Paternidade comprometida: o que é e por que é tão importante?

A paternidade comprometida não é apenas necessária para o bom desenvolvimento dos filhos, mas também é benéfica para os pais.
Paternidade comprometida: o que é e por que é tão importante?
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 05 setembro, 2023

É uma realidade que os pais estão cada vez mais envolvidos na criação dos filhos. Agora, eles têm os mesmos meses de licença paternidade que a mãe para a maternidade. Isso busca equilibrar o trabalho de cuidar dos filhos desde o início. Por isso, queremos falar com você sobre a paternidade comprometida: o que é e por que é tão importante?

O que é paternidade engajada?

Quando falamos de paternidade comprometida, nos referimos à igualdade entre homens e mulheres no cuidado e na educação dos filhos. Isso se resume em uma equidade de tarefas de acordo com o número de horas passadas em casa. Além disso, se você trabalha fora, quando chega em casa, a criação e os cuidados com os filhos são compartilhados igualmente.

Por que isso é tão importante?

Quanto mais envolvidos os pais estiverem, melhor as crianças se sairão na escola e provavelmente evitarão comportamentos de risco à medida que envelhecem. Claro, é preciso levar em conta que uma boa educação também depende de outras variáveis. Por exemplo, como o relacionamento de ambos os pais com os filhos, com outros membros da família e com pessoas próximas que participam da vida da criança. Aqui estão algumas coisas importantes para manter em mente.

Conciliação real em casa

A conciliação pessoal, familiar e profissional deve ser real para qualquer pessoa que trabalhe, que queira manter a carreira e ter tempo para cuidar da família. Tanto as mães quanto os pais devem ter esse direito. Que ambos o façam de forma eficaz é o que realmente pode ajudar a chegar a uma conciliação em casa.

Antigamente, bastava contribuir com dinheiro para que “não faltasse nada aos filhos”. Porém, se os pais não estão presentes, falta aos filhos o mais importante: o amor.

Presença na vida familiar

A presença diária dos pais na vida dos filhos é essencial. Os adultos devem atender às necessidades de seus filhos, bem como ouvi-los e entendê-los. Para isso, devem trabalhar essa proximidade emocional tão importante para o seu desenvolvimento, além de se preocupar com a educação, a saúde e a alimentação.

Educar as crianças igualmente

A igualdade é trabalhada em casa e desde o nascimento dos filhos. Portanto, devemos ter em mente que nossos filhos farão parte da sociedade, por isso é essencial estabelecer tarefas domésticas de acordo com a idade e capacidade da criança.

Benefícios para o pai

Certamente, que um pai possa exercer seu papel como tal é realmente essencial para sua vida. Isso implica não apenas contribuir com dinheiro caso trabalhe, mas também estar presente na vida de seus filhos. Por esse motivo, vamos falar sobre alguns dos benefícios da paternidade comprometida para o pai.

Menos risco de depressão

Sabe-se que as mulheres podem sofrer de depressão pós-parto, mas os pais também podem experimentar algo semelhante. Por exemplo, quando se sentem deslocados ou suas expectativas não são atendidas. No entanto, participar ativamente da criação dos filhos é uma forma de evitar que isso aconteça.

Melhorar o vínculo com as crianças

O pai se sente muito mais apegado aos filhos. Isso é fundamental para uma melhor conexão com os pequenos e para que eles saibam que o pai está realmente ao seu lado sempre que precisarem. Assim, a comunicação e o vínculo afetivo são aprimorados desde o nascimento.

Mais confiança em suas habilidades como pais

Pais que conseguem realizar tarefas que antes eram atribuídas às mulheres sentem-se mais autoconfiantes e, acima de tudo, capazes. Isso é essencial para erradicar a sensação de ser “um zero à esquerda” em sua própria família.

Benefícios para crianças

Como existe uma proximidade afetiva, o pai torna-se a principal referência para o filho. Além disso, a criança adquire grande aprendizado nos momentos de brincadeira.

Claro que além dos benefícios para o pai, existem grandes vantagens para os filhos que também merecem destaque. Não perca detalhes porque é essencial levá-los em consideração. As crianças são o mais importante!

Melhor desenvolvimento da linguagem

Crianças que contam com os pais desenvolvem melhor a linguagem. Isso porque o adulto interage mais com seus bebês e crianças pequenas, o que permite que mais vocabulário seja incorporado pelas crianças.

Aumenta a capacidade de aprendizado

Crianças com pais comprometidos aprendem mais e melhor. Isso ocorre porque elas sentem a confiança e o bem-estar emocional que advém de estarem vinculadas emocionalmente e de forma saudável aos pais.

Melhor comportamento e habilidades sociais

As crianças, por estarem mais conectadas com os pais, se comportam melhor desde a infância. Além disso, conseguem um bom desenvolvimento das habilidades sociais e, inclusive, isso lhes proporciona um bom controle emocional.

Os filhos precisam estar com os pais

É verdade que ainda há muitas mães que se dedicam mais a tudo o que tem a ver com a casa, o cuidado ou a educação dos pequenos. Assim, a conciliação e a igualdade ainda não são totalmente uma realidade para muitas famílias. Mas, felizmente, cada vez mais pais se comprometem com a educação e o cuidado de seus filhos.

As crianças, assim como precisam comer ou dormir, também exigem que seus pais caminhem em uníssono. Assim, encontrarão a segurança e a estabilidade emocional necessárias para se desenvolverem corretamente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Long, M. (2013) Una nueva paternidad. Editorial: Pedagogía Blanca

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.