A gestação também traz benefícios

5 de agosto de 2018

O processo de gestação é complexo em diversos aspectos. Podemos nos concentrar nos desconfortos e nas preocupações, mas isso não quer dizer que coisas boas não aconteçam. Trata-se de uma etapa muito emocionante, maravilhosa a partir de diferentes pontos de vista. Além disso, pode trazer grandes benefícios à sua vida.

Algumas pessoas vão se perguntar: quais vantagens uma gravidez pode trazer? É normal pensar na parte ruim porque é assim que a gestação geralmente é vista. Os sintomas da gravidez não são confortáveis nem agradáveis, o parto assusta só de pensar. No entanto, nem tudo é negativo nesse processo.

Sabemos que muitas mulheres também acreditam que podemos nos beneficiar com o processo de gestação. Fora as mudanças desconfortáveis e incômodas, emocionalmente podemos chegar a nos sentir radiantes. A seguir, vamos descrever outras vantagens de estar grávida.

6 benefícios da gestação

gravidez

Não vamos pensar em náuseas, estrias e aumento de peso por um momento. Vamos começar a aproveitar a nossa gravidez em todas as possibilidades que ela oferece. Considere que você vai se beneficiar com esse processo de uma forma permanente. Confira alguns dos benefícios da gestação a seguir.

Viver uma vida saudável

Uma vantagem incontestável consiste na melhoria da maioria dos hábitos na sua vida. Assim que ficamos sabendo da gravidez, começamos a nos cuidar mais em muitos aspectos. Uma vida saudável começa a partir dessa etapa, algo que possivelmente pode se manter por muito mais tempo.

O começo de uma dieta equilibrada, a incorporação de vitaminas e nutrientes essenciais contribuem para a melhoria da nossa saúde. Além disso, adquirimos consciência do que comemos, as horas em que fazemos nossas refeições e a quantidade de comida que ingerimos. Nessa fase, além da saúde, nos preocupamos com a questão estética, não queremos engordar nem ficar com estrias.

Nossa saúde começa a ter a importância que sempre deveria ter tido. A partir da gravidez melhoramos nossa alimentação, reduzimos ou eliminamos os maus hábitos, e vamos com mais regularidade ao consultório médico.

As dores e os desconfortos do ciclo menstrual desaparecem

Como é de se supor, durante a gestação não devemos nos preocupar com os desconfortos causados pela menstruação. Pelo menos durante os meses de gestação as cólicas menstruais não aparecem. Em alguns casos, o ciclo melhora logo após o parto e, definitivamente, as cólicas diminuem para sempre.

Essa é uma grande vantagem para nos livrarmos por vários meses da compra e do uso de absorventes.  Sem dúvidas é uma grande oportunidade para descansar da menstruação, presente por tantos anos em nossas vidas.

Nossas relações sociais aumentam

gravidez

Apesar de a gestação nos limitar em relação a sair para festas e alguns tipos de entretenimento, durante essa fase nossa relação social melhora em muitos aspectos. As mulheres grávidas conversam entre si nas consultas pré-natais, nas lojas ou em qualquer outro lugar público em que se encontram.  Isso possibilita fazer amizades com mais facilidade.

Ao mesmo tempo, em outras circunstâncias, sempre acontece de as pessoas perguntarem sobre o sexo do bebê, quando vai nascer e se preocupam se você está se sentindo confortável. Na família, as grávidas passam a ser mais mimadas e tratadas como rainhas. Enfim, vantagens exclusivas para mães, as quais devemos aproveitar.

A gestação ajuda a prevenir o câncer

Estudos recentes mostraram que os riscos de sofrer de câncer se reduzem quando engravidamos. Aparentemente, tanto a gestação quanto a amamentação contribuem para a diminuição do risco de câncer de mama.

Nossa aparência melhora

Na maioria dos casos as mulheres passam por uma melhora em determinadas características físicas. Por exemplo, o cabelo fica mais bonito durante a gravidez, ganha mais volume e a queda diminui. O tamanho dos seios também aumenta, um benefício adicional para as mulheres que se queixam sobre o pequeno tamanho dos seus seios.

Melhora a vida sexual

Enquanto estamos vivendo o processo de gestação passamos por mudanças em nível psicológico que nos permitem ficar mais relaxadas. Por exemplo, não temos medo de uma gravidez, assim não nos sentimos pressionadas na hora de ter relações sexuais.

Podemos nos sentir mais desinibidas e, às vezes, a gravidez aumenta a libido. Da mesma forma, sabe-se que o aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica produz uma maior sensibilidade nos órgãos genitais.