Recupere a confiança em seu corpo após o parto

Nosso corpo e mente mudam após o parto. Mas por que os enxergamos de forma tão negativa?
Recupere a confiança em seu corpo após o parto

Última atualização: 18 Outubro, 2021

Ter um bebê é a experiência mais linda e maravilhosa da vida, mas também tem sua parte complicada. Uma das questões que mais preocupam as mães é o corpo após o parto.

Embora estejamos cientes da importância dessas mudanças em nossa anatomia, às vezes elas nos fazem sentir pouco atraentes e isso afeta nossa autoestima.

Além de cuidar dos filhos, as mães não podem esquecer que também são importantes e devem preservar a saúde por dentro e por fora. Isso nos permitirá ganhar confiança em nós mesmas e em nosso corpo, que nos proporcionou o que há de mais importante em nossas vidas: uma criança. Então, vamos lá!

Aceite sua barriga e seu corpo após o parto

Após o parto, nossa mente passa por uma transformação absoluta, que nos faz crescer como pessoas. Mas, ao mesmo tempo, nosso corpo também muda, e é inevitável perceber esse fenômeno de uma forma um tanto negativa. Faz parte do processo de ser mãe.

É claro que a pressão social que persegue as mães desempenha um papel importante no ideal de beleza que propomos para nós mesmas. Isso faz com que não aceitemos nossa barriga ou nosso novo corpo após o parto.

Todos os dias recebemos notícias de celebridades que já foram mães e que em poucos dias recuperaram a forma. Como se fosse em um passe de mágica! Isso transmite a ideia de que a mulher deve recuperar seu corpo antigo, como se o “novo” tivesse alguma imperfeição a ser corrigida. 

A grande questão que se coloca é: como não aceitar o nosso corpo, que recentemente gerou uma vida? Graças a ele, temos o privilégio de desfrutar do maior tesouro que poderíamos imaginar.

Nossas próprias inseguranças e alguns fatores externos influenciam a avaliação que damos ao nosso corpo como mães. Mas mesmo que seja difícil, devemos tentar amá-lo e respeitá-lo, tanto ou mais do que fazíamos antes da gravidez.

pose transformação corpo mãe gravidez pós-parto puerpério bebê recém-nascido nu

Sinta-se melhor com seu corpo após o parto

Existem mulheres que depois do parto se sentem ótimas e veem tudo de forma positiva. Além disso, ainda têm facilidade para recuperar sua forma usual.

Mas também há outras mães que acham um pouco mais difícil ver a vida dessa maneira. Na verdade, grande parte das puérperas tem vergonha de se despir na frente de seus parceiros.

Existem várias maneiras de tentar se sentir melhor com o nosso corpo e, para isso, podemos começar cuidando de nós mesmas e dedicando a nós um pouco mais de tempo. Para isso, temos que pedir ajuda com o bebê, o que não é nada ruim.

O importante é fazer um pequeno esforço a cada dia, seja na hora de fazer exercícios, um pouco de maquiagem ou o que quer que nos faça bem.

Cuide-se!

Como já dissemos, é preciso cuidar de nós mesmas por dentro e por fora. Nossa saúde mental e física é importante para o nosso bem-estar e o de nossa família. Portanto, devemos dar a essa área a importância que ela merece. Aqui estão algumas ideias.

Cuide da pele

  • Durma o máximo que puder , especialmente quando o bebê também dormir.
  • Beba muita água para se manter bem hidratada.
  • Use um creme bronzeador para disfarçar as estrias e dar uma cor bonita à pele.
  • Sempre tire a maquiagem e cuide da pele com cremes.

Cuide do cabelo

  • Se você tem cabelo comprido e isso te incomoda, prenda-o com um bom acessório.
  • Aproveite para lavar o cabelo à noite, quando o bebê estiver descansando.
  • Se você tem cabelo oleoso, use um xampu adequado para corrigir esse ponto. E se o seu cabelo estiver seco, hidrate-o com uma boa máscara ou até com azeite.

Perder peso

  • Não se submeta a dietas extremas para perder peso. Lembre-se de que você precisa estar bem nutrida para cuidar e alimentar seu bebê.
  • Manter amamentação exclusiva. Essa é uma boa forma de queimar calorias.
  • Faça uma dieta saudável, com vegetais e frutas em abundância. Isso fornece muita energia e faz com que a pele brilhe.
  • Evite alimentos ultraprocessados.

Exercite-se, mesmo que seja pouco

  • Faça uma caminhada com seu bebê em um ritmo acelerado .
  • Faça exercícios para o assoalho pélvico. Você pode aproveitar o momento da amamentação para isso.
  • Não exagere! Esse não é o momento de definir metas inatingíveis. Aproveite os 10 ou 20 minutos que você tem livre para fazer agachamentos, abdominais ou algum exercício de força.
  • Lembre-se de que sexo também é um bom exercício.

Inventar

  • Em vez de se maquiar por muito tempo, use um creme tipo BB colorido. Isso ajudará você a esconder o cansaço e ter uma aparência melhor.
  • Passe uma sombra branca no interior das pálpebras para deixá-las mais bonitas.
  • Aplicar blush rosa em suas bochechas fará com que você pareça revigorada, mesmo que não esteja.
  • Se você vai sair para algum lugar e quiser se maquiar, faça isso!
mãe e filha maquiagem rolos bobes cabeleireiro jogo de maquiagem cuidados femininos

Lembre-se de que seu corpo é a prova mais tangível de amor

É importante estar ciente de que nosso corpo é a prova mais real de amor. Assim como ele teve que mudar para criar vida, ele tem que se recuperar para voltar ao seu estado normal.

É importante aceitá-lo como ele é, pois nos acompanhará por toda a vida e será o que nos permitirá curtir a nossa família no dia a dia.

O corpo reflete cada uma de suas batalhas. Cada cicatriz ou estria nos lembra de quem somos e, acima de tudo, da mulher que nos tornamos. Quilos extras, estrias e rugas não são defeitos, e sim vestígios de vida e de amor.

Devemos parar de ouvir tanto a opinião alheia ou os padrões de beleza da sociedade. A única opinião que deve importar é a nossa e a das pessoas que nos amam. Coincidentemente, para elas estaremos sempre perfeitos.

Recuperar a confiança em nosso corpo não é impossível

Depois de ler essas linhas, certamente estará claro para você que seu corpo não será o mesmo após o parto e que você deve aceitar essa mudança.

O mais importante é que as estrias, os quilos extras ou a flacidez da pele não importam. O que importa é o que seu corpo te deu: uma nova vida!

Você pode nunca amar cada centímetro do seu corpo como deseja, ou pode ser necessário muito para mudar o que você não gosta. Mas você deve vê-lo e entendê-lo como a máquina mais perfeita que existe, pois é o que a mantém viva e permite que você desfrute das maravilhas da vida.

Pode interessar a você...
Quanto tempo o corpo leva para se recuperar após o parto?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Quanto tempo o corpo leva para se recuperar após o parto?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Para se recuperar após o parto, alguns médicos falam em 6 semanas, outros em dois anos.