Coronavírus: o que fazer com as crianças em casa?

20 de maio de 2020
Para impedir a disseminação do coronavírus, vamos ter que lidar com um longo período de tempo em casa com as crianças. Como podemos organizar a rotina dos pequenos? Vamos te dar algumas dicas.

Após decretar estado de emergência para impedir a disseminação da COVID-19, algumas cidades do Brasil estão tomando várias medidas. Entre elas, o fechamento de escolas e o pedido para que população permaneça em casas durante os próximos 15 dias. Inevitavelmente, a mesma dúvida surge na mente de todos os pais diante do coronavírus: o que fazer com as crianças em casa?

Estamos em um período durante o qual as rotinas da família vão mudar por completo. Crianças e jovens não irão à escola e, enquanto isso, os pais ficarão divididos entre aqueles que podem trabalhar à distância e aqueles que precisam continuar indo ao local de trabalho.

Além de todos os problemas logísticos que isso implica, precisamos considerar o fato de que as atividades extracurriculares e até os passeios no parque são cancelados.

Sem dúvida, estamos diante de uma situação complicada em vários níveis. No entanto, a seguir vamos oferecer algumas recomendações para que você consiga lidar com esse momento em família da melhor maneira possível.

Coronavírus: o que fazer com as crianças em casa?

Organização

O ponto principal é estabelecer uma organização apropriada à situação particular de cada família. Para isso, podemos pensar em como nos organizamos durante os períodos de férias e resgatar as ideias que costumam ser funcionais nessa situação.

Pai brincando com filho em casa na quarentena

Determine o número de horas que seus filhos vão ficar sem você ou seu(sua) parceiro(a). Em função da idade deles, do nível de maturidade e das experiências anteriores que tiveram, analise se podem ficar sozinhos em casa. Caso contrário, procure um adulto que se responsabilize por seus cuidados durante esse período.

Rotina

É importante que as crianças entendam que não estamos em férias. Ou seja, que a rotina deve continuar, apesar de algumas mudanças. Portanto, tente manter horários estáveis em relação à hora de dormir, acordar, fazer refeições… Tente fazer com que o dia a dia dos pequenos seja parecido com o que eles tinham anteriormente.

As rotinas proporcionam estabilidade e nos ajudam a ser mais produtivos. E isso é algo necessário, pois o ano letivo continua avançando, com a ajuda de recursos tecnológicos e de informática. Além disso, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio para que os pequenos não culpem excessivamente o caos que predomina.

Tempo de estudo

Devido ao que foi comentado acima, é importante que as crianças dediquem todos os dias parte do seu tempo ao estudo e à realização de tarefas escolares. Muitos centros educacionais estão orientando essa missão, propondo exercícios e trabalhos que as crianças devem enviar aos professores pela internet.

Isso ocorre principalmente no ensino fundamental II e no ensino médio. No entanto, as crianças do ensino fundamental I podem não receber a mesma orientação e os pais devem ajudá-las a organizar uma rotina de estudo. Uma boa opção é dedicar as manhãs a esse tipo de tarefa e as tardes ao lazer.

Coronavírus e crianças em casa: hora do lazer

O lazer é um dos aspectos que sofrem mais restrições pela impossibilidade de sair de casa. No entanto, é um excelente momento para aproveitar todos os brinquedos que os pequenos normalmente não encontram tempo para usar. E, acima de tudo, passar um tempo de qualidade em família.

Crianças em casa brincado

Assistir filmes juntos, brincar com jogos de tabuleiro, conversar, pintar ou fazer outras atividades artísticas … Todas as opções são boas porque, para os pequenos da casa, a presença e a atenção dos pais é um dos melhores presentes.

Também convide as crianças para participar das tarefas domésticas, como uma missão que conta com a colaboração da família toda. Varrer o chão ou cozinhar juntos podem se tornar atividades divertidas.

Da mesma forma, na medida do possível, tente proporcionar às crianças momentos divertidos ao sol e ao ar livre. Se você tiver um quintal ou jardim, será excelente. Caso contrário, a leitura de um livro na varanda ou na janela pode ser suficiente.

Por fim, mas não menos importante, você deve ter em mente que os pequenos vão passar muitos dias sem ver os amigos. Mas, felizmente, as tecnologias vão permitir que eles mantenham o contato por meio de ligações com vídeo ou de algum jogo multiplayer on-line.

Acima de tudo, lembrem-se de que é uma situação temporária e tentem manter a calma e o otimismo. Afinal de contas, raramente temos a oportunidade de passar tanto tempo com as pessoas que amamos. Vamos dar valor!