Agenda para quando os bebês múltiplos chegarem em casa

· 19 de novembro de 2016

Realizar as tarefas que são necessárias quando os bebês múltiplos chegarem em casa poderia gerar um grande caos e confusão. É por este motivo que agendar tudo o que deve ser feito durante o dia proporcionará a organização pertinente para fornecer um cuidado adequado e satisfazer as necessidades de cada um dos bebês.

É importante que seja feita uma agenda para quando os múltiplos chegarem em casa, já que os primeiros dias podem ser difíceis quanto à adaptação; tentar lidar com a casa, o parceiro e a família pode ser que seja complicado no início, mas em pouco tempo os pais podem se sentir seguros preparando todas as tarefas a serem cumpridas.

A chegada em casa com gêmeos, trigêmeos ou mais bebês pode variar dependendo de como você tiver concluído o trabalho de parto, já que alguns dos bebês poderiam sair antes ou depois dos cuidados médicos, por razões de prematuridade ou outras circunstâncias.

Uma das principais dificuldades para mães de múltiplos está relacionada à amamentação, que é muitas vezes complicada devido às necessidades de alimentação que cada um dos bebês tem. Este é um tema delicado, uma vez que o estresse poderia diminuir a produção de leite e por consequência afetar a amamentação.

As famílias de múltiplos podem se sentir mais pressionadas e atarefadas em comparação com mães de bebês únicos, pois o trabalho necessário para atendê-los adequadamente é proporcional ao número de bebês.

Agenda para cumprir as necessidades dos múltiplos

Por suas condições de recém-nascidos e de bebês múltiplos, estes podem se parecer muito fisicamente (há muitos casos em que existem gêmeos), por isso é extremamente importante encontrar um mecanismo para identificá-los facilmente e assim facilitar as atenções necessárias a cada um.

Adquirir um elemento de apoio como: um caderno, agenda ou quadro facilitará para a família saber as tarefas restantes, as horas de trocar as fraldas e hora de alimentá-los, verificar o que já foi feito para não voltar a repetir, e fazer a contagem das horas de medicamentos que o médico poderia prescrever, etc…

A organização da roupa e das fraldas de pano dos recém-nascidos deve ser cuidadosa devendo-se dividi-las e colocá-las em vários lugares da casa para tê-las à mão rapidamente.

Agenda para as visitas

Um nascimento de múltiplos pode ser curioso e impactante para sua família ou ambiente social e, certamente, muitos vão querer fazer visitas para conhecer seus pequenos, levar presentes ou simplesmente compartilhar o momento com você e ouvir alguma ou outra história, mas atender a vários bebês e às visitas ao mesmo tempo, pode ser muito complicado.

Separar alguns dias da semana em tempos curtos ou reduzidos para que amigos e família aproveitem nossos bebês, é um evento que deve estar agendado. Os bebês recém-nascidos precisam de um lugar tranquilo para desfrutar de suas necessidades, exigem intimidade e muito tempo de atenção.

Você não deve se preocupar por oferecer um tempo limitado para visitas; seus familiares e amigos entenderão a situação ocupada e bonita que você está passando e poderão imaginar muito bem que os bebês, o casal e a casa podem estar exigindo muito tempo e atenção.

Ajuda extra, bem-vinda!

As mães de múltiplos precisam de toda a ajuda possível:

  • Se for viável economicamente é importante procurar a ajuda  de serviço de pessoal, babá, enfermeira ou alguém que possa te ajudar nos dias difíceis para servir como apoio em algumas tarefas e cobri-la para que caia no sono por algumas horas.
  • Os serviços domésticos podem exigir muito tempo, por isso procure ter em mãos os números de telefone de familiares ou restaurantes com serviço de entrega em domicílio e encanadores para cobrir qualquer eventualidade. Esta é uma informação fundamental que deve estar gravada na agenda.
  • As horas de sono devem ser tiradas todos os dias e os bebês devem comer a cada três horas. Organizando para que os bebês comam ao mesmo tempo para que depois descansem todos juntos requer ajuda extra, especialmente de madrugada.

Recomendações para quando os múltiplos chegarem em casa

É muito importante você se organizar e reservar períodos de tempo para coisas importantes como estas:

  • Dedicar um tempo a seus filhos mais velhos é muito importante quando os múltiplos chegarem em casa.
  • É preciso conseguir tempo para você mesma.
  • Você deve aproveitar o tempo íntimo com o seu parceiro.
  • Registar ou anotar cada uma das coisas que já fez ou tem pendentes para fazer sobre a rotina de seus bebês, para as quais você pode usar ferramentas tais como calendários, agendas telefônicas e alarmes.