiros que já ajudaram as pessoas que sofrem dessa condição de pele. Certamente, isso pode ser um resultado das fortes propriedades anti-inflamatórias da banana.

A casca de banana também é uma rica fonte de antioxidantes, e seus extratos são usados frequentemente em loções calmantes. Visto que ajudam a hidratar e a aliviar as manchas secas da pele, aliviam o desconforto causado pela psoríase.

O efeito refrescante da casca alivia a dor e a coceira. Se você quiser experimentar em casa, basta cortar a casca de banana em pedaços menores e então esfregar o interior da casca nas áreas afetadas.

3. Aloe vera

A aloe vera é uma planta conhecida e usada desde a antiguidade devido às suas virtudes terapêuticas. Seu uso contra a psoríase é ideal, pois é uma solução natural que contém células hidratantes, cicatrizantes e regenerativas.

Ao mesmo tempo, também permite lutar contra o envelhecimento. Como se isso não bastasse, virtudes anti-inflamatórias e antissépticas são atribuídas a ela.

Essa planta vem sendo usada há milênios por sua ação calmante, especialmente para combater problemas de pele. De fato, é possível encontrar no mercado vários produtos de aloe vera para reduzir o desconforto causado pela psoríase. Na maioria das vezes, eles vêm sob a forma de pomadas ou géis para aplicar na área afetada.

A psoríase se manifesta com coceira, inflamação, vermelhidão e a presença de placas na pele. Ela se desenvolve quando o sistema imunológico deixa de funcionar como de costume.

4. Óleo de coco

O óleo de coco também é usado como hidratante para a pele e é ideal como tratamento tópico para a psoríase. Tenha em mente que o maior benefício desse óleo é a sua capacidade de hidratar a pele seca. Além disso, o óleo de coco é especialmente eficaz quando a psoríase aparece no couro cabeludo.

Óleo de coco

Quando aplicado na pele, pode reduzir a inflamação e ajudar a aliviar o ressecamento. Por isso, recomendamos a aplicação do óleo após o banho, quando a pele tem melhores condições de reter a umidade.

Você deve deixá-lo por cerca de meia hora. Lembre-se de que o óleo de coco pode oferecer algum alívio para a psoríase, mas nunca deve substituir o plano de tratamento prescrito pelo médico.

Assim, como você pode  ver, existem inúmeros produtos naturais que são excelentes tratamentos para reduzir e aliviar os sintomas da psoríase. Certamente, os remédios acima vão permitir eliminar o desconforto causado nas crianças por essa doença. Não hesite em experimentá-los!

  • Guimaraes Proenca, N. (1990). PSORIASE NA CRIANCA. Anais Brasileiros de Dermatologia.