E se meu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena?

Temos muitas dúvidas sobre essa situação que estamos vivendo. Uma delas é o que fazer se nosso filho desenvolver sintomas durante a quarentena. Aqui contamos como você deve agir.
E se meu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena?

Última atualização: 20 maio, 2020

Com a suspensão do comércio e de vários serviços em muitas cidades do nosso país, surgem muitas dúvidas. Entre elas, algumas estão relacionados à saúde de nossos filhos. “Como devo agir se meu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena?” Aqui vamos contar o que você deve fazer.

O que é a quarentena e qual é o motivo dela?

A quarentena é um confinamento temporário ao qual a maioria das pessoas é submetida antes de poder frequentar determinados lugares ou realizar certas atividades. Nesse caso, ela está sendo realizada para garantir que as pessoas não sejam infectadas pelo coronavírus. Além disso, também é realizada para impedir a propagação desse vírus por contágio entre os indivíduos.

Por que a quarentena foi decretada?

Atualmente, é raro encontrar alguém que não esteja a par da situação complicada que estamos enfrentando por causa do coronavírus. A cepa atual, COVID-19, apresenta uma alta taxa de contágio. Embora, na maioria das infecções não cause uma síndrome grave, especialmente em crianças e jovens, o risco é maior para populações de risco, como idosos e pessoas com sistema imunológico deprimido.

Quando esse vírus se manifesta em suas formas graves, especialmente nas populações que já mencionamos, causa pneumonia e insuficiência respiratória muito rapidamente. Isso significa que as pessoas atingidas dessa forma precisam ser internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com os cuidados e o acompanhamento adequados para evitar a morte por essa causa.

Diante do possível colapso dos hospitais e para evitar o máximo possível a rápida propagação desse vírus, é muito importante que a população siga as recomendações da OMS quanto ao isolamento social.

O que fazer se seu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena
Fonte: Pictoline

Nesse sentido, as pessoas são incentivadas a ficar em casa, podendo sair na rua ou ir a um pronto-socorro ou um hospital, etc., diante de situações absolutamente necessárias.

Você também pode se interessar: Coronavírus: o que fazer com as crianças em casa?

O que devo fazer se meu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena?

Febre e tosse são possíveis sintomas do coronavírus. Nesses casos, o mais importante é manter a calma. É preciso levar em consideração que os dados disponíveis até o momento mostram que o vírus geralmente passa despercebido em bebês e crianças pequenas. Muitos deles vão passar pela infecção sem apresentar nenhum sintoma, enquanto outros vão sentir como se fosse um resfriado comum.

Entretanto, isso não significa que o quadro de infecção de bebês e crianças não apresente a possibilidade de piorar. Portanto, e de acordo com o protocolo de ação que cada localidade desenvolveu para esses casos, se o seu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena, você deve ligar para o número de telefone divulgado para sua região antes de ir a qualquer posto de saúde ou de emergência.

Criança com tosse durante a quarentena

E o que acontece depois de ligar?

Embora dependa do protocolo de ação de cada região, ao ligar para um desses números, normalmente será feita uma série de perguntas sobre o estado de saúde e os sintomas da criança.  Não devemos ficar preocupados se, após as perguntas, a recomendação for manter a criança em casa sob a supervisão dos pais.

Como já dissemos, esse vírus geralmente não causa casos graves em crianças, razão que levou à recomendação de manter possíveis casos positivos de coronavírus sob observação na mesma casa. Essa ação visa garantir que os serviços de saúde não colapsem e que os possíveis infectados entrem em contato com o menor número de pessoas.

Assim, o estado da criança será monitorado em casa e, se os sintomas não melhorarem em 3-4 dias, devemos ligar novamente para o número indicado pela nossa região e explicar a situação. Caso seja necessário, vamos receber a orientação de ir ao hospital.

Então, como se deve agir?

O mais importante é sempre manter a calma e prestar atenção às recomendações dos especialistas. Isso serve tanto para seguir a quarentena corretamente quanto para agir em caso de um possível contágio nosso ou dos nossos filhos. E, claro, desde que não seja essencial… Fique em casa!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.