A gestação de 28 semanas

8 de junho de 2017

Cada semana de gestação pode ser diferente devido à evolução do feto. Quando estamos grávidas, em nosso ventre ocorrem coisas maravilhosas todos os dias. Uma gestação de 28 semanas é bastante avançada, de toda forma ainda falta tempo, mas o caminho percorrido tem sido longo.

Nesta etapa o bebê se desenvolveu muito. Além disso, se começa a considerar aspectos de seu nascimento. Por exemplo, no caso de que exista incompatibilidade sanguínea, é preciso vacinar a mãe com gamaglobulina.

Para a semana 28ª é impossível não sentir toda aquela atividade do bebê no útero. Nosso pequeno pode fazer muitas coisas aí dentro, mais do que pensamos. Por exemplo, ele aproveita para dormir justo quando estamos mais atarefadas, e fica alerta quando precisamos descansar.

Não somente o feto muda, a mãe também muda. O peso da gestação, o crescimento contínuo da barriga e a falta de sono são algumas características desta etapa.

Mudanças que ocorrem na mãe com 28 semanas

Uma das principais mudanças na mulher grávida de 28 semanas é que ela está muito mais cansada. Começa a aparecer a insônia e as horas de descanso podem ser fatais.

Os especialistas recomendam que tentemos comunicar-nos com o bebê quando este está inquieto. Podemos colocar música, falar, ou ler para ele. É importante que o feto escute a voz de sua mãe porque já pode reconhecê-la.

Outras mudanças que geralmente ocorre são:

● O estômago e o intestino da gestante começam a deslocar-se para dar espaço ao bebê. Portanto, os sucos gástricos podem passar com maior facilidade para o esôfago. Isto traz como consequência a acidez e a queimação no esôfago.

● Se apresenta com maior intensidade a necessidade de urinar frequentemente.

● O bebê exigirá mais energia, portanto é indispensável o consumo de carboidratos. É por isso que os desejos de comer chocolate, pão ou bolos são frequentes nesta etapa.

● As quantidades de comida diminuem porque nosso estômago não tolera muitos alimentos.

● O útero haverá se estendido na parte superior até 28 cm.

● O inchaço dos tornozelos e pés torna-se habitual.

● Nosso umbigo talvez já tenha aparecido um pouco mais.

Desenvolvimento do bebê

O feto de 28 semanas já tem a maioria de suas características. Já pesa mais de um quilo e está medindo cerca de 40 cm. Encontra-se em pleno desenvolvimento de seu sistema nervoso e o cérebro aumentou de volume.

A atividade cerebral pode ser percebida por meio de seus padrões de sono. Além disso, pode-se dizer que já se encontra capacitado para regularizar sua temperatura corporal. Neste sentido, os especialistas concluem que a termorregulação já está madura.

A membrana do tímpano continua crescendo, mas o ouvido já é totalmente funcional. Enquanto isso, os olhos atingiram seu total desenvolvimento. Enquanto que o sistema respiratório continua sua produção de surfactante. Esta substância é determinante quando o bebê está pronto para nascer. Quando a quantidade de surfactante se completa, se gera o impulso do parto.

O feto começa a acumular gordura sob a sua pele, pelo qual seu corpo vai se tornando mais arredondado. Quando é um menino, com 28 semanas os testículos terão descido até o escroto, onde se fecham.

Além disso, na semana 28, a produção de glóbulos vermelhos começa a ser realizada pela medula óssea. Antes disso o baço era o encarregado. Outros aspectos destacáveis são os seguintes.

● O aparelho digestivo desenvolve mais atividades.

● Começa a ter soluço.

● As secreções produzidas pelo sistema digestivo, rins e pulmões, contribuem para o aumento no volume do líquido amniótico.

● Existe um intercâmbio gasoso devido a produção de surfactante.

● As unhas, cabelo, sobrancelhas e cílios começam a crescer, além disso, se desprende a maior parte do fino pelo que cresce em seu corpo; ao nascer somente recobrem as costas e os ombros.