Orientações para os pais que estão em casa com os filhos durante a quarentena

20 de maio de 2020
É necessário que os pais sigam certas orientações diárias para que tudo fique mais suportável durante esses dias de confinamento.

Não podemos negar que, embora estivéssemos observando o que estava acontecendo em outras partes do mundo, não acreditávamos que aconteceria conosco. As coisas que acontecem parecem distantes até que, infelizmente, também passam a influenciar diretamente as nossas vidas. O coronavírus (COVID-19) causou uma pandemia que afeta a todos nós, razão pela qual muitos pais se viram obrigados a ficar em casa com os filhos durante a quarentena.

Milhares de pessoas são infectadas diariamente por não tomarem as medidas de precaução necessárias, e outras centenas morrem em poucos dias. A questão é que esse vírus, que parecia uma besteira nos primeiros dias que surgiu no mundo, agora se tornou uma preocupação real que gera angústia, mal-estar, preocupação e solidão.

É agora que as pessoas têm percebido o que realmente importa na vida, que basicamente são duas coisas: a família e a saúde. Não existe nada mais importante que esses dois aspectos dos quais devemos cuidar todos os dias para que possamos viver em plena felicidade.

Muitas famílias começam a se sentir sobrecarregadas porque as aulas das crianças foram suspensas, e essa determinação pode ser mantida indefinidamente até que a situação se acalme. Portanto, as famílias têm que parar de viver a vida como conheciam até agora e precisam se reorganizar para enfrentar o dia a dia e permitir que as crianças possam ter uma vida organizada, pelo menos, na medida do possível.

Família em casa com os filhos durante a quarentena

Por esse motivo, vamos apresentar a seguir algumas orientações para os pais que estão em casa com os filhos durante a quarentena, a fim de deixar a situação um pouco mais suportável.

Orientações para os pais que estão confinados em casa com os filhos durante a quarentena

Primeiro de tudo, o que não pode faltar em nenhum momento no confinamento em casa com os filhos durante a quarentena são as rotinas. As crianças precisam saber que seus dias serão organizados porque, dessa maneira, suas mentes ficarão organizadas.

As rotinas podem ser apresentadas no formato de um cronograma que as crianças mais velhas podem elaborar com a ajuda dos pais. Se forem menores, o cronograma pode contar com desenhos para que os pequenos entendam o que devem fazer em cada momento do dia.

Na parte da manhã, por exemplo, as crianças podem tentar seguir, dentro do possível, os horários da escola, fazendo as tarefas de casa enviadas pela escola todos os dias, com momentos para o descanso, o café da manhã, o almoço, etc.

Ao acordar e pela manhã

Ao levantar, as crianças devem tomar café da manhã, vestir roupas confortáveis para ficar em casa, realizar a higiene pessoal e depois se sentar para fazer a lição de casa. Para os pequenos, você pode preparar uma rotina de leitura, jogos, pintura, dança, etc. Cada rotina deve ser adaptada não apenas à idade da criança, mas também aos interesses e às obrigações delas.

No meio da manhã ou antes de almoçar

Quando terminarem as tarefas escolares, as crianças podem ajudar nas tarefas domésticas de acordo com suas capacidades físicas e, até mesmo, ajudar no preparo do almoço. Algumas ideias de atividades podem ser: arrumar o quarto, preparar algumas brincadeiras para a tarde, etc.

Depois de almoçar

Depois de almoçar, a tranquilidade deve reinar em todas as casas para que os pequenos tirem um cochilo e as crianças mais velhas que não quiserem tirar uma soneca possam fazer atividades mais relaxantes. O descanso também é importante, mesmo ficando o dia todo em casa.

Momento da soneca: em casa com os filhos durante a quarentena

As tardes em casa durante a quarentena por coronavírus

Durante a tarde, é hora das brincadeiras em família, fazendo exercício em casa com atividades adequadas à capacidade física das crianças. Todos vocês devem se mexer para queimar a energia extra acumulada por ficar em casa. Vocês também podem fazer coisas que geralmente não fazem por falta de tempo. Algumas opções são: brincar com jogos de tabuleiro, consertar armários, limpar a geladeira, etc., mas tudo em família.

Jantar: antes e depois

Antes do jantar, devem ser realizadas as rotinas de sempre: banhos, pijamas, ajudar no preparo do jantar, um pouco de televisão para descansar do dia e passar um tempo juntos em família. É um momento de reflexão, pensando sobre o que foi bom hoje e o que pode ser melhorado amanhã. Pensar nas emoções que isso causa é uma boa ideia para evitar a ansiedade. Uma ideia adicional pode ser planejar a criação de um diário de emoções da família.

Depois do jantar, é a hora de ir para a cama. Os pais podem aproveitar esse momento de silêncio em casa para se conectarem como um casal, não permitindo que uma possível ansiedade por causa das circunstâncias atuais atrapalhem suas vidas. É um momento de reflexão e união para compreender que somos todos um só.

Todos nós fazemos parte disso e cada um deve fazer sua parte para que o confinamento não dure mais do que o prazo previamente estabelecido. Lembre-se de que as suas emoções e a sua estabilidade são essenciais para que seus filhos fiquem bem. A flexibilidade diária é essencial nesse momento.