Problemas que enfrenta uma filha única

· 13 de fevereiro de 2017

O fato de ser filho único não deveria ser um problema em si, mas chega a gerar um conflito na personalidade e na adaptação do adulto. Contudo, parece que a história pode ser mais intensa quando o filho único é de fato uma filha única.

Durante a fase inicial da vida de um indivíduo ele deve superar muito obstáculos, o que o ajuda a melhorar seu comportamento futuro, e compartilhar as coisas com um irmão uma das principais experiências da vida que uma pessoa tem para fortalecer seu comportamento social.

Quanto ao desenvolvimento da menina, não deveria haver muitas variações com relação ao dos meninos, mas existem aspectos da convivência familiar que se modificam quando é uma menina que reina na casa.

Sem chegar a considerar as mudanças biológicas que na maioridade as meninas experimentam; sabe-se que os pais podem dar um tratamento especial às suas filhas e, sobretudo, se elas forem filhas únicas.

A família da filha única

A filha única tem vários desafios em sua vida precoce, pois em algumas sociedades são criadas com objetivos de vida específicos. Por exemplo, algumas mães querem que suas filhas sejam eternas meninas, que estejam sempre ao seu lado para ser as melhores amigas ou fazer com que elas realizem todos os seus sonhos inalcançados.

A maioria dos pais faz seus maiores esforços para agradar os gostos de filhos deles, mas quando o seu filho é único não existe maior esforço que o de dar a eles tudo o que têm e um pouco mais, alegando que são a razão de sua vida.

Algumas meninas também podem se valer de sua condição para ser um pouco mais exigentes e este viria a ser um dos principais problemas. Nesse sentido, começa o processo de malcriação, egoísmo e manipulação.

As famílias que têm filha única não podem comparar o comportamento dos filhos deles com o de outras crianças, apenas com outras crianças que não são seus irmãos.

Por essa razão, fica difícil para eles identificar se o que observam na menina é ciúme, malcriação ou de fato se já estão apresentando padrões de comportamento conflituosos.

shutterstock_280423835-500x334

Problemas que enfrenta uma filha única

Os pais não são os únicos que lidam com o problema da filha única, sim, porque, além disso, ela enfrenta os seus próprios problemas. Esses foram determinados por muitos especialistas, mas no geral são o resultado da compilação que a sociedade fez por observação ao longo do tempo.

Entre os possíveis problemas que as meninas na condição de filhas únicas podem experimentar se encontram os seguintes:

  • Introspecção ou dificuldades para se relacionar com outros meninos. Algumas vezes se concentra em suas próprias necessidades sem ter empatia dos demais.
  • Desconforto em trabalhar em equipe; o que é algo que caminha junto com os problemas de empatia dela. Essas meninas não gostam de ter que aceitar o bom trabalho dos outros.
  • Não é uma boa lutadora, e tampouco sabe perder. Como está acostumada a que outra pessoa resolva os seus problemas não sabe enfrentar inconvenientes. Da mesma forma, sempre foi favorecida em tudo não tem a capacidade de admitir derrotas.
  • Pode chegar a ser egoísta e egocêntrica. Ainda que esse fator possa ser o mais comum e simples de se identificar; pode ser considerado como pouco profundo, porque é produto dos medos delas e da falta de capacidade para criar espaços ou relações mais equitativas.
  • As ideias delas podem chegar a ser irracionais, pois é capaz de criar um entorno ideal, tal como estimulou a família dela. Essas meninas crescem sabendo que as coisas podem ser tal como elas sonham, o que acarretam em desilusão, quando elas não acontecem como elas esperavam.
shutterstock_151228526-500x311

Apesar deste não ser todo um padrão identificável nas pessoas nessa situação podemos destacar que se baseia na observação do comportamento em casos como esse.

Pode-se dizer, que o principal problema que o filho único em geral enfrenta é que em muitos sentidos é incompreendido.

Não ter a oportunidade de equiparar-se com outras crianças que se encontrem na mesma condição dentro da família dela, faz com que elas vivam uma realidade diferente, assim são criadas, e a partir daí surgem todos os problemas futuros deles.