Como detectar naturalmente se o meu filho está com febre?

6 de fevereiro de 2020
Se você quiser medir a febre do seu filho, mas não tiver um termômetro no momento, pode usar outras técnicas. Vamos mostrar como você pode fazer isso no artigo a seguir.

Muitas vezes, as crianças reclamam que não estão bem. Na maioria dos casos, isso pode acontecer porque elas estão com a temperatura corporal elevada.Essa situação pode te pegar desprevenida e sem um termômetro à mão. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como detectar naturalmente se o seu filho está com febre.

Certamente, toda mãe deve saber que existem alguns métodos naturais que podem ajudar a saber se a criança está com alguns graus a mais. No entanto, a confiabilidade deles nunca é a mesma do uso do termômetro. Vamos contar tudo o que você precisa saber a seguir.   

Como detectar naturalmente se o meu filho está com febre?

Aqui estão algumas maneiras de detectar naturalmente se uma criança está com febre:

1. Coloque a mão na sua testa

Primeiramente, você deve saber que a pele fica quente ao toque. Portanto, é útil colocar a mão na testa da criança ou em outra parte do corpo, pois, quando a criança está com febre, ocorre um aumento na temperatura corporal.   

Se a criança estiver com febre, você sentirá que ela está notavelmente mais quente do que o normal. Inclusive, a testa pode estar seca ou molhada de suor.

No entanto, um estudo confirmou que, como procedimento de detecção, o toque superestima a incidência de febre seriamente. O lado bom, nesses casos, é que raramente serão negligenciados alguns graus a mais.

detectar naturalmente se o meu filho está com febre

2. Desidratação

Outra maneira natural de detectar a febre é avaliar se a criança está com muita sede ou com a boca seca, já que as pessoas com febre correm um alto risco de desidratação. Da mesma forma, a cor da urina também pode ajudar a determinar se houve um caso de desidratação e de aumento da temperatura corporal.

Então, lembre-se de que, se você notar que a urina do seu filho está muito amarela, esse pode ser um sinal indicador de que ele está desidratado e com um pouco de febre. Pelo contrário, uma urina de cor mais escura do que o habitual também pode determinar uma temperatura excessiva.   

“Se a criança estiver com febre, você sentirá que ela está notavelmente mais quente do que o normal ao tocar a sua testa”.

3. Cor da pele

Em geral, o aumento da temperatura corporal causado pela febre faz com que a pele do rosto fique avermelhada, principalmente na área das bochechas. No entanto, você deve ter em mente que, se a pele da criança for mais escura, será mais difícil perceber a vermelhidão.  

4. Frequência respiratória

Em quarto lugar, a frequência respiratória é outra maneira de medir a febre sem usar um termômetro.Por meio do controle das pulsações, é possível saber se uma criança está com a temperatura mais alta do que o normal. 

No entanto, você deve saber qual é a sua frequência cardíaca habitual. Além disso, é necessário saber que as pulsações geralmente aumentam quando uma criança está com febre. Sem dúvida, essa é uma das maneiras mais confiáveis ​​de saber naturalmente se a criança está com febre.

Dicas para medir a temperatura tocando a testa ou o pescoço

O tato é o método natural mais utilizado para determinar se uma criança está com febre ou não. O procedimento é muito simples e envolve apenas tocar a testa ou o pescoço da criança para sentir se ela está mais quente do que o normal.

De qualquer forma, há alguns aspectos que você deve levar em consideração para garantir o uso correto dessa técnica:

  • Sempre use a palma da mão, já que a pele da palma não é tão sensível quanto outras áreas.
  • Não toque nas mãos ou nos pés da criança para detectar a febre, pois as extremidades do corpo podem estar frias enquanto a temperatura corporal está alta.
detectar naturalmente se o meu filho está com febre

  • A sensação de calor não pode te ajudar a determinar com precisão se a criança está sofrendo com altas temperaturas. De fato, às vezes a pele pode ficar muito quente enquanto a criança está em perfeita saúde e, pelo contrário, quando estiver com febre, a pele pode estar fria.
  • Certifique-se de tocar a criança quando ela estiver em um local com temperatura ambiente, sem muito frio ou calor. Da mesma forma, não use essa técnica em crianças que suaram após fazer exercícios.

Por fim, lembre-se de que os métodos expostos acima para detectar a febre em crianças não são totalmente confiáveis.Portanto, é aconselhável sempre usar um termômetro como o único indicador confiável. De qualquer forma, se você suspeitar que pode haver um aumento de temperatura, o mais importante é consultar o médico imediatamente.