Grávida de trigêmeos naturalmente: como aconteceu?

· 25 de maio de 2017

O momento em que sabemos que seremos mães pela primeira ou segunda vez é um dos mais especiais que podemos ter. Mas saber que você está grávida de trigêmeos naturalmente é sem dúvida alguma uma surpresa ainda maior. Você esperava isso? E você se pergunta: como isso aconteceu?

É natural esperarmos apenas um bebê, mas quando não foi planejado, contamos com a grande alegria de concebê-lo quando nosso corpo quis assim. Mas saber que você será mãe de trigêmeos é uma grande surpresa, não é mesmo?

Milhões de perguntas podem nascer em nossa mente no momento em que escutamos a palavra do nosso médico: são três! Imediatamente, o doutor se torna nosso melhor aliado. Nessa hora, com certeza surgirá um diálogo muito parecido com esse:

Eles estão bem?

Eles ficarão bem, dependendo do cuidado que receberem.

Quais são as possíveis consequências de ter trigêmeos?

São três as respostas mais comuns para essa pergunta: parto prematuro, cesárea e baixo peso dos bebês ao nascer.

Posso ter algum risco de perdê-los?

Sem dúvida é uma gravidez que precisa de muito cuidado, mas só depende de sua condição física e de uma excelente observação médica.

Ficar grávida de trigêmeos é possível que seja por genética familiar?

É o que ouvimos falar, às vezes pensamos que são mitos, mas há uma verdade nisso.

Sim, todas essas perguntas e muitas outras podem acontecer no primeiro dia em que você sabe que será mãe de três bebês.

Fatores que se unem para ficar grávida de trigêmeos

Cientificamente, nomeia-se a gravidez de trigêmeos como gravidez múltipla. Ela ocorre quando se fertiliza mais de um óvulo, e também pode acontecer quando esse óvulo fértil se divide em dois ou mais embriões.

Agora, o que mais acontece quando se fica grávida de trigêmeos é geralmente quando fazemos intensos tratamentos de fertilidade, seja por problemas para ficar grávida ou pela idade que temos, entre outros motivos que fazem com que tenhamos que procurar um especialista. Esse tipo de processo faz com que mais óvulos sejam fertilizados e, por isso, a maioria das gestações são múltiplas.

Mas, quando estamos diante de um caso que foi concebido naturalmente, nos surpreendemos porque não são os mais comuns. De fato, durante um ano somente 3% das mulheres tem gestação de trigêmeos naturalmente.

Razões para ficar grávida de trigêmeos

trigemeos

  • A idade. Se você tem mais de 30 anos é muito possível que possa ficar grávida de trigêmeos.
  • Herança. Se você tem duas ou mais pessoas no seu círculo familiar que tenham tido gestações múltiplas, entre eles avós, pais ou irmãos, é muito possível que sua genética seja a responsável.
  • Gestações prévias. Se já tivemos outras gestações, aumenta a possibilidade de que uma última seja múltipla.

Um bom tempo passou desde o primeiro susto e nos esclarecemos de muitas de nossas dúvidas. Mas, como boas mães que somos, o medo nos invade quando sabemos que são três bebês que estão crescendo.

Riscos de ficar grávida de trigêmeos naturalmente

A gestação múltipla é considerada uma gravidez de alto risco tanto para as mães quanto para os bebês. Por essa razão consideramos importante conhecer quais são os riscos mais comuns que podem acontecer durante os nove meses de gestação.

  • Pré-eclâmpsia
  • Diabetes gestacional
  • Anemia
  • Complicações na placenta
  • Problemas com o líquido amniótico
  • Baixo peso ao nascer
  • Parto prematuro
  • Cesárea

Mas , sabe de uma coisa? A ciência avançou de tal forma que hoje em dia isso já não é um problema. Você não deve se preocupar, pois seu médico cuidará de cada detalhe e você terá uma gestação maravilhosa! Aproveite-a, e cuide-se muito!

mae-trigemeos

Algumas recomendações

  • Comer para quatro. Inclua em suas refeições vegetais, carboidratos e frutas, além de ferro e das vitaminas necessárias.
  • Faça o controle e todos os exames pré-natais. Siga ao pé da letra as instruções do seu médico.
  • Evite movimentos bruscos. Se você pensa em fazer algum tipo de exercício, consulte primeiro seu médico.
  • Não levante objetos pesados. É importante que você não levante objetos pesados para não dar pressão adicional ao seu ventre e evitar dessa maneira que o parto se adiante.

Sem dúvidas, você está vivendo um momento único e irreproduzível. Se é assim quando sabemos que teremos apenas um, saber que serão três é ainda mais emocionante. Estamos conscientes de que a responsabilidade é maior, mas depois a recompensa será maravilhosa. Muito maravilhosa! Viva cada semana, aproveite sem medo.

“…com frequência os filhos parecem com a gente,

assim nos dão a primeira satisfação;

aqueles que mexem com nossos gestos, 

lançando mão de tudo quanto há ao nosso redor…”

 

– Joan Manuel Serrat  –